Exercícios sobre massa específica

O cálculo da massa específica de uma substância é a razão entre a massa de uma porção compacta dessa substância e o volume ocupado por ela. Publicado por: Domiciano Correa Marques da Silva
Questão 1

Hidrostática é o ramo da Física que estuda as propriedades relacionadas aos líquidos ou gases sob a ação da gravidade em equilíbrio estático. De acordo com o estudo da hidrostática, marque a alternativa que melhor define massa específica.

a) massa específica de uma substância é o quociente entre o volume ocupado por uma substância e a massa de uma porção oca de uma substância.

b) massa específica é a razão entre a densidade absoluta de uma substância pela densidade de outra substância tomada como padrão.

c) massa específica, também chamada de densidade absoluta, de uma substância é a razão entre a massa de uma porção compacta e homogênea dessa substância e o volume ocupado por ela.

d) massa específica é a quantidade de matéria que cabe em um volume de um litro dessa substância.

e) massa específica é a própria densidade relativa da substância.

Ver resposta
Resposta

De acordo com a física, definimos massa específica, também denominada de densidade absoluta, de uma substância como sendo o quociente (razão) entre a massa de uma porção compacta e homogênea dessa substância e o volume por ela ocupado.

Alternativa C

Questão 2

Suponhamos que você possua 60 g de massa de uma substância cujo volume por ela ocupado é de 5 cm3. Calcule a densidade absoluta dessa substância nas unidades g/cm3 e kg/m3 e marque a opção correta.

a) 12 g/cm3 e 12 . 10-4 kg/m3
b) 1,2 g/cm3 e 12 . 104 kg/m3
c) 14 g/cm3 e 12 . 104 kg/m3
d) 12 g/cm3 e 12 . 104 kg/m3
e) 8 g/cm3 e 12 . 10-4 kg/m3

Ver resposta
Resposta

Calculamos a densidade de uma substância através do quociente entre a massa e o volume. Retirando as informações fornecidas pelo exercício, temos:

Convertendo as unidades, temos:

Alternativa D

Questão 3

Calcule a densidade da mistura de dois líquidos homogêneos de massas iguais e densidades respectivas de 4,2 g/cm3 e 1,4 g/cm3. Marque a opção correta cuja unidade seja dada em g/cm3.

a) d = 2,1 g/cm3
b) d = 5,2 g/cm3
c) d = 1,6 g/cm3
d) d = 0,4 g/cm3
e) d = 2,5 g/cm3

Ver resposta
Resposta

Como as massas dos líquidos são iguais, podemos dizer que os volumes são diferentes, aplicando o conceito de densidade, temos:

Como m1 = m2 = m, a densidade da mistura será calculada da seguinte forma:

Alternativa A

Questão 4

Determine a massa, em kg, de um bloco de ferro maciço em forma de cubo cuja aresta mede 10 cm. Suponha que a massa específica do ferro seja igual a 7,8 g/cm3.

a) m = 78 kg
b) m = 0,78 kg
c) m = 0,0078 kg
d) m = 8,7 kg
e) m = 7,8 kg

Ver resposta
Resposta

Calculamos a massa do cubo de ferro através da relação massa específica e volume, portanto, temos:

Primeiro calculamos o volume do cubo, para isso basta elevar ao cubo o valor da aresta.

Calculando o valor da massa,

Convertendo para kg, basta multiplicar o valor por 10-3 kg, assim temos:

Alternativa E