Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Área do Brasil

Exercícios de Geografia do Brasil

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre a Área do Brasil e veja a resolução comentada. Publicado por: Wagner de Cerqueria e Francisco
questão 1

O Brasil é considerado um país com dimensões continentais. Quais os fatores que reforçam essa afirmação?

Ver Resposta
questão 2

Com 8.514.876 Km2, o Brasil é o quinto maior país do planeta em extensão territorial. Os países que possuem área maior que a do Brasil são:

a) Rússia, China, Índia e Austrália

b) Estados Unidos, Canadá, África do Sul e Indonésia

c) Rússia, Canadá, China e Estados Unidos

d) Canadá, Índia, México e China

e) Rússia, China, Estados Unidos e Austrália

Ver Resposta
questão 3

A grande extensão territorial do Brasil proporciona ao país, fronteira com quase todas as nações sul-americanas. Os dois países que não se limitam com o Brasil são:

a) Uruguai e Peru

b) Chile e Equador

c) Bolívia e Venezuela

d) Argentina e Chile

e) Peru e Colômbia

Ver Resposta
questão 4

Conforme a divisão regional estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil é formado por cinco macrorregiões. Cite os complexos regionais e seus respectivos estados.

Ver Resposta
questão 5

(Faculdade Trevisan) Em síntese, o Brasil é um país inteiramente ocidental, predominantemente do Hemisfério Sul e da Zona Intertropical.

Considere as afirmações:

I) O Brasil situa-se a oeste do Meridiano de Greenwich.

II) O Brasil é cortado ao norte pela Linha do Equador.

III) Ao sul, é cortado pelo Trópico de Câncer.

IV) Ao sul, é cortado pelo Trópico de Capricórnio, apresentando 92% do seu território na Zona Intertropical, entre os Trópicos de Câncer e de Capricórnio.

V) Os 8% restantes estão na Zona Temperada do Sul.

a) Apenas I, II e IV são verdadeiras.

b) Apenas I e II são verdadeiras.

c) Apenas IV e V são verdadeiras.

d) Apenas I, II, IV e V são verdadeiras.

e) Apenas I, II, II e V são verdadeiras.

Ver Resposta
questão 6

(UFSC) Assinale as proposições corretas:

1) O Brasil é o único país sul-americano que tem suas terras distribuídas por três hemisférios: o Norte, o Sul e o Oeste.

2) Santa Catarina está situada totalmente ao sul do Trópico de Capricórnio, o que influencia na sua caracterização climática.

4) O Norte e o Nordeste são as duas únicas regiões do Brasil totalmente localizadas em Zona Intertropical.

8) O Brasil faz fronteiras com todos os países da América do Sul, com exceção do Chile e do Equador.

Ver Resposta
respostas
Questão 1

O território brasileiro possui 8.514.876 Km2, sendo o quinto maior país do planeta em extensão territorial. Sua área corresponde a 5,6% das terras emersas do globo, 20,8% de todo o continente americano e 48% da América do Sul. A grande extensão territorial do Brasil proporciona ao país, fronteiras com a grande maioria das nações sul-americanas (apenas Chile e Equador não se limitam como o mesmo). 

O país abriga a maior biodiversidade do planeta, estima-se que em território nacional estejam de 10% a 15% de toda a biodiversidade do planeta.

Todos esses fatores contribuem para que o Brasil seja considerado um país continental.

Voltar a questão
Questão 2

a) Falso – A Rússia e a China apresentam maiores extensões territoriais que o Brasil, no entanto, a Índia (3.287.590 Km2) e a Austrália (7.713.364 Km2) são menores quando comparadas  a este.

b) Falso – Os Estados Unidos e Canadá são maiores que o Brasil, porém, a África do Sul (1.221.037 Km2) e a Indonésia (1.904.569 Km2) apresentam áreas inferiores àquelas  do Brasil.

c) Verdadeiro – Os quatro países à frente do Brasil no que se refere à extensão territorial são, respectivamente: Rússia (17.075.400 Km2), Canadá (9.976.139 Km2), China (9.596.961 Km2) e Estados Unidos (9.363.520 Km2).

d) Falso – O Canadá e China são maiores, México (1.958.201 Km2) e Índia (3.287.590 Km2) possuem áreas menores, se comparadas ao Brasil.

e) Falso – Esse item está errado, pois a Austrália possui território inferior ao do Brasil.

Voltar a questão
Questão 3

a) Falso – O Brasil limita-se com o Uruguai ao sul; e com o Peru a oeste.

b) Verdadeiro – Os únicos países que não fazem fronteira com o território brasileiro são o Chile e o Equador.

c) Falso – O Brasil faz fronteiras com Bolívia (a oeste) e Venezuela (ao norte).

d) Falso – O Chile realmente não se limita com o Brasil, entretanto, o território brasileiro a sudoeste, possui fronteira com a Argentina.

e) Falso – O território brasileiro limita-se com o Peru a oeste; e com a Colômbia a noroeste.

Voltar a questão
Questão 4

O território brasileiro é composto por 26 Estados e 1 Distrito Federal, divididos em 5 Regiões. As regiões e os respectivos estados que as integram são:

Região Sul: Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 

Região Sudeste: Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Região Centro-Oeste: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Região Nordeste: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Região Norte: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Voltar a questão
Questão 5

I) Verdadeiro - O território brasileiro está localizado em sua totalidade, a oeste do Meridiano de Greenwich, portanto, sua área está no hemisfério ocidental.

II) Verdadeiro - A linha do Equador passa no extremo norte do Brasil, fazendo com que 7% de seu território pertença ao hemisfério setentrional (Norte) e 93% localizados no hemisfério meridional (Sul).

III) Falso – O Trópico de Câncer não corta o território brasileiro, esse trópico está localizado ao norte do Brasil, cortando o México.

IV) Verdadeiro – O Trópico de Capricórnio passa no sul do território do Brasil (nos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo), a Zona Intertropical está localizada entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio, sendo a área do Brasil, em sua maioria (92%), localizada nessa zona. 
   
V) Verdadeiro – Os 8% restantes do território nacional estão localizados entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico, sendo essa região, denominada de Zona Temperada do Sul.

a) Apenas I, II e IV são verdadeiras.
Falso

b) Apenas I e II são verdadeiras.
Falso

c) Apenas IV e V são verdadeiras.
Falso

d) Apenas I, II, IV e V são verdadeiras.
Verdadeiro

e) Apenas I, II, II e V são verdadeiras.
Falso

Voltar a questão
Questão 6

1) Falso – Além do Brasil, Colômbia e Equador também estão localizados nos hemisférios Norte, Sul e Oeste.

2) Verdadeiro – O estado de Santa Catarina está localizado em sua totalidade, ao sul do Trópico de Capricórnio, seu clima é diretamente influenciado pela zona temperada do sul.

4) Verdadeiro – Os estados nordestinos e nortistas do Brasil são os únicos que estão totalmente localizados na Zona Intertropical, ou seja, entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio. O Sul do Brasil tem a maioria de sua área na Zona Temperada do Sul; o sudeste possui uma pequena porção (Sul do estado de São Paulo) localizada na Zona Temperada do Sul; o Centro-Oeste está quase todo localizado na Zona Intertropical, apenas o extremo Sul do Mato Grosso do Sul pertence à Zona Temperada do Sul. Portanto, apenas as Regiões Norte e Nordeste estão totalmente localizadas na Zona Intertropical.   

8) Verdadeiro – O território brasileiro faz fronteiras com a maioria dos países sul-americanos, apenas Chile e Equador não possuem fronteiras com o Brasil.

 

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola