Topo
pesquisar

Exercícios sobre agropecuária brasileira

Exercícios de Geografia do Brasil

Estes exercícios sobre agropecuária brasileira abordam as configurações do espaço agrário no país e as suas dimensões socioeconômicas. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

A expansão das cadeias produtivas de carne, grãos e algodão em direção às regiões Centro-Oeste e Norte vem aprofundando o processo de interiorização do país na última década.

A constatação é da nova edição do Atlas Nacional do Brasil Milton Santos, lançado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A publicação, composta por 548 mapas, 76 gráficos, oito tabelas, seis fotos e 14 imagens de satélite, atualiza informações geográficas sobre o território brasileiro na última década”. (…)

Revista Globo Rural, 14 dez. 2010. Adaptado.

O processo acima descrito, no contexto das reconfigurações do espaço agrário do Brasil, deflagra:

a) o processo de redistribuição de terras

b) a expansão da fronteira agrícola

c) a ruralização ou expansão do meio agrário

d) a contração da produção para o mercado externo

e) o estímulo à desapropriação de terras improdutivas

questão 2

Nos últimos anos, em virtude do grande nicho mercadológico aberto pelos biocombustíveis, vem se elevando no campo brasileiro uma questão polêmica a respeito do aumento das culturas destinadas, principalmente, à produção de etanol. Em geral, a contestação a essa tendência apresenta como argumento:

a) a falta de espaços agricultáveis no território brasileiro para a produção desse tipo de cultura.

b) os efeitos altamente danosos do cultivo de cana-de-açúcar aos solos existentes no país.

c) a suscetibilidade das erosões no meio agrícola causadas pela agropecuária intensiva voltada a esse mercado.

d) a retração da economia nacional e do PIB frente às oscilações frequentes dos biocombustíveis no mercado externo.

e) a diminuição da produção de alimentos no campo brasileiro, com riscos de ausência de oferta e elevação dos preços.

questão 3

Dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicam que, neste ano, a safra brasileira de soja deve crescer 25,3%, recuperando-se do mau desempenho causado pela seca em regiões produtoras em 2012.

Como os preços da oleaginosa estão elevados no mercado mundial, em razão das previsões de queda na produção nos Estados Unidos, as exportações devem gerar receita recorde para o Brasil”.

BBC Brasil, 09 jan. 2013. Adaptado.

Os crescentes resultados da soja no contexto da história econômica recente da agropecuária brasileira são oriundos, sobretudo,

a) da democratização ampla das propriedades rurais.

b) da descentralização agrária em favor das cooperativas.

c) do processo de redução de impostos rurais pelo governo.

d) do aumento da produtividade e da atuação do agronegócio.

e) da maior oferta de mão de obra no meio rural do país.

questão 4

(FUVEST/2014)

Considere as anamorfoses:

Mapas de anamorfose sobre a produção agrícola no Brasil
Mapas de anamorfose sobre a produção agrícola no Brasil

As condições da produção agrícola, no Brasil, são bastante heterogêneas, porém alguns aspectos estão presentes em todas as regiões do País.

Nas anamorfoses acima, estão representadas formas de produção agrícola das diferentes regiões administrativas. Assinale a alternativa que contém, respectivamente, a produção agrícola representada em I e em II.

a) De subsistência e patronal.

b) Familiar e itinerante.

c) Patronal e familiar.

d) Familiar e de subsistência.

e) Itinerante e patronal.

respostas
Questão 1

A expansão das grandes cadeias produtivas rurais – processo que, no país, está associado ao crescimento do agronegócio – representa o avanço da agropecuária brasileira em direção às áreas naturais ou subutilizadas no território. Essa questão está no cerne da expansão da fronteira agrícola, atualmente em curso na direção da região Norte.

Alternativa correta: letra B

Voltar a questão
Questão 2

Além da questão ambiental, a principal contestação à expansão das culturas voltadas para o mercado de biocombustíveis é a redução da produção de alimentos, o que, em um contexto de crise mundial de produção, poderia gerar a redução da oferta deles no mercado e a elevação de seus preços.

Alternativa correta: letra E

Voltar a questão
Questão 3

A produção de soja no Brasil voltada para o mercado externo é, em maior parte, realizada pelos empresários ligados ao agronegócio, que vem elevando a sua produtividade graças à maior atuação dos instrumentos tecnológicos agrícolas.

Alternativa correta: letra D

Voltar a questão
Questão 4

Um mapa de anamorfose é um recurso cartográfico que distorce as áreas e as escalas representadas em um mapa para ilustrar ou demonstrar a grandeza de algum dado e sua distribuição espacial. No mapa presente na questão, a escala de cores categoriza as cinco regiões do país.

No primeiro mapa, temos uma maior expressão das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste, áreas que se apresentam como espaços agropecuários mais mecanizados, com predomínio do agronegócio, concentração de terras e grandes latifúndios patronais.

No segundo mapa, observa-se um maior destaque para a região Nordeste, que, ao lado da região Sul, possui uma grande presença de agricultores familiares, cuja produção não é voltada, geralmente, para o mercado externo.

Alternativa correta: letra C

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola