Topo
pesquisar

Exercícios sobre as massas de ar que influenciam o Brasil

Exercícios de Geografia do Brasil

Com estes exercícios, você poderá testar os seus conhecimentos sobre as massas de ar que influenciam o Brasil e as suas principais características. Publicado por: Thamires Olimpia Silva
questão 1

Sobre o conceito de massas de ar, é correto afirmar que:

a) As massas de ar deslocam-se no planeta Terra sempre em sentido anti-horário.

b) As massas de ar são porções do ar atmosférico que adquirem características do local em que se originaram e deslocam-se pela atmosfera.

c) As massas de ar não se deslocam pela atmosfera, influenciando sempre a mesma região.

d) As massas de ar só se originam no oceano em consequência da maritimidade, que gera uma quantidade enorme de ventos responsáveis pelo surgimento das grandes massas de ar.

e) As massas de ar são porções do ar atmosférico com características próprias e que não sofrem influência da região em que se encontram.

questão 2

As principais massas de ar que influenciam o Brasil são:

a) Massa Equatorial Atlântica, Massa Equatorial Continental, Massa Tropical Atlântica, Massa Tropical Continental, Massa Polar Atlântica.

b) Massa Equatorial Pacífica, Massa Polar Ártica, Massa Subtropical Índica, Massa Equatorial Mediterrânea, Massa Tropical Atlântica.

c) Massa Equatorial Antártica, Massa Subtropical Pacífica, Massa Tropical Continental, Massa Polar Ártica, Massa Tropical Atlântica.

d) Massa polar continental, Massa Equatorial Pacífica, Massa Subtropical Índica, Massa tropical Mediterrânea, Massa tropical Pacífica.

e) Massa Equatorial Continental, Massa subtropical Mediterrânea, Massa Polar Atlântica, Massa Tropical Índica, Massa Tropical Pacífica.

questão 3

(UFES-2001 - Adaptado) Qual a alternativa que NÃO descreve os movimentos das massas de ar que atuam no território brasileiro?

a) No Inverno, a Massa Polar Atlântica pode penetrar no território brasileiro até as imediações do norte do País, mas não provoca queda na temperatura, já que esta região está sob domínio da Massa Equatorial Continental, quente e úmida.

b) A Massa de ar Equatorial tem sua função atenuada durante o Inverno, devido ao avanço das massas polares.

c) A Massa Equatorial Continental, a despeito de se originar sobre o continente Sul-Americano, é quente e úmida.

d) Durante o Inverno, a Massa Equatorial Atlântica tem sua atuação restringida devido ao avanço da Massa Tropical Atlântica, que se desloca em função do avanço da Massa Polar Atlântica.

e) No Brasil predominam os climas quentes e úmidos, uma vez que este país possui 92% de seu território na zona intertropical do planeta, sob forte influência das massas de ar oceânicas.

questão 4

(UEM-2011) Sobre as massas de ar e suas influências no clima do Brasil, assinale as alternativas corretas.

01) A Massa Equatorial Atlântica (mEa) se origina nas proximidades do arquipélago português dos Açores, na África. É uma massa de ar quente e úmido que atua, principalmente, durante a primavera e o verão no litoral das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

02) A Massa Equatorial Continental (mEc), por ser originada no interior do continente, é uma massa quente e seca. Sua principal interferência no clima brasileiro é a ocorrência do clima semiárido do sertão nordestino.

04) A Massa Tropical Continental (mTc), por ter sua origem na depressão do Chaco, no Paraguai, local com baixas temperaturas e muita umidade, atua, principalmente, nos estados do Acre e Rondônia, provocando o fenômeno local conhecido como “friagem”.

08) Por se originar no oceano Atlântico, em uma zona de média latitude, a Massa Polar Atlântica (mPa) tem ar frio e úmido. Essa massa atua, principalmente, no período de inverno, ocasionando as chamadas chuvas frontais na região Sul do Brasil.

16) A Massa Tropical Atlântica (mTa), de ar quente e úmido, tem sua origem no Atlântico Sul. No litoral das regiões Sul e Sudeste, o encontro dessa massa com as áreas elevadas da serra do Mar provoca chuvas orográficas, responsáveis pelas principais tragédias nas encostas dessas regiões serranas.

respostas
Questão 1

Letra B

As massas de ar são porções do ar atmosférico que adquirem características (pressão atmosférica, temperatura, umidade) do local em que se originaram e deslocam-se pela atmosfera em virtude da variação de temperatura. O deslocamento das massas de ar influencia o clima da região em que se encontram e provoca uma série de fenômenos meteorológicos, tais como chuvas, variação de temperatura etc.

Voltar a questão
Questão 2

Letra A

As principais massas de ar que influenciam o clima brasileiro são: Massa Equatorial Atlântica, Massa Equatorial Continental, Massa Tropical Atlântica, Massa Tropical continental e Massa polar Atlântica. A Massa Equatorial Atlântica origina-se no Oceano Atlântico próximo ao Arquipélago de Açores e influencia o litoral da Região Norte e Nordeste do Brasil. A Massa Equatorial Continental surge na Amazônia e é a única massa continental do Brasil que é muito úmida. A Massa Tropical Atlântica origina-se no Oceano Atlântico próximo ao Trópico de Capricórnio e influencia praticamente todo o litoral brasileiro. A Massa Tropical Continental origina-se na depressão do Chaco na Argentina e influencia principalmente a região central do Brasil. A Massa Polar Atlântica origina-se na região da Patagônia e possui uma maior influência sobre a região sul do Brasil. No inverno, essa massa adentra o interior do país, provocando a queda da temperatura em todas as regiões do Brasil.

Voltar a questão
Questão 3

Letra A

Embora a região Norte do país permaneça sob a influência da Massa Equatorial Continental, é comum que no inverno a Massa de ar Polar avance sobre o interior do país, provocando redução das temperaturas em todas as regiões. Quando esse fenômeno acontece na região Norte, ele recebe o nome de friagem.

Voltar a questão
Questão 4

Soma= 25

Alternativas corretas: 01, 08 e 16.

01) Verdadeiro - A massa equatorial origina-se no Oceano Atlântico, próximo à linha do equador, no Arquipélago de Açores, na África. Ela influencia principalmente o clima do litoral das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

02) Falso - Embora a Massa Equatorial Continental origine-se no interior do continente, ela é muito úmida, em virtude de uma grande evapotranspiração da Floresta Amazônica, que transfere muita umidade para essa massa de ar.

04) Falso - Como a Massa Tropical Continental origina-se no interior do continente, em uma região não florestal, ela é muito seca, sendo a principal responsável pela existência de uma estação muito seca na zona do Clima Tropical Típico, que abrange a maior parte da região central do país.

08) Verdadeiro - A massa polar origina-se na região da Patagônia, no extremo Sul da América do Sul, em uma região de latitude média e de clima mais frio e úmido.

16) Verdadeiro - A Massa Tropical Atlântica origina-se no Oceano Atlântico, próximo ao Trópico de Capricórnio, e é a grande responsável pelas chuvas orográficas na região da Serra do Mar, que periodicamente causam muitas tragédias.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola