Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Bahia

Exercícios de Geografia do Brasil

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre a Bahia e veja a resolução comentada. Publicado por: Wagner de Cerqueria e Francisco
questão 1

A Bahia é uma unidade federativa brasileira que está localizada em qual região do país?

a) Centro-Oeste

b) Norte

c) Nordeste

d) Sul

e) Sudeste

questão 2

Marque a alternativa que indica a capital do estado baiano.

a) Recife

b) Salvador

c) Maceió

d) Aracajú

e) Vitória

questão 3

Analise as alternativas sobre os aspectos populacionais do estado da Bahia e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

a) De acordo com dados divulgados em 2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado da Bahia possui 14,6 milhões de habitantes, sendo a unidade federativa mais populosa da Região Nordeste.

b) Salvador, capital baiana, é a segunda cidade mais populosa do Nordeste, atrás somente de Fortaleza (CE).

c) A população baiana apresenta grande diversidade, resultado da miscigenação dos europeus, índios e dos negros africanos, que contribuíram para a construção da cultura do estado.

d) O estado da Bahia detém o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Nordeste.

e) Toda a população estadual desfruta de excelente padrão de vida, visto que os serviços sociais são bem desenvolvidos e proporcionados a todos os habitantes.

questão 4

Sobre a economia da Bahia é INCORRETO afirmar que:

a) A agricultura é de fundamental importância para a economia estadual, com destaque para os cultivos de cacau, cana-de-açúcar, soja, mandioca, mamona, etc.

b) O setor industrial é impulsionado pelo segmento petroquímico, visto que a Bahia está entre os maiores produtores de petróleo do Brasil.

c) O território baiano, que possui grandes reservas minerais, abriga a única mina de urânio em operação na América Latina.

d) As belezas naturais, além da riqueza histórica da Bahia, atraem milhares de visitantes, tornando o turismo uma das principais fontes de receitas financeiras do estado.

e) Em razão do clima, a pecuária apresenta pouca representatividade para a economia local. Essa atividade se limita apenas à criação de gados.

questão 5

Leia as afirmativas sobre os aspectos físicos do estado da Bahia.

I – Com extensão territorial de 564.692,7 quilômetros quadrados, o estado da Bahia é o maior da Região Nordeste.

II – De acordo com as sub-regiões nordestinas, o território baiano possui áreas no Sertão, Zona da Mata e Meio-Norte.

III – O relevo é caracterizado por porções de planície e depressão, sendo a Serra do Barbado o ponto mais elevado do território baiano.

IV – O estado possui uma grande diversidade de paisagens vegetais, incluindo áreas de cerrado, floresta tropical, mangues e caatinga.

V – O Rio São Francisco está presente na Bahia, porém, ele possui pouca importância para a população local, visto que nessa região ele não é navegável.


Portanto, as afirmativas corretas são:

a) I, III e IV

b) I, II, IV e V

c) II, III e V

d) I, II, III e IV

e) I, II e IV

respostas
Questão 1

Alternativa correta: letra “C”.

a) Falso – A Região Centro-Oeste é formada pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.

b) Falso – Os estados nortistas são: Pará, Amazonas, Tocantins, Roraima, Rondônia, Amapá e Acre.

c) Verdadeiro – O estado da Bahia está localizado na Região Nordeste, que também abriga o Sergipe, Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.

d) Falso – O Sul é integrado pelo Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

e) Falso – As unidades federativas que integram a Região Sudeste são: Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa correta: letra “B”.

a) Falso – Recife é a capital do estado de Pernambuco.

b) Verdadeiro – A capital baiana é a cidade de Salvador.

c) Falso – Alagoas tem a cidade de Maceió como capita estadual.

d) Falso – Aracajú é a capital sergipana.

e) Falso – Vitória é a capital do estado do Espírito Santo.

Voltar a questão
Questão 3

a) Verdadeiro – Conforme dados do IBGE, a Bahia possui 14.637.364 habitantes, sendo o estado mais populoso do Nordeste e o quarto mais habitado do Brasil.

b) Falso – Salvador, capital do estado da Bahia, possui 2.998.056 habitantes. Fortaleza (CE), por sua vez, abriga cerca de 2,5 milhões de pessoas. Portanto, Salvador é a cidade mais populosa da Região Nordeste.

c) Verdadeiro – O povo baiano, assim como na maioria dos estados brasileiros, é resultado da mistura do europeu, do índio e do negro africano. A cultura africana está presente na música, na culinária, na religião, entre outros elementos.

d) Verdadeiro – Com média de 0,742, a Bahia ocupa o 19° lugar no ranking nacional de IDH, sendo o estado nordestino mais bem colocado.

e) Falso – Parte da população estadual é afetada por diversos problemas sociais: ausência de saneamento ambiental, analfabetismo, renda inferior a 1,25 dólar por dia (abaixo da linha de pobreza), etc.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa INCORRETA: letra “E”.

a) Verdadeiro – A agricultura é responsável por aproximadamente 9% do PIB baiano. Os principais produtos são a cana-de-açúcar, mandioca, cacau, mamona, soja, milho, laranja, entre outros.

b) Verdadeiro – A Bahia abriga indústrias petroquímicas e é grande produtora de petróleo e produtos químicos, que representam 30% das exportações estaduais. A região do Recôncavo Baiano é uma das principais regiões produtoras de petróleo no Brasil.

c) Verdadeiro – A única mina de urânio em operação na América Latina está situada entre os munícipios baianos de Caetité e Lagoa Real, no sudoeste do estado. Essa região produz, anualmente, cerca de 400 toneladas de urânio.

d) Verdadeiro – As belas praias e a importância histórica da Bahia são fatores que estimulam o turismo, que é uma das principais atividades econômicas do estado.

e) Falso – A pecuária é uma importante atividade econômica, não se limitando à criação de gado. O estado possui o maior rebanho de cabras do Brasil e o segundo maior de ovinos.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa correta: letra “A”.

I – Verdadeiro – A Bahia, com área de 564.692,7 quilômetros quadrados, é a maior unidade federativa da Região Nordeste.

II – Falso – O território baiano apresenta áreas no Sertão (maior parte do território), Zona da Mata (ao leste), no entanto, não há áreas na sub-região denominada Meio-Norte, que inclui apenas os estados do Maranhão e Piauí.

III – Verdadeiro – O relevo baiano apresenta áreas de planície no litoral e na porção central, além de depressão nas porções norte e oeste. A Serra do Barbado é o ponto mais elevado do território estadual: 2.033 metros de altitude.

IV – Verdadeiro – Os biomas predominantes na Bahia são: floresta tropical, mangues litorâneos, caatinga e cerrado.

V – Falso – O Rio São Francisco banha o território baiano, sendo de suma importância para a navegação, além de proporcionar água para irrigação de várias plantações.


Portanto, as afirmativas corretas são:

a) I, III e IV
Verdadeiro.

b) I, II, IV e V
Falso

c) II, III e V
Falso

d) I, II, III e IV
Falso

e) I, II e IV
Falso

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola