Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Caatinga

Exercícios de Geografia do Brasil

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre a Caatinga e veja a resolução comentada. Publicado por: Wagner de Cerqueria e Francisco
questão 1

A caatinga é o único sistema ambiental exclusivamente brasileiro, sua área corresponde a 10% do território nacional, sendo o bioma predominante da região Nordeste. Quais os estados em que a caatinga está presente?

questão 2

A caatinga, ao contrário do que muitos imaginam, possui grande diversidade biológica. Caracterize a fauna e a flora da caatinga.

questão 3

Quais as principais atividades econômicas desenvolvidas na caatinga?

questão 4

(UFSC)
(...) A vegetação recama de flores, cobrindo-os, os grotões escancelados, e disfarça a dureza das barrancas, e arredonda em colinas os acervos dos blocos disjungidos – de sorte que as chapadas grandes, intermeadas de convales, se ligam em curvas mais suaves aos tabuleiros altos. (...)

(CUNHA, Euclides da. Os Sertões.)

 

O trecho ilustra descrições geográficas e geomorfológicas do domínio da caatinga, presentes na obra de Euclides da Cunha. Assinale a alternativa que apresenta somente características deste domínio morfoclimático brasileiro.

a) Clima tropical árido; solos de baixa fertilidade natural e predomínio dos chapadões e chapadas.

b) Clima tropical alternadamente úmido e seco; solos ácidos e presença de depressões interplanálticas.

c) Clima tropical seco; solos profundos e presença de formas mamelonares resultantes da ação do intemperismo químico.

d) Clima tropical semiúmido; solos ácidos de profundidade regular e relevo planáltico levemente ondulado.

e) Clima tropical semiárido; solos ricos em sais minerais e presença de áreas deprimidas delimitadas por planaltos e chapadas.

questão 5

(FEI) Um aluno da FEI viajou pelo estado do Ceará em época de seca e descreveu a vegetação como sendo constituída por árvores baixas e arbustos com poucas folhas em decorrência da seca, além de muitas cactáceas. A descrição refere-se à vegetação:

a) do pantanal

b) do pampa

c) do cerrado

d) da mata de araucárias

e) da caatinga

questão 6

(PUCCAMP) “Chegariam a uma terra desconhecida e civilizada, ficariam presos nela. E o sertão continuaria a mandar gente para lá. O sertão mandaria para cidade homens fortes, brutos, como Fabiano, Sinhá Vitória e os dois meninos”. G. Ramos Vidas Secas.
A caatinga, adaptada às condições naturais sertanejas, é uma vegetação que apresenta:

a) Árvores de caules retilíneos, folhas perenes e raízes pouco profundas.

b) Grandes arbustos, com folhas largas e poucos galhos.

c) Espinhos e raízes aéreas para absorver a umidade do ar.

d) Folhas perenes, espinhos e raízes tabulares.

e) Queda das folhas na estiagem, espinhos e raízes profundas.

respostas
Questão 1

A caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, a maioria dos estados nordestinos possuem esse tipo de cobertura vegetal. Sua presença ocorre nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, Piauí e norte de Minas Gerais.

Voltar a questão
Questão 2

A caatinga possui grande biodiversidade, entretanto, um bioma pouco estudado. Sua vegetação é composta por formações rasteiras, arbustos e cactos. As plantas da caatinga são xerófilas, ou seja, adaptadas ao clima seco e à pouca quantidade de água. Algumas armazenam água, outras possuem raízes superficiais para captar o máximo de água da chuva. E há as que contam com recursos para diminuir a transpiração, como espinhos e poucas folhas. Entre as espécies mais comuns estão a amburana, xiquexique, mandacaru, jurema, o umbuzeiro e a árvore barriguda.

A quantidade de animais que habitam a caatinga é enorme, destacam-se os répteis (principalmente lagartos e cobras), roedores, insetos, aracnídeos, cachorros do mato, arara azul, várias espécies de aves, sapo cururu, asa branca, cutia, gambá, preá, veado catingueiro, tatupeba, sagui do nordeste, entre outros.

Voltar a questão
Questão 3

Em decorrência das condições climáticas (aridez, baixíssimos índices pluviométricos, etc.), a atividade econômica na região da caatinga é extremamente prejudicada, visto ser  a região economicamente mais pobre do país. A principal atividade predominante na caatinga é a agropecuária. A agricultura só é possível na região, através da irrigação artificial, possibilitada pela construção de canais e açudes.

Voltar a questão
Questão 4

a) Falso – O clima predominante na caatinga é o semiárido; os solos contém boa quantidade de minerais; o relevo é caracterizado por depressões e planaltos.

b) Falso – O clima da caatinga é o semiárido e os solos são ricos em minerais.

c) Falso – Semiárido é o clima predominante na caatinga; os solos são pouco profundos.

d) Falso – O clima característico da caatinga é o semiárido; os solos não são ácidos; o relevo é marcado pelas depressões (maioria) e planaltos.

e) Verdadeiro – Esse item apresenta as características do domínio da caatinga: clima semiárido; solos ricos em minerais; relevo caracterizado pela existência de depressões, limitando-se no lado oriental, com o planalto da Borborema (ao norte) e a chapada Diamantina (ao sul, na Bahia). Pelo lado ocidental, destacam-se o Espigão Mestre e a chapada das Mangabeiras. Ao norte destacam-se as chapadas do Araripe, Grande, Ibiapaba, entre outras.

Voltar a questão
Questão 5

a) Falso – O pantanal é um bioma dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e não apresenta as características citadas no texto, como por exemplo, a presença de cactáceas.

b) Falso – O pampa é típico de regiões do Sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul, não havendo sua presença no Ceará, além de não apresentar as características citadas no texto.

c) Falso – O cerrado é um bioma que está presente em vários estados brasileiros, no entanto, não há presença marcante no Ceará, além do cerrado não apresentar cactáceas.

d) Falso – A mata de araucária é uma vegetação típica de clima subtropical, sendo encontrada em abundância na Região Sul e em alguns trechos do estado de São Paulo. Suas árvores são de grande porte (30 metros).

e) Verdadeiro – A caatinga é o bioma típico da sub-região do sertão nordestino, local de clima semiárido, onde o estado do Ceará está localizado. As árvores da caatinga são de pequeno porte, xerófilas. Algumas armazenam água, outras possuem raízes superficiais para captar o máximo de água da chuva. E há as que contam com recursos pra diminuir a transpiração, como espinhos e poucas folhas.

Voltar a questão
Questão 6

a) Falso – O caule das árvores da caatinga são, em sua maioria, retorcidos, além das raízes serem profundas.

b) Falso – A vegetação da caatinga apresenta árvores de pequeno e médio porte, podendo atingir no máximo 12 metros. As folhas não são largas e as árvores possuem muitos galhos.

c) Falso – A vegetação da caatinga não é composta por plantas que possuem espinhos e raízes aéreas.

d) Falso – Folhas perenes são as que se mantém durante todo o ano, as plantas da caatinga perdem sua folhagem nos períodos de seca.

e) Verdadeiro – As raízes das plantas da caatinga são profundas para captar o máximo de água da chuva. Parte da vegetação conta com recursos para diminuir a transpiração, como espinhos e queda das folhas nos períodos mais secos.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola