Topo
pesquisar

Exercícios sobre Campos

Exercícios de Geografia do Brasil

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Campos e veja a resolução comentada. Publicado por: Wagner de Cerqueria e Francisco
questão 1

Analise as figuras abaixo e marque qual delas apresenta as características do bioma Campos.

a)

b)

c)

d)

e)

questão 2

De acordo com seus conhecimentos e análise do texto, destaque as principais características do bioma Campos.

questão 3

O mapa a seguir está destacando um tipo de cobertura vegetal encontrada no extremo sul do território brasileiro. Marque a alternativa que indica o bioma destacado no mapa em questão.

a) Caatinga

b) Floresta Amazônica

c) Mata dos Cocais

d) Pantanal

e) Campos (Pampas)

questão 4

Analise as afirmativas sobre o bioma Campos e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

a) O bioma Campos é exclusivo do Rio Grande do Sul, onde recebe o nome de Pampas Gaúchos.

b) A cobertura vegetal dos Campos é formada por gramíneas e por árvores de pequeno porte.

c) Os Campos de Hileia são um tipo de formação rasteira característico na Amazônia brasileira.

d) Os Campos Meridionais apresentam árvores de grande porte e solo inadequado para o desenvolvimento da atividade agrícola.

questão 5

Assim como a maioria dos biomas do Brasil, os Campos estão sendo destruídos por consequência de uma série de atividades humanas. Aponte as principais causas responsáveis pela devastação dessa cobertura vegetal.

respostas
Questão 1

Alternativa correta: letra “B”.

a) Falso – A imagem em questão apresenta as características do Pantanal, onde há áreas inundadas e vegetação típica desse bioma (vitória-régia).

b) Verdadeiro – O bioma Campos é representado por essa figura, que destaca uma extensa área de vegetação aberta e de pequeno porte, com a predominância de gramíneas.  

c) Falso – Essa figura apresenta as características do bioma Cerrado: árvores de pequeno porte e com os caules retorcidos.

d) Falso – Essa imagem representa o bioma Caatinga, visto que a sua vegetação é típica de regiões semiáridas.

e) Falso – Essa figura apresenta as características da Mata de Araucária, que se caracteriza pela presença de árvores de grande porte, aciculifoliadas e com folhas em forma de agulhas.

Voltar a questão
Questão 2

O bioma Campos está presente em áreas descontínuas no território brasileiro: Amazonas, Roraima, Pará e Rio Grande do Sul. Ele é caracterizado por apresentar árvores de pequeno porte e vegetação rasteira (herbáceas), com predominância de gramíneas e diversos tipos de capim (barba-de-bode, gordura, mimoso, etc.). Possui pouca variedade de espécies, com destaque para os cactos e as bromélias endêmicas, ou seja, só existem nessa região. Em algumas áreas de Campos é possível encontrar animais como marrecos, garças, veados, lontras e capivaras.

A vegetação herbácea e a riqueza de nutrientes no solo são elementos propícios para o desenvolvimento da agropecuária, fato que tem intensificado a devastação desse bioma.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa correta: letra “E”.

a) Falso – A Caatinga é o bioma típico do sertão nordestino, estando presente nos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia e a porção extremo norte do estado de Minas Gerais, que está situada na Região Sudeste.

b) Falso – A Floresta Amazônica é a cobertura vegetal predominante dos estados da Região Norte do Brasil.

c) Falso – A Mata dos Cocais está presente nos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins.

d) Falso – O Pantanal é encontrado nos estados de Mato Grosso e, principalmente, no Mato Grasso do Sul.

e) Verdadeiro – O mapa analisado está destacando o estado do Rio Grande do Sul, que abriga a vegetação Campos, chamada de Pampas Gaúchos nesse local.

Voltar a questão
Questão 4

a) Falso – O bioma Campos também está presente nos estados brasileiros do Amazonas, Roraima e Pará, além de ocupar áreas do Uruguai e da Argentina.

b) Verdadeiro – A principal característica do bioma Campos é a presença de extensas áreas de gramíneas, além de abrigar árvores de pequeno porte.

c) Verdadeiro – Os Campos de Hileia são formações vegetais encontradas na Amazônia, sendo caracterizadas por áreas inundáveis, como, por exemplo, a ilha do Marajó.

d) Falso – Nas regiões de Campos Meridionais não há presença de árvores, predominando extensas áreas cobertas por gramíneas. O solo é rico em nutrientes, sendo, portanto, adequado para a prática agrícola.

Voltar a questão
Questão 5

Os Campos estão tendo suas áreas reduzidas drasticamente. O principal responsável por esse fenômeno é a expansão desordenada da agropecuária e a utilização de máquinas de grande porte no processo produtivo. As características desse bioma (áreas com gramíneas, solo rico em nutrientes, relevo plano, entre outros) são propícias para o desenvolvimento da pecuária e da agricultura. Os principais cultivos são de soja, arroz, milho e trigo, causando redução da fertilidade do solo, além das queimadas que agravam o processo erosivo e a desertificação. A pecuária extensiva também contribui para a degradação desse bioma.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola