Topo
pesquisar

Exercícios sobre o crescimento da população brasileira

Exercícios de Geografia do Brasil

Estes exercícios sobre o crescimento da população brasileira abordam, sobretudo, a dinâmica demográfica recente do nosso país. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

Observe o gráfico a seguir:

Gráfico representativo do processo de transição demográfica
Gráfico representativo do processo de transição demográfica

Fonte: Brasil Escola. Transição Demográfica. Acesso em: 22 maio 2015.

Analisando o gráfico da transição demográfica e considerando o estágio atual do crescimento da população brasileira, seria possível categorizar o Brasil:

a) na fase 02, em razão do boom populacional nas áreas rurais.

b) na fase 03, graças à intensiva política antinatalista do governo.

c) na fase 02, em função da recente queda dos índices de mortalidade.

d) na fase 03, por conta do restrito crescimento demográfico atual no país.

e) na fase 04, graças ao avançado estágio de envelhecimento populacional.

questão 2

A projeção oficial da população do IBGE, divulgada nesta quinta-feira, estimou 201.032.714 de pessoas vivendo no país. Pela primeira vez, a marca de 200 milhões foi superada – a cifra era de 199.242.462 em 2012. (…)

O crescimento populacional brasileiro está, porém, com os anos contados. O instituto prevê que o número de habitantes crescerá até 2042, quando a estimativa aponta para um total 228,4 milhões de pessoas. A partir de então, o contingente populacional se reduzirá gradualmente até chegar a 218,8 milhões em 2060, mesma cifra estimada para a população brasileira de 2025”.

Folha de S. Paulo, 29 ago. 2013. Adaptado.

A dinâmica demográfica do Brasil descrita pela notícia acima é representada:

a) pelo estímulo à fecundidade

b) pela redução do crescimento vegetativo

c) pela evasão migratória recente

d) pela retração do número de imigrantes

e) pelo processo de interiorização demográfica

questão 3

É inegável, atualmente, que há uma dinâmica de desaceleração do crescimento da população brasileira. Entre as causas e consequências, respectivamente, desse processo, podemos citar:

a) inserção da mulher no mercado de trabalho – envelhecimento demográfico

b) aumento da população rural – alargamento da pirâmide etária

c) aceleração da urbanização no país – redução dos problemas socioeconômicos

d) retração da economia brasileira – diminuição do consumo familiar

e) difusão de políticas neomalthusianas – expansão da população ativa

questão 4

(UEL) Da Copa de 1970 à Copa de 2010, a população brasileira passou de 93.139.037 para uma população estimada em 193.114.840 habitantes (IBGE - Popclock em 23 jun. 2010).

Com base nos conhecimentos sobre a dinâmica do crescimento vegetativo da população no Brasil ao longo desses 40 anos, assinale a alternativa correta.

a) A taxa de crescimento anual da população brasileira foi maior na primeira década do século XXI que nos anos 1970, apesar da estabilização da taxa bruta de mortalidade.

b) A contínua redução da taxa de fecundidade explica a queda na taxa de crescimento anual da população, apesar de o número total de habitantes ter mais que dobrado.

c) Nas duas últimas décadas, apesar do aumento das taxas brutas de natalidade, as taxas anuais de crescimento vegetativo da população brasileira estabilizaram-se em razão do comportamento do saldo migratório.

d) O crescimento absoluto de aproximadamente 100 milhões de habitantes foi proporcionado pela elevação das taxas de fecundidade no Brasil ao longo do período.

e) O fato de a população absoluta ter mais que dobrado no período deve-se ao saldo migratório positivo ocasionado pela absorção de centenas de milhares de imigrantes italianos e japoneses.

respostas
Questão 1

Se considerarmos o gráfico da transição demográfica, podemos incluir o Brasil na fase 03, pois, atualmente, o crescimento demográfico do país é bastante reduzido graças aos baixos índices de natalidade e mortalidade atualmente registrados.

Alternativa correta: letra D

Voltar a questão
Questão 2

A redução do crescimento populacional brasileiro está associada à diminuição severa das taxas de natalidade no país, mantidas em patamares semelhantes aos das taxas de mortalidade, que também se encontram relativamente baixas. Essa relação entre esses dois dados deflagra a redução do crescimento vegetativo ou natural da população brasileira, haja vista que as migrações internacionais não interferem substancialmente nas alterações do número de habitantes no Brasil.

Alternativa correta: letra B

Voltar a questão
Questão 3

Entre as causas para a redução do crescimento demográfico, podemos elencar alguns fatores, tais como: a urbanização do país, a inserção da mulher no mercado de trabalho, a difusão de métodos contraceptivos, a melhoria de renda da população, entre outros.

Já entre as consequências desse processo, citam-se: a inversão gradativa da pirâmide etária, revelando o envelhecimento populacional, a redução do número de habitantes, a diminuição proporcional da PEA, entre outros.

Alternativa correta: letra A

Voltar a questão
Questão 4

a) Falso – A taxa de crescimento da população brasileira diminui a cada ano ao longo das últimas décadas.

b) Verdadeiro – Embora o número de habitantes tenha dobrado, registra-se uma queda no crescimento populacional nos últimos anos, o que está relacionado com a queda da natalidade em função da diminuição da taxa de fecundidade (número de filhos por mulher).

c) Falso – O crescimento vegetativo não envolve o saldo migratório, mas o crescimento natural da população.

d) Falso – As taxas de fecundidade no Brasil diminuíram durante o período citado.

e) Falso – O saldo migratório não representa, no caso do Brasil dos séculos XX e XXI, um fator de peso no crescimento demográfico.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola