Topo
pesquisar

Exercícios sobre fronteira agrícola

Exercícios de Geografia do Brasil

Estes exercícios sobre fronteira agrícola envolvem, principalmente, a dinâmica dessa questão no espaço agrário do Brasil nos últimos anos. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

Assiste ao enterro de um trabalhador de eito e ouve o que dizem do morto os amigos que o levaram ao cemitério

– Esta cova em que estás,

com palmos medida,

é a conta menor

que tiraste em vida.

– É de bom tamanho,

nem largo nem fundo

é a parte que te cabe

deste latifúndio

– Não é cova grande

é cova medida

é a terra que querias

ver dividida.” (…)

MELO NETO, J. C. Morte e vida severina. In: Obra Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2003, p.183.

O poema de João Cabral de Melo Neto evidencia duas questões bastante debatidas e vivenciadas no âmbito da fronteira agrícola e na configuração do espaço agrário brasileiro, que são, respectivamente:

a) a discriminação social e a cultura rural

b) a expansão do desmatamento e a violência no meio agropecuário

c) a concentração fundiária e a mecanização do campo

d) a taxa de mortalidade rural e a distribuição de terras

e) os conflitos no campo e a reforma agrária

questão 2

"Metade dos documentos de posse de terra no Brasil é ilegal"

A afirmação é do geógrafo Ariovaldo Umbelino, para quem o programa Terra Legal permitirá que terras do patrimônio público ocupadas ilegalmente se transformem em propriedade privada. (…)

'Nós temos no Brasil hoje um numero elevadíssimo de escrituras onde não há fazendas', comenta o geógrafo. Ele explica que no país existe um número alto de fraudes na documentação de terras, principalmente em municípios com importância econômica, como em São Félix do Xingu, no Pará, que possui o segundo maior rebanho de carne bovina do país. (…)

LOURENZETTO, M. Carta Capital, 20 jun. 2013. Disponível em: http://www.cartacapital.com.br. Acesso em: 29 maio 2015 (com adaptações).

A ocupação ilegal de terras devolutas e a grilagem de propriedades são recorrentes na fronteira agrícola brasileira e têm como principal efeito:

a) a desapropriação de latifúndios improdutivos

b) o enfraquecimento de movimentos sociais do campo

c) a redução da produção rural nacional

d) o avanço das frentes de expansão sobre áreas naturais

e) o abrandamento das disputas territoriais

questão 3

“A nova fronteira agrícola conhecida como Matopiba, que compreende as regiões produtoras dos estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, vem se destacando no mercado de grãos no Brasil. O clima estável, com regime de chuvas equilibrado, e a topografia plana do solo, característica do bioma Cerrado, são apontados pelo gerente de Levantamento e Acompanhamento de Safras da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Carlos Bestétti, como pontos favoráveis ao desempenho da região (…).

'As boas perspectivas da região apontam para uma crescente produção nos próximos anos, devido à grande área de Cerrado que, sem desobedecer à legislação ambiental, possibilita avançar para novos polos produtivos', destaca o coordenador” (…).

Globo Rural Online, 17 fev. 2011. Disponível em: http://revistagloborural.globo.com. Acesso: 29 maio 2015 (com adaptações).

A região de fronteira agrícola conhecida como Matopiba tem como características de produção:

a) mão de obra abundante, agricultura extensiva, ausência de conflitos

b) mecanização, produção intensiva, terras amplas e baratas

c) produtividade em baixa, agricultura itinerante, alto preço do solo

d) solos favoráveis, agricultura mecanizada, predominância de minifúndios

e) ausência de mão de obra, agricultura orgânica, uso de biotecnologia

questão 4

(UEL)

Leia o texto a seguir.

É possível identificar no Brasil vários municípios cuja urbanização se deve diretamente à expansão da fronteira agrícola moderna, formando cidades funcionais ao campo denominadas de “cidades do agronegócio”.

(Adaptado de: ELIAS, D.; PEQUENO, R. Desigualdades socioespaciais nas cidades do agronegócio. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais. 2007. v.9. n.1. p.25-29.)

Sobre a expansão da fronteira agrícola moderna e o surgimento das “cidades do agronegócio”, assinale a alternativa correta.

a) A expansão da fronteira agrícola moderna e a criação das cidades do agronegócio ocorreram a partir de 1970, com a incorporação das terras do cerrado, impulsionada por políticas públicas voltadas à ocupação de terras e ao desenvolvimento local.

b) A fronteira agrícola moderna e o aparecimento das cidades do agronegócio estão associados às políticas do governo Vargas direcionadas à agricultura, com a criação, em 1951, do Sistema Nacional de Crédito Rural.

c) A fronteira agrícola moderna e o aparecimento das cidades do agronegócio ocorreram após investimentos dos Estados Unidos, na década de 1950, em território brasileiro para produção destinada à exportação.

d) As cidades do agronegócio estão localizadas predominantemente no Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, estados onde ocorreu a expansão da fronteira agrícola moderna a partir da década de 1960.

e) Por intermédio da expansão da fronteira agrícola moderna e da criação das cidades do agronegócio, a partir da década de 1950, houve uma difusão do meio técnico-científico-informacional em todo o território nacional.

respostas
Questão 1

No poema de João Cabral de Melo Neto, é possível destacar, no âmbito da questão agrária e da fronteira agrícola do Brasil, dois pontos: a morte de um trabalhador ocorrida por conflitos pela terra (“a parte que te cabe deste latifúndio”) e a reforma agrária (“é a terra que querias ver dividida”).

Alternativa correta: letra E

Voltar a questão
Questão 2

Apesar de ser um problema que ocorre no espaço rural da maior parte do país, a falsificação de documentos de posse da terra é mais recorrente na região Norte no país, onde ocorre a expansão da fronteira agrícola. Essa problemática estabelece-se no contexto da intensa disputa territorial nessa área e amplia, ainda mais, a expansão da própria fronteira agrícola sobre áreas naturais, uma vez que terras devolutas e reservas naturais são transferidas ilegalmente para o patrimônio privado.

Alternativa correta: letra D

Voltar a questão
Questão 3

A região do matopiba, caracterizada como a “última fronteira agrícola do Brasil”, é marcada pela alta na produção de grãos e também pela pecuária, atividades essas altamente mecanizadas e de orientação intensiva. A produção vem se elevando na região, principalmente com a maior procura de produtores advindos, sobretudo, da região sul do Brasil, que encontram boas condições de cultivo e solos baratos.

Alternativa correta: letra B

Voltar a questão
Questão 4

A expansão da fronteira agrícola – em sua fase atual – acontece desde a segunda metade do século XX, sobretudo a partir da década de 1970, quando as inovações técnicas introduzidas no país ao lado da “revolução verde” permitiram a ampliação da produtividade nos mais diversos tipos de solo do país. Assim, em muitas áreas de expansão, formaram-se as “cidades do agronegócio”, com práticas monocultoras e com predominância de latifúndios.

Alternativa correta: letra A

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola