Topo
pesquisar

Exercícios sobre Geografia Física do Brasil

Exercícios de Geografia do Brasil

Estes exercícios sobre Geografia Física do Brasil abordam temas da biosfera, litosfera, atmosfera e hidrosfera no território nacional. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

 “O território brasileiro é formado por estruturas geológicas antigas. Com exceção das bacias de sedimentação recente, como a do Pantanal mato-grossense, parte ocidental da bacia amazônica e trechos do litoral nordeste e sul, que são do Terciário e do Quaternário (Cenozoico), o restante das áreas tem idades geológicas que vão do Paleozoico ao Mesozoico, para as grandes bacias sedimentares, e ao Pré-cambriano (Arqueozoico-Proterozoico), para os terrenos cristalinos”.

(ROSS, J. Os fundamentos da Geografia da Natureza. In: ROSS, J. S. (org). Geografia do Brasil. 5ª ed. EdUSP, 2005. p.45).

Conforme as considerações acima a respeito da idade geológica do território brasileiro, podemos concluir que o meio físico do Brasil:

a) é predominantemente composto por formações orogenéticas, como as cadeias montanhosas.

b) foi bastante alterado pelos agentes exógenos de transformação do relevo, com baixas altitudes.

c) é alvo de intensos processos vulcânicos, responsáveis pela elevada concentração de rochas basálticas na região Centro-Oeste.

d) apresenta todos os tipos de estruturas geológicas, com cadeias de montanhas, escudos cristalinos e bacias sedimentares.

e) não possui condições geologicamente estáveis, isto é, é fruto das interferências dos elementos endógenos de transformação do relevo.

questão 2

 “Essa região climática, situada próxima ao Equador, apresenta elevadas temperaturas e grande umidade durante todo o ano. Caracteriza-se pela baixa amplitude térmica e pelas chuvas de convecção, uma vez que as elevadas temperaturas dessas regiões provocam um processo contínuo de evapotranspiração, ascensão do ar úmido, resfriamento nas altitudes mais elevadas, condensação e precipitação”.

(Lucci, E. A. et. al. Território e sociedade no mundo globalizado: Geografia Geral e do Brasil. Ensino Médio. Editora Saraiva, 2005. p.524 [adaptado])

A descrição acima se refere às características atmosféricas predominantes em um domínio morfoclimático brasileiro, o(a):

a) Amazônico

b) Cerrado

c) Caatinga

d) Pradarias

e) Mares de morro

questão 3

O território brasileiro é bastante privilegiado quanto à disponibilidade de recursos hídricos, cuja distribuição:

a) é homogênea, com grandes bacias e fluxos hidráulicos bem distribuídos pelo espaço geográfico nacional.

b) é heterogênea, com maiores índices registrados nas zonas de acentuada latitude.

c) é diretamente proporcional à concentração populacional, facilitando o uso e manejo.

d) é inversamente proporcional à concentração populacional, com escassez em algumas áreas urbanizadas.

questão 4

(ENEM 2013)

Então, a travessia das veredas sertanejas é mais exaustiva que a de uma estepe nua. Nesta, ao menos, o viajante tem o desafogo de um horizonte largo e a perspectiva das planuras francas. Ao passo que a outra o afoga; abrevia-lhe o olhar; agride-o e estonteia-o; enlaça-o na trama espinescente e não o atrai; repulsa-o com as folhas urticantes, com o espinho, com os gravetos estalados em lanças, e desdobra-se-lhe na frente léguas e léguas, imutável no aspecto desolado; árvore sem folhas, de galhos estorcidos e secos, revoltos, entrecruzados, apontando rijamente no espaço ou estirando-se flexuosos pelo solo, lembrando um bracejar imenso, de tortura, da flora agonizante…

CUNHA, E. Os sertões. Disponível em: http://pt.scribd.com. Acesso em: 2 jun. 2012.

Os elementos da paisagem descritos no texto correspondem a aspectos biogeográficos presentes na

a) composição de vegetação xerófila.

b) formação de florestas latifoliadas.

c) transição para mata de grande porte.

d) adaptação à elevada salinidade.

e) homogeneização da cobertura perenifólia.

questão 5

(ENEM 2012)

As plataformas ou crátons correspondem aos terrenos mais antigos e arrasados por muitas fases de erosão. Apresentam uma grande complexidade litológica, prevalecendo as rochas metamórficas muito antigas (Pré-Cambriano Médio e Inferior). Também ocorrem rochas intrusivas antigas e resíduos de rochas sedimentares. São três as áreas de plataforma de crátons no Brasil: a das Guianas, a Sul-Amazônica e a São Francisco.

ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1998.

As regiões cratônicas das Guianas e a Sul-Amazônica têm como arcabouço geológico vastas extensões de escudos cristalinos, ricos em minérios, que atraíram a ação de empresas nacionais e estrangeiras do setor de mineração e destacam-se pela sua história geológica por

a) apresentarem áreas de intrusões graníticas, ricas em jazidas minerais (ferro, manganês).

b) corresponderem ao principal evento geológico do Cenozoico no território brasileiro.

c) apresentarem áreas arrasadas pela erosão, que originaram a maior planície do país.

d) possuírem em sua extensão terrenos cristalinos ricos em reservas de petróleo e gás natural.

e) serem esculpidas pela ação do intemperismo físico, decorrente da variação de temperatura.

respostas
Questão 1

a) Falso – O relevo brasileiro, por estar afastado das zonas de tectonismo (algo característico de relevos mais antigos), apresenta maior influência da epirogenia, ou movimentos epirogenéticos. Além disso, não há cadeias montanhosas no Brasil.

b) Verdadeiro – relevos mais antigos, como o brasileiro, apresentam mais tempo de exposição a eventos climáticos e a agentes intempéricos e erosivos, como a água e o vento. Assim, o relevo do Brasil foi mais modelado por esses agentes, apresentando assim altitudes menores do que em outros lugares.

c) Falso – processos vulcânicos ocorrem em áreas de tectonismo e constituem formas geologicamente recentes de relevo, o que não é o caso do Brasil.

d) Falso – o Brasil, como já sabemos, não possui cadeias de montanhas, apenas escudos cristalinos e bacias sedimentares, que são estruturas mais antigas.

e) Falso – relevos antigos costumam ser mais estáveis, com menor incidência de tremores e vulcanismos, a exemplo do espaço natural brasileiro.

Voltar a questão
Questão 2

As principais características citadas pelo texto são: localização próxima ao Equador, baixa amplitude térmica, chuvas de convecção, elevadas temperaturas, umidade acentuada e evapotranspiração constante. Essas condições são típicas da área amazônica, onde predomina o domínio morfoclimático Equatorial Amazônico, conforme a classificação elaborada por Aziz Ab'Saber.

Alternativa correta: letra A.

Voltar a questão
Questão 3

O território brasileiro, segundo estimativas, possui 12% de toda a água doce do planeta. No entanto, a maior parte das águas do país – cerca de 80% – encontra-se na bacia hidrográfica amazônica, área onde há uma baixa concentração populacional.

Alternativa correta: letra D.

Voltar a questão
Questão 4

O autor do texto em destaque na questão apresenta as características da Caatinga, onde se destaca o trecho “árvore sem folhas, de galhos estorcidos e secos”, características típicas de vegetações de climas áridos como uma estratégia para reter água e adaptar-se ao calor. Esse tipo de vegetação é chamada de “xerófila”.

Alternativa correta: letra A.

Voltar a questão
Questão 5

Conforme o próprio texto da questão aponta, as áreas onde se encontram os crátons apresentam muitas rochas intrusivas, o que deflagra os vários processos de intrusão geológica ocorridos na região. Geralmente, essas intrusões contam com rochas graníticas, pois essas se formam no interior da Terra e surgem na superfície por diferentes ocasiões, apresentando consigo uma grande quantidade de minerais.

Alternativa correta: letra A.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola