Topo
pesquisar

Exercícios sobre imigrações atuais no Brasil

Exercícios de Geografia do Brasil

Estes exercícios sobre imigrações atuais no Brasil abordam as principais questões referentes à entrada de grupos estrangeiros, sobretudo ilegais, no país. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

Confira a manchete a seguir e assinale a alternativa correta:

Brasil se torna destino de novos imigrantes

[…] Além de atrair cada vez mais imigrantes de países vizinhos e executivos europeus e americanos que fogem da crise econômica, o Brasil tem assistido a um aumento expressivo na chegada de migrantes e refugiados de nacionalidades que tradicionalmente não migram ao país.[...]

BBC Brasil, 26 jan. 2012. Disponível em: <bbc.co>. Adaptado.

O crescimento do número de estrangeiros no país, conforme podemos observar no trecho acima, ocorre em razão dos seguintes fatores, EXCETO:

a) busca por melhores condições vida por parte dos migrantes.

b) caos social ou conflitos nos países de origem.

c) excessiva propaganda migratória brasileira no exterior.

d) crescimento econômico do Brasil nos últimos anos.

e) aumento das restrições a imigrantes na Europa e EUA.

questão 2

 “[…] o Haiti viu milhares de cidadãos deixarem sua terra natal em busca de melhores condições no exterior. Muitos chegaram ao Brasil de maneira ilegal, por meio de coiotes, à procura de oportunidades e postos de trabalho. A chegada, no entanto, também se deu em condições difíceis. Muitos imigrantes acabaram submetidos a trabalho semiescravo e ainda aguardam regularização de sua situação junto à Polícia Federal”.

Portal EBC, 11 dez. 2012. Disponível em: <Ebc>. Adaptado.

O aumento repentino do número de imigrantes haitianos no Brasil no início dessa década deve-se, principalmente, a uma combinação de fatores, a saber:

a) dificuldades socioeconômicas locais – liderança do Brasil na missão de paz da ONU no Haiti.

b) política governamental brasileira pró-imigração – incentivos das comunidades regionais à chegada de estrangeiros.

c) necessidade de entrada de mão de obra barata no Brasil – isenção de impostos para imigrantes e refugiados.

d) proximidade diplomática entre ambos os países – incapacidade burocrática nacional de deportação de imigrantes ilegais.

e) situação econômica favorável no Brasil – incentivos fiscais para empresas que empregam imigrantes ilegais.

questão 3

A entrada maciça dos grupos haitianos no Brasil a partir de 2010 gerou diversas polêmicas na sociedade e acirrou o debate acerca das condições humanas de estrangeiros ilegais no território nacional. A entrada clandestina desses migrantes ocorreu principalmente:

a) pelas zonas litorâneas, em embarcações ilegais.

b) durante a realização da Copa do Mundo de 2014.

c) por via aérea, com falsificação de documentos.

d) em rotas de imigração na fronteira amazônica.

e) por estradas e fluxos do extremo sul do país.

questão 4

(UFMT/2013 - adaptada)

O Brasil tem recebido um elevado número de migrantes haitianos, que entram no Brasil e acabam chegando à cidade de São Paulo. Sobre esse fluxo migrante, é correto afirmar que

a) a destruição de parte do Haiti, observada principalmente em Porto Príncipe, a capital, devido a um intenso terremoto ocorrido em 2010, permitiu grande ajuda internacional, que incluiu estímulo à migração.

b) o Brasil é o país com maior comércio externo com o Haiti, com protocolos de troca de mão de obra entre esses países.

c) a crise econômica que assola o Haiti gera uma elevada taxa de migração, apoiada pelo programa Minustah, do NAFTA.

d) as forças de ocupação, lideradas pelos EUA, exercem forte ação repressiva sobre a população, que tem emigrado em massa.

e) o crescimento econômico do Brasil é um fator favorável à entrada de um grande número desses haitianos, atraídos pela possibilidade de melhores empregos e salários.

respostas
Questão 1

O crescimento do número de imigrantes no Brasil deve-se a diversas razões, algumas mais genéricas e comuns, como a busca por melhores condições de vida, e outras mais específicas, como os refúgios por guerra ou condições de miséria, entre outros.

O relativo crescimento econômico apresentado pelo Brasil nas últimas décadas e o aumento das restrições impostas por países desenvolvidos também contribuem para que os imigrantes de países pobres optem pela América do Sul e, principalmente, o território brasileiro.

Não há, no entanto, uma propaganda migratória do Brasil em termos oficiais em países estrangeiros, haja vista que o país não tem intenções de atrair estrangeiros.

Alternativa correta: letra C

Voltar a questão
Questão 2

O fato de o Brasil ter chefiado uma missão de paz da ONU no Haiti ampliou a relação diplomática entra ambos os países e serviu, de certo modo, para despertar parte do interesse da população local em relação ao nosso país. Além disso, as dificuldades econômicas locais e o caos estabelecidos por desastres naturais (sobretudo o terremoto de 2010 que assolou o país) também incentivaram esse fluxo migratório.

Alternativa correta: letra A

Voltar a questão
Questão 3

A chegada dos haitianos no Brasil no início da década atual ocorreu, principalmente, pelas fronteiras brasileiras na região da floresta amazônica, sobretudo no estado do Acre.

Alternativa correta: letra D

Voltar a questão
Questão 4

a) Falso – as ajudas humanitárias internacionais ao Haiti não incluíram o incentivo à migração.

b) Falso – não existe, oficialmente, nenhum tipo de protocolo ou acordo governamental envolvendo mão de obra entre os dois países.

c) Falso – o programa Minustah (que é da ONU, e não do NAFTA) é uma ajuda humanitária realizada no Haiti desde a década passada e não apoia a migração no país.

d) Falso – as emigrações do Haiti não se devem a qualquer tipo de repressão militar, mas à situação de miséria extrema no país.

e) Verdadeiro – o desenvolvimento econômico do Brasil, perante as condições sociais vivenciadas no território haitiano, apresentam-se como atrativo dos migrantes para o país.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola