Topo
pesquisar

Exercícios sobre A irregularidade na distribuição da população do Nordeste

Exercícios de Geografia do Brasil

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre A irregularidade na distribuição da população do Nordeste e veja a resolução comentada. Publicado por: Wagner de Cerqueria e Francisco
questão 1

Sobre a população da região Nordeste, marque (F) para as alternativas falsas e (V) para as alternativas verdadeiras.

a) Com aproximadamente 53,6 milhões de habitantes, o Nordeste é o complexo regional menos populoso do Brasil.

b) A Bahia é o estado nordestino mais populoso; o Sergipe, por sua vez, apresenta o menor contingente populacional dessa região.

c) As características socioeconômicas da Zona da Mata fazem com que essa sub-região seja a mais habitada.

d) O Ceará é o estado nordestino menos populoso, visto que ele está localizado na sub-região do Sertão, onde os períodos de seca são predominantes.

e) Apesar de apresentar a maior extensão territorial, a sub-região do Agreste é a menos populosa do Nordeste.

questão 2

De acordo com o texto e seu conhecimento, explique os principais fatores responsáveis por essa desigualdade na distribuição populacional no território nordestino.

questão 3

Analise o mapa do Nordeste e suas respectivas sub-regiões.

\"\"

Leia as afirmações abaixo:

I – A sub-região do Sertão possui a menor densidade demográfica, visto que ela apresenta a maior extensão territorial e abriga a menor parcela da população nordestina. 

II – O Meio-Norte é o principal destino dos fluxos migratórios regionais, pois essa sub-região é dotada de solos férteis para a produção agrícola, além de concentrar a maioria das indústrias instaladas no Nordeste.

III – O Agreste e a Zona da Mata são as sub-regiões mais populosas e povoadas do Nordeste, com destaque para as cidades litorâneas.

Portanto, as afirmativas corretas são:

a) Alternativas I e II

b) Somente a alternativa III


c) Alternativas I e III

d) Alternativas I e II

e) Todas as alternativas

questão 4

A irregularidade na distribuição da população nordestina fica mais evidente ao analisarmos a diferença do número de habitantes entre os estados desse complexo regional, sendo que alguns estão entre o mais populoso do Brasil, enquanto outros estão entre os menos habitados. Marque a alternativa que indica o estado mais populoso do Nordeste.

a) Bahia

b) Ceará

c) Maranhão

d) Pernambuco

e) Piauí

questão 5

Assinale a alternativa que corresponde ao estado menos habitado do Nordeste.

a) Alagoas

b) Sergipe

c) Rio Grande do Norte

d) Paraíba

e) Ceará

respostas
Questão 1

a) Falso – Com cerca de 53,6 milhões de habitantes, o Nordeste é a segunda Região mais populosa do Brasil, atrás somente da Região Sudeste: 80,9 milhões de habitantes.

b) Verdadeiro – A Bahia é o estado mais populoso do Nordeste (14,6 milhões de habitantes). O Sergipe é o menos habitado: 2,1 milhões.

c) Verdadeiro – A sub-região da Zona da Mata concentra a maioria das indústrias da Região, fato que proporciona maior desenvolvimento econômico. Outro aspecto que contribui para a maior concentração populacional nessa localidade são as características naturais mais atrativas para os habitantes, que fogem das constantes secas do Sertão.

d) Falso – O Ceará é o único estado do Nordeste localizado totalmente na sub-região do Sertão, no entanto, ele não é o menos populoso, sendo o terceiro estado mais habitado dessa Região (8,5 milhões de habitantes).

e) Falso – A sub-região do Agreste não possui a maior extensão territorial, além de ser uma das mais habitadas do Nordeste.

Voltar a questão
Questão 2

A Região Nordeste é povoada de forma muito desigual. Os principais fatores responsáveis por esse fenômeno são as características físicas da Região, onde muitos indivíduos são forçados a migrarem para outras regiões devido as constantes secas, principalmente na sub-região do Sertão.

Outro aspecto que contribui para a irregularidade da distribuição populacional no Nordeste é o desenvolvimento econômico nas sub-regiões de Agreste e da Zona da Mata. Essas duas porções do Nordeste abrigam a maioria das e indústrias, além de serem dotadas de hospitais, clínicas, escolas, entre outros serviços essenciais para a população. Esses elementos são extremamente atrativos, desencadeando fluxos migratórios para essas duas sub-regiões.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa correta: letra “D”.

I – Verdadeiro – A densidade demográfica é obtida através da divisão da área de um determinado local pela quantidade de habitantes, sendo o resultado expresso em habitantes por quilometro quadrado. Nesse sentido, o Sertão é a sub-região menos povoada do Nordeste, pois sua área é a maior e o contingente populacional é o menor.

II –Falso – O principal destino dos fluxos migratórios regionais são as cidades localizadas na Zona da Mata. O Meio-Norte não concentra a maioria das indústrias, sendo essa uma característica da Zona da Mata.

III –Verdadeiro – O Agreste e a Zona da Mata são as sub-regiões mais populosas (população absoluta) e povoadas (população relativa – densidade demográfica) da Região Nordeste. Esse fato se deve ao desenvolvimento econômico desses locais, que abrigam as indústrias e os principais serviços. As cidades litorâneas se destacam nesse contexto, sendo extremamente povoadas, como, por exemplo, Salvador, Recife, Maceió e João Pessoa.

a) Alternativas I e II
Falso

b) Somente a alternativa III
Falso

c) Alternativas I e III
Falso

d) Alternativas I e II
Verdadeiro

e) Todas as alternativas
Falso

Voltar a questão
Questão 4

 

Alternativa correta: letra “A”.

a) Verdadeiro – Com 14,6 milhões de habitantes, o estado da Bahia é o mais populoso do Nordeste.

b) Falso – O Ceará é o terceiro estado mais habitado do Nordeste (8,5 milhões de pessoas).

c) Falso – O Maranhão possui 6,3 milhões de habitantes, sendo o quarto estado mais populoso desse complexo regional.

d) Falso – Com 8,8 milhões de habitantes, o estado de Pernambuco é o segundo mais populoso do Nordeste.

e) Falso – Piauí abriga somente 3,1 milhões de habitantes.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa correta: letra “B”.

a) Falso – Com população estimada em 3.156.108 habitantes, Alagoas possui o terceiro menor contingente populacional do Nordeste.

b) Verdadeiro – Sergipe é o estado com o menor contingente populacional da Região Nordeste: 2,1 milhões de habitantes.

c) Falso – O Rio Grande do Norte, com 3.137.451 habitantes, é o segundo estado menos populoso do Nordeste.

d) Falso – A Paraíba é habitada por 3,7 milhões de pessoas.

e) Falso – Com 8,5 milhões de habitantes, o Ceará é o terceiro estado mais populoso do Nordeste.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola