Topo
pesquisar

Exercícios sobre as metrópoles brasileiras

Exercícios de Geografia do Brasil

Com estes exercícios sobre as metrópoles brasileiras é possível conhecer mais sobre a hierarquia das metrópoles de nosso país e suas áreas de influência. Publicado por: Amarolina Ribeiro
questão 1

(VUNESP) Segundo a hierarquia urbana, as cidades mais importantes de um país, que comandam a rede urbana nacional, estabelecendo áreas de influência, correspondem aos (às):

a) centros regionais

b) cidades-dormitórios

c) metrópoles nacionais

d) capitais regionais

e) metrópoles regionais

questão 2

O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - baseia-se em critérios, como porte e projeção nacional, que determinados centros urbanos possuem para categorizá-los como “metrópoles”. Com base na informação acima, assinale a alternativa que aparecem apenas nomes de metrópoles.

a) Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Curitiba e Goiânia.

b) Rio Branco, Porto Velho, Campo Grande, Cuiabá e João Pessoa.

c) São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Natal, Campo Grande e Recife.

d) Brasília, Rio de Janeiro, Vitória, Florianópolis, São Paulo e Porto Alegre.

e) Rio de Janeiro, Goiânia, Teresina, São Luiz, São Paulo e Brasília.

questão 3

A respeito das características gerais das metrópoles brasileiras, avalie as proposições a seguir.

I. A característica marcante da metrópole é oferecer bens e serviços que só são encontrados nas metrópoles.

II. As metrópoles exercem, além da influência econômica, influência política e cultural sobre as demais cidades da hierarquia urbana.

III. A ocupação das metrópoles é bastante horizontalizada, se comparada a outras cidades brasileiras que não carregam esse título.

IV. A variedade, o nível de especialização e a especificidade dos elementos oferecidos pelas metrópoles explicam a influência exercida por esses centros urbanos.

Estão corretas as alternativas:

a) I e IV.

b) I, II e IV.

c) II, III e IV.

d) I, II e III.

e) III e IV.

questão 4

De acordo com a classificação do IBGE, as metrópoles recebem denominações de acordo com o seu tamanho e área de influência. Das metrópoles listadas abaixo qual/quais corresponde/correspondem à categoria de grande metrópole nacional?

a) Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

b) Brasília e Rio de Janeiro

c) Rio de Janeiro e São Paulo

d) Apenas São Paulo

e) Rio de Janeiro, São Paulo e Recife.

respostas
Questão 1

Letra C

Graças ao seu nível de importância, as metrópoles nacionais exercem influência sobre boa parte do território nacional, visto que elas possuem uma complexa estrutura de serviços, equipamentos urbanos, universidades, instituições etc.

Voltar a questão
Questão 2

Letra A

São classificadas como metrópoles apenas São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba e Goiânia.

Voltar a questão
Questão 3

Letra B

A alternativa III está incorreta, uma vez que a ocupação das metrópoles é cada vez mais verticalizada, se comparada a outros centros urbanos menores. Isso significa dizer que a presença de edifícios comerciais, residenciais e de serviços públicos é comum nas regiões centrais das metrópoles e têm-se expandido até as regiões mais periféricas.

Voltar a questão
Questão 4

Letra D

No Brasil, apenas um centro urbano figura na categoria de grande metrópole nacional: São Paulo, o maior centro urbano brasileiro.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola