Topo
pesquisar

Exercícios sobre a população do Brasil

Exercícios de Geografia do Brasil

Estes exercícios sobre a população do Brasil incorporam elementos sobre o crescimento e a distribuição demográfica do país ao longo dos últimos tempos. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

O Brasil tem uma população de 202.768.562 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicados hoje (28) no Diário Oficial da União. O estado mais populoso, São Paulo, tem 44,03 milhões de habitantes. Já no estado menos populoso, Roraima, vivem 496,9 mil pessoas.

Os dados do IBGE são estimativas de população no dia 1º de julho de 2014. Além de São Paulo, cinco estados têm mais de 10 milhões de habitantes: Minas Gerais (20,73 milhões), Rio de Janeiro (16,46 milhões), Bahia (15,13 milhões), Rio Grande do Sul (11,21 milhões) e Paraná (11,08 milhões).

(ABDALA, V. Brasil tem mais de 202 milhões de habitantes, diz IBGE. Portal EBC, 28/08/2014. Disponível em: <http://bit.ly/1plaxVf>).

O dado acima mencionado, referente ao ano de 2014, permite-nos afirmar que o Brasil:

a) é um país densamente povoado em todas as suas áreas.

b) é um país despovoado.

c) possui uma elevada população relativa e uma população total mediana.

d) é o país mais populoso das Américas.

e) possui regiões densamente ocupadas.

questão 2

As taxas de mortalidade no Brasil foram diminuindo ao longo do século XX, sobretudo a partir dos anos 1950, em virtude das melhorias nas condições sociais e de higiene, além dos avanços no campo da medicina, processo que foi responsável pelo aumento significativo do número de habitantes. No entanto, posteriormente, observou-se uma gradativa redução também nos índices de natalidade. Por essa razão, o crescimento populacional brasileiro manteve-se em patamares baixos nos últimos anos.

O ciclo populacional acima mencionado representa:

a) um comportamento anômalo da população.

b) um estado temporário do crescimento demográfico.

c) um período de transição do crescimento vegetativo.

d) a concretização das previsões malthusianas do início do século XX.

e) a diminuição dos efeitos da economia subdesenvolvida sobre a demografia.

questão 3

(MACK)

Brasil em 2020

Será, é claro, um Brasil diferente sob vários aspectos. A maior parte deles, imprevisível. Uma década é um período longo o suficiente para derrubar certezas absolutas (ninguém prediz uma Revolução Francesa, uma queda do Muro de Berlim ou um ataque às torres gêmeas de Nova York). Mas é também um período de maturação dos grandes fenômenos incipientes — dez anos antes da popularização da internet já era possível imaginar como ela mudaria o mundo. Da mesma forma, fenômenos detectáveis hoje terão seus efeitos mais fortes a partir de 2020.

David Cohen, Revista Época, 25/05/2009

Dados da fecundidade brasileira
Dados da fecundidade brasileira

Com base no enunciado, observe as afirmações abaixo, assinalando V (verdadeiro) ou F (falso).

( ) A diminuição da fecundidade no Brasil deve-se às transformações econômicas e sociais que se acentuaram na primeira metade do século XX devido à intensa necessidade de mão de obra no campo, inclusive de mulheres, fato este que elevou o país ao patamar de agrário-exportador.

( ) Devido à mudança do papel social da mulher do século XX, ela deixa de viver, exclusivamente, no núcleo familiar, ingressando no mercado de trabalho e passando a ter acesso ao planejamento familiar e a métodos contraceptivos. Esses aspectos, conjugados, explicam a diminuição vertiginosa das taxas de fecundidade no Brasil.

( ) As quedas nas taxas de natalidade de um país levam, ao longo do tempo, ao envelhecimento da população (realidade da maioria dos países desenvolvidos). Neste sentido, verifica-se uma forte tendência a um mercado de trabalho menos competitivo e exigente, demandando menos custos do Estado com os aspectos sociais.

Dessa forma, a sequência correta, de cima para baixo, é:

a) VVV.

b) FVV.

c) VVF.

d) FVF.

e) VFV.

questão 4

[UFRGS - adaptada] Caso os componentes demográficos (fecundidade, mortalidade e migrações) do Brasil continuem apresentando, nas próximas cinco décadas, comportamento similar ao atual, a pirâmide etária brasileira, em 2050, apresentará base _____________, altura ___________ e topo _______________.

a) estreita – grande – estreito

b) estreita – pequena – estreito

c) estreita – pequena – largo

d) larga – grande – largo

e) larga – pequena – estreito

respostas
Questão 1

A população absoluta do Brasil é elevada, sendo uma das maiores do mundo. No entanto, o território brasileiro também é muito grande, por isso as densidades demográficas são baixas, exceto em algumas regiões, como o Sudeste brasileiro, em que a concentração de pessoas é alta.

Alternativa correta: letra E

Voltar a questão
Questão 2

O processo de diminuição da mortalidade com posterior queda da natalidade – e que resulta no aumento repentino da população que depois se estabiliza – não ocorreu exclusivamente no Brasil. Trata-se da transição demográfica presente em praticamente todos os países desenvolvidos do mundo e também em alguns territórios emergentes.

Alternativa correta: letra C.

Voltar a questão
Questão 3

(F) – ao contrário do diz a afirmativa, a demanda por mão de obra no meio rural brasileiro diminuiu na segunda metade do século XX graças à maior presença de maquinários no meio rural.

(V) – as mudanças na estrutura familiar, como a maior ocupação da mulher e a difusão de métodos contraceptivos, são fatores relacionados com a queda da fecundidade no Brasil.

(F) – o envelhecimento médio da população não diminui necessariamente os investimentos do Estado em compromissos sociais.

Alternativa correta: letra D

Voltar a questão
Questão 4

Atualmente, o crescimento demográfico brasileiro revela-se com baixas natalidades, baixas mortalidades e um crescimento vegetativo lento. Isso, caso continue, poderá formar uma pirâmide etária com base estreita (poucos jovens), altura grande (diferentes faixas de idade) e o topo relativamente estreito (poucos velhos), porém mais largo que o atual.

Alternativa correta: letra A

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola