Topo
pesquisar

Exercícios sobre problemas sociais no campo

Exercícios de Geografia do Brasil

Estes exercícios sobre problemas sociais no campo abordam questões como a concentração fundiária, os conflitos territoriais e seus principais aspectos. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

Analise a charge a seguir:

Tirinha sobre as “enxadas paradas” e as “inchadas paradas”
Tirinha sobre as “enxadas paradas” e as “inchadas paradas”

BARALDI, M. Disponível em: http://www.marciobaraldi.com.br. Acesso em: 29 maio de 2015.

A posição crítica assumida pela charge de Márcio Baraldi aponta um problema social no campo e o seu efeito sobre as cidades, que se expressa pela relação entre:

a) ausência de produtividade e falta de empregos

b) oportunidades no campo e explosão demográfica

c) concentração de terras e êxodo rural

d) ampliação de latifúndios e industrialização

e) ausência de tecnologia no campo e urbanização

questão 2

“Índios, posseiros, quilombolas, pescadores, agricultores, ribeirinhos, sem-terra, lideranças religiosas. Somente nos últimos 30 anos, mais de 1.700 deles foram vítimas de assassinatos em conflitos de terra ocorridos nos 26 Estados do Brasil. Os dados estão inclusos nos levantamentos divulgados anualmente pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), órgão pertencente à Conferência Nacional dos Bispos que desde 1985 registra números sobre o tema no País.

Do total de 1.270 casos de homicídio registrados nas últimas três décadas – alguns casos incluem mais de um assassinato –, apenas 108 foram julgados, menos de 10% deles, e somente 28 mandantes dos crimes e 86 executores acabaram condenados por seus crimes. Um total de apenas 114 pessoas punidas em um período em que ocorreram, por baixo, 1.714 assassinatos”.

SHALOM, D. Menos de 10% dos 1.700 assassinatos em conflitos de terra vão a julgamento. Último Segundo, 04 mar. 2015. Disponível em: http://ultimosegundo.ig.com.br. Acesso em: 29 maio 2015.

Duas ações públicas de elevada abrangência que, se totalmente implementadas, gerariam a expectativa de superar ou reduzir o problema relatado na reportagem são:

a) recuperação de terras devolutas e anistia a grileiros

b) reforma agrária e demarcação de terras

c) repressão legislativa e expansão da urbanização

d) delimitação da fronteira agrícola e concessão de benefícios rurais

e) regularização de posses e financiamento de propriedades

questão 3

MST ocupa fazenda próxima a Brasília

Um grupo de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-terra (MST) está acampado desde a manhã desse domingo na Fazenda Três Pinheiro localizada no km 8 da DF-110, em Planaltina, no Distrito Federal (DF). Antes, o grupo ocupava outra propriedade na mesma região, mas teve que sair após uma decisão judicial. A área fica a cerca de 40 quilômetros de Brasília.

LOURENÇO, L. Agência Brasil, 04 ago. 2014. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br. Acesso em: 29 maio de 2015 (com adaptações).

A atuação do MST no Brasil pauta-se na luta pela terra e na promoção da reforma agrária, inserindo-se no contexto de disputas e contestação:

a) ao agronegócio

b) aos pequenos produtores

c) à agricultura orgânica

d) à limitação da mecanização

e) ao trabalho escravo rural

questão 4

(ENEM 2013)

Mapa da distribuição da população brasileira atualmente
Mapa da distribuição da população brasileira atualmente

Mapa dos principais conflitos ocorridos em áreas indígenas
Mapa dos principais conflitos ocorridos em áreas indígenas

Os mapas representam distintos padrões de distribuição de processos socioespaciais. Nesse sentido, a menor incidência de disputas territoriais envolvendo povos indígenas se explica pela

a) fertilização natural dos solos.

b) expansão da fronteira agrícola.

c) intensificação da migração de retorno.

d) homologação de reservas extrativistas.

e) concentração histórica da urbanização.

respostas
Questão 1

A crítica realizada na charge relaciona a concentração fundiária, materializada pelo acúmulo de latifúndios improdutivos e sem geração de empregos, com o inchamento das cidades, provocado, entre outros fatores, pela intensificação do êxodo rural. Essa intensa migração campo-cidade ocorre, principalmente, pela falta de oportunidades (e terras) no meio rural.

Alternativa correta: letra C

Voltar a questão
Questão 2

Os conflitos do campo elevam os índices de violência no âmbito das disputas de terra entre posseiros, grileiros, indígenas e outros. Na esteira dessa questão, os movimentos sociais reivindicam duas principais medidas para solucionar ou atenuar o problema: uma reforma agrária ampla e abrangente e a demarcação das terras indígenas e de comunidades tradicionais.

Alternativa correta: letra B

Voltar a questão
Questão 3

O MST rivaliza e contesta, no âmbito das disputas territoriais rurais, os grandes latifundiários e agronegociantes, defendendo a desocupação de áreas improdutivas para a reforma agrária e combatendo a concentração de terras promovida pelo agronegócio.

Alternativa correta: letra A

Voltar a questão
Questão 4

Com a leitura dos mapas, é possível perceber que as áreas mais densamente povoadas e, portanto, urbanizadas registram a menor incidência de conflitos e disputas entre povos indígenas, pois esses conflitos são mais comuns em áreas rurais ou não demarcadas.

Alternativa correta: letra E

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola