Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Região Sudeste

Exercícios de Geografia do Brasil

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre a Região Sudeste e veja a resolução comentada. Publicado por: Wagner de Cerqueria e Francisco
questão 1

Identifique a região Sudeste no mapa do Brasil.

Ver Resposta
questão 2

Quais os estados que compõem a região Sudeste do Brasil?

Ver Resposta
questão 3

O Sudeste brasileiro é a região mais urbanizada e possui a maior concentração industrial do país. Explique os fatores que proporcionaram esse desenvolvimento industrial nos estados do Sudeste.

Ver Resposta
questão 4

Quais as principais atividades econômicas desenvolvidas no Sudeste brasileiro?

Ver Resposta
questão 5

Caracterize o clima, vegetação e relevo dos estados do Sudeste.

Ver Resposta
questão 6

O Sudeste é a região mais populosa do Brasil (80.915.332 habitantes), também é a mais povoada (87,5 habitantes por quilômetro quadrado). Essa concentração populacional necessita de maiores investimentos em alguns setores públicos, no entanto, esses investimentos não ocorrem de forma eficaz, o que gera uma série de problemas nos centros urbanos do Sudeste. Cite alguns dos principais problemas nas cidades da região Sudeste.

Ver Resposta
respostas
Questão 1

Trata-se da região 4.

Voltar a questão
Questão 2

Conforme a regionalização realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Sudeste é formado pelos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.

Voltar a questão
Questão 3

Um dos principais fatores responsáveis pelo desenvolvimento industrial no Sudeste foi devido à acumulação de capital proveniente da cafeicultura. Além do acúmulo de capital, durante a economia cafeeira foram criadas condições de infraestrutura que posteriormente proporcionaram condições para a instalação das indústrias. Outro fator de fundamental importância nesse processo foi a mão de obra imigrante, pois muitos europeus já trabalhavam no setor industrial em seus países.  

Voltar a questão
Questão 4

O Sudeste é a região brasileira que possui o maior dinamismo econômico do país. Sua economia é bem diversificada, abriga as maiores montadoras, siderúrgicas, empresas transnacionais, bancos, universidades, além de deter o maior parque industrial do Brasil. Os estados que compõem o Sudeste são responsáveis por aproximadamente 55% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

Indústria – Apresenta a maior concentração industrial do país, bem diversificada e com grande uso de aparatos tecnológicos. Destacam-se os setores de telecomunicações, têxtil, informática, alimentício, metalúrgico, siderúrgico, petrolífero, mineração, etc.

Agropecuária – Extremamente diversificada, a agropecuária baseia-se principalmente no cultivo de café, cana-de-açúcar, soja, laranja, milho, arroz, algodão e mamona. A pecuária  destaca-se na região, o rebanho bovino é o segundo maior do país.

Turismo – Outra atividade econômica de fundamental importância para o Sudeste é o turismo. As belas praias atraem milhares de visitantes, além dos eventos como o carnaval, por exemplo. São Paulo é considerado a capital brasileira do turismo de negócios, concentrando 70% do movimento nacional. 
 

Voltar a questão
Questão 5

A região Sudeste está localizada na parte mais elevada do Planalto Atlântico. O clima predominante no litoral é o tropical de altitude, com geadas ocasionais. A vegetação do Sudeste é bem diversificada, caracterizada pelo cerrado  à mata Atlântica.

Minas Gerais.
Clima – Tropical, a temperatura média anual é de 21°C.
Vegetação – Floresta tropical (maior parte), com faixa de cerrado a nordeste.      
Relevo – Planaltos com escarpas e depressão no centro.

Espírito Santo.
Clima – Tropical úmido, com temperaturas médias anuais de 23°C e volume de precipitação superior a 1.400 mm por ano.                                                                                     
Vegetação – Floresta tropical, vegetação litorânea.
Relevo – Baixada litorânea (40% do território) e serras (interior). Ao longo da costa Atlântica encontra-se uma faixa de planície que representa 40% da área total do estado, e à medida que se avança em direção ao interior, o planalto dá origem a uma região serrana.

Rio de Janeiro.
Clima – Tropical atlântico, com temperatura média anual de 24°C.
Vegetação – mangue no litoral, mata Atlântica, floresta tropical.
Relevo – Planície litorânea com morros, lagos, várzeas e dunas, planalto no centro e depressões a oeste e a leste. 

São Paulo.
Clima – Tropical atlântico no litoral e tropical de altitude no interior. A temperatura média anual é de 20°C.
Vegetação – A vegetação é composta por mangues no litoral, mata Atlântica e floresta tropical no resto do território.
Relevo – Planície litorânea estreita limitada pela serra do Mar, planaltos e depressões.

 

 

Voltar a questão
Questão 6

As notícias de violência  tornaram-se rotina nos principais centros urbanos do Sudeste. São vários os problemas socioeconômicos existentes, não só nessa região, mas em todo o território nacional. Entretanto, o Sudeste destaca-se pelos problemas de trânsito, violência, tráfico de drogas, desigualdade social, hospitais superlotados, educação, moradia, desemprego, subemprego, entre outros.     

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola