Topo
pesquisar

Exercícios sobre o Rio São Francisco

Exercícios de Geografia do Brasil

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre o Rio São Francisco e veja a resolução comentada. Publicado por: Wagner de Cerqueria e Francisco
questão 1

Com aproximadamente 2,8 mil quilômetros de extensão, o Rio São Francisco percorre vários estados brasileiros, em especial os nordestinos. Marque a alternativa que indica o estado onde se localiza a nascente do Rio São Francisco.

a) Minas Gerais.

b) Bahia.

c) Alagoas.

d) Amazonas.

e) Sergipe.

Ver Resposta
questão 2

O Rio São Francisco está presente em cinco estados brasileiros. Quais são essas unidades federativas por onde passam as águas do “Velho Chico”?

Ver Resposta
questão 3

Com extensão de 2,8 mil quilômetros quadrados, o Rio São Francisco apresenta grande importância para a economia nacional. Aponte o potencial econômico do Rio São Francisco.

Ver Resposta
questão 4

(PUC_PR/2006)

A respeito da bacia do rio São Francisco, cujo objeto de estudo tem sido motivo de amplos debates no cenário político e econômico nacional, é correto afirmar que:

I. Sua área está inteiramente compreendida na região Nordeste do país.

II. O rio São Francisco, cujas nascentes se situam no interior do Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais, e cuja foz está localizada no litoral nordestino, entre os estados de Sergipe e Alagoas, é o mais extenso rio totalmente brasileiro.

III. O projeto de transposição das águas do rio São Francisco, no intuito de diminuir o problema da seca na região da Caatinga, não é a única forma de aproveitamento desse rio para o desenvolvimento da região, uma vez que tanto a navegação como a hidroeletricidade também tem dado a sua contribuição.

IV. Nos tempos coloniais, o curso do rio São Francisco significou o eixo de ligação entre as principais áreas produtoras de açúcar, no nordeste, e a região aurífera de Minas Gerais, além de permitir que em suas margens se estabelecesse uma importante área criatória de gado.

V. A afirmativa “descer o rio São Francisco, seguindo de sua nascente à sua foz, é subir o mapa do Brasil” se refere à direção seguida pelo rio, na maior parte de seu percurso: de sul para norte.

As afirmativas corretas são:

a) I, II, III e V
b) I e IV.
c) II, III e V
d) I, II e IV.
e) II, III, IV e V
 

Ver Resposta
questão 5

O território brasileiro possui uma grande rede hidrográfica, com extensos rios, lagos e reservas subterrâneas. Marque a alternativa que indica a maior Região Hidrográfica exclusivamente brasileira.

a) Região Hidrográfica dos Rios Tocantins-Araguaia.

b) Região Hidrográfica do Rio Paraná.

c) Região Hidrográfica do Rio Parnaíba.

d) Região Hidrográfica do Rio São Francisco.

e) Região Hidrográfica Amazônica.
 

Ver Resposta
respostas
Questão 1

Alternativa correta: letra “A”.

a) Verdadeiro – A nascente do Rio São Francisco está localizada na Serra da Canastra, no município de São Roque de Minas, em Minas Gerais.

b) Falso – O Rio São Francisco corta o território da Bahia no sentido sul-norte, entretanto, sua nascente não está localizada nesse estado.

c) Falso – Em Alagoas, o Rio São Francisco está presente na divisa do estado com Sergipe. 

d) Falso – As águas do Rio São Francisco não passam pelo território do Amazonas.

e) Falso – A nascente do Rio São Francisco não está localizada em Sergipe, o rio é o responsável pela divisão territorial com Alagoas.
 

Voltar a questão
Questão 2

O Rio São Francisco, o “Velho Chico” como é carinhosamente chamado, tem sua nascente na Serra da Canastra, em Minas Gerais, em seguida, ele percorre os estados nordestinos: Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe até a foz, na divisa entre esses dois últimos estados.

Voltar a questão
Questão 3

O Rio São Francisco é de fundamental importância para a economia das regiões que percorre, pois permite a realização de atividades agrícolas em suas margens, além de proporcionar condições para a irrigação artificial de áreas mais distantes.

Outro fator econômico ligado ao Rio São Francisco é a sua utilização como fonte de energia, abrigando as usinas hidrelétricas de Paulo Afonso, Três Marias, Sobradinho e Moxotó.
 

Voltar a questão
Questão 4

I. Falso – A bacia do Rio São Francisco compreende quatro estados nordestinos (Bahia, Alagoas, Pernambuco e Sergipe), porém, a nascente do rio está localizada no estado de Minas Gerais (Região Sudeste).

II. Verdadeiro – A nascente do Rio São Francisco está localizada na Serra da Canastra, em Minas Gerais; sua foz situa-se entre os estados de Sergipe e Alagoas. Com 2,8 mil quilômetros quadrados, o Rio São Francisco é considerado o maior rio totalmente localizado no território brasileiro.

III. Verdadeiro – O Rio São Francisco é navegável em uma porção de 1.370 quilômetros que vai de Pirapora (Minas Gerais) até Juazeiro (Bahia). Ele também possui grande importância para a geração de energia, abrigando as usinas hidrelétricas de Paulo Afonso, Três Marias, Sobradinho e Moxotó.

IV. Verdadeiro – Nos tempos coloniais, quase toda a produção dos estados cortados pelo Rio São Francisco era escoada pela navegação fluvial. O rio também proporcionou condições para a criação de gado na região.

V. Verdadeiro – A nascente do Rio São Francisco está localizada no estado de Minas Gerais, sendo o curso do rio em direção à Região Nordeste, portanto, se “descermos” o Rio São Francisco estaremos “subindo” no mapa do Brasil, visto que Minas Gerais está “abaixo” do Nordeste no mapa do Brasil.

As afirmativas corretas são: II, III, IV e V, portanto, letra “E”.
 

Voltar a questão
Questão 5

a) Verdadeiro – a Região Hidrográfica dos Rios Tocantins-Araguaia possui extensão de 767 mil quilômetros quadrados, sendo considerada a maior bacia hidrográfica localizada totalmente no território brasileiro.

b) Falso – Com cerca de 880 mil quilômetros quadrados, a Região Hidrográfica do Rio Paraná abrange territórios do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, portanto, ela não é exclusivamente brasileira.

c) Falso – Essa região hidrográfica está localizada entre os estados do Ceará, Maranhão e Piauí, apresentando 330 mil quilômetros quadrados.

d) Falso – Segunda maior bacia hidrográfica exclusivamente brasileira; a bacia hidrográfica do Rio São Francisco possui 646 mil quilômetros quadrados.

e) Falso – Com 7 milhões de quilômetros quadrados, a Região Hidrográfica do Rio Amazonas é considerada a maior do mundo, entretanto, ela não é exclusivamente brasileira, estando presente também em outros países sul-americanos (Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Venezuela).

Obs.: Bacia hidrográfica corresponde à área drenada por um rio principal, seus afluentes e subafluentes, que formam, dessa maneira, uma rede hidrográfica. A Bacia Hidrográfica do São Francisco é formada por vários rios, sendo o rio São Francisco o principal deles.
 

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola