Topo
pesquisar

Exercícios sobre Tocantins

Exercícios de Geografia do Brasil

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Tocantins e veja a resolução comentada. Publicado por: Wagner de Cerqueria e Francisco
questão 1

O mapa abaixo está destacando uma unidade federativa do Brasil. Marque a alternativa que indica corretamente o estado destacado e a Região a qual pertence.

a) Tocantins (estado) e Centro-Oeste (Região).

b) Maranhão (estado) e Nordeste (Região).

c) Goiás (estado) e Norte (Região).

d) Tocantins (estado) e Norte (Região).

e) Piauí (estado) e Centro-Oeste (Região).

questão 2

A capital do estado do Tocantins é:

a) Goiânia.

b) Porto Velho.

c) Belém.

d) São Luís.

e) Palmas.
 

questão 3

Analise as afirmativas sobre as características físicas do Tocantins e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

a) Localizado na Região Centro-Oeste, o território tocantinense possui fronteiras com estados de todas as Regiões do país.

b) O clima predominante no Tocantins é o tropical, com duas estações bem definidas, sendo uma seca e uma chuvosa.

c) O Tocantins abriga uma grande diversidade de biomas, com destaque para o cerrado, floresta Amazônica e mata de araucárias.

d) A rede hidrográfica do Tocantins é bastante rica, tendo como importantes rios o Araguaia e o Tocantins.

questão 4

Marque a alternativa correta sobre os aspectos econômicos do Tocantins.

a) O setor industrial é o principal responsável pelo Produto Interno Bruto (PIB) do Tocantins.

b) A atividade agrícola no Tocantins é pouco desenvolvida, e a produção não é suficiente para atender a demanda interna.

c) Assim como os outros estados da Região Norte, o Tocantins não possui riquezas minerais.

d) A agropecuária é uma atividade de fundamental importância para a economia tocantinense, sendo responsável pela maioria das exportações, com destaque para a carne bovina e a soja.

questão 5

Analise as afirmativas a respeito da população do Tocantins e marque a alternativa correta.

a) O processo de urbanização no estado do Tocantins tem ocorrido de forma acelerada, no entanto, a população rural ainda é maioria.

b) O Tocantins apresenta elevado crescimento demográfico, e um dos fatores responsáveis por esse fenômeno é o fluxo migratório com destino ao estado.

c) Com cerca de 1,3 milhão de habitantes, o Tocantins é o segundo estado mais populoso da Região Norte, atrás somente do Pará.

d) Um aspecto social positivo do Tocantins é o serviço de saneamento ambiental, que atende a todas as residências do estado.

e) Tocantins é um estado bastante povoado, visto que sua densidade demográfica é elevadíssima.
 

respostas
Questão 1

Alternativa correta: letra “D”.

a) Falso – O mapa está destacando o estado do Tocantins. Porém, essa unidade federativa não está localizada na Região Centro-Oeste e sim na Região Norte do Brasil.

b) Falso – O estado do Tocantins é que está destacado no mapa do Brasil.

c) Falso – O mapa analisado está destacando o estado do Tocantins.

d) Verdadeiro – O mapa em questão está destacando o estado do Tocantins, que pertence à Região Norte do Brasil.

e) Falso – O estado do Piauí não está destacado no mapa.
 

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa correta: letra “E”.

a) Falso – Goiânia é a capital do estado de Goiás.

b) Falso – Porto Velho é a capital de Rondônia.

c) Falso – O estado do Pará tem como capital a cidade de Belém.

d) Falso – São Luís é a capital do estado do Maranhão.

e) Verdadeiro – A cidade de Palmas é a capital do estado do Tocantins. Palmas é a mais recente capital planejada do país.
 

Voltar a questão
Questão 3

a) Falso – O território tocantinense está localizado na Região Norte do Brasil, além de não fazer fronteira com estados das Regiões Sul e Sudeste.

b) Verdadeiro – O Tocantins tem como clima predominante o tropical. O estado apresenta duas estações bem definidas: uma chuvosa (entre os meses de outubro a abril) e uma seca (que se estende de maio a setembro).

c) Falso – O cerrado e a floresta Amazônica são biomas do Tocantins, no entanto, o estado não abriga áreas de mata de araucárias, que é uma cobertura vegetal típica dos estados do Sul do Brasil.

d) Verdadeiro – O Tocantins é banhado por vários rios, sendo que os mais importantes são o Araguaia e o Tocantins, que juntos formam a maior bacia hidrográfica exclusivamente brasileira.
 

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa correta: letra “D”.

a) Falso – A indústria tem participação de aproximadamente 25% no PIB tocantinense. Já o setor de serviços responde por 58% da riqueza estadual.

b) Falso – A agricultura no Tocantins é uma atividade de grande importância. A cana-de-açúcar, milho, soja e arroz estão entre os principais produtos de exportação do estado.

c) Falso – A mineração é uma atividade elementar para a economia de vários estados da Região Norte, especialmente do Pará. O Tocantins possui reservas de ouro, calcário, entre outros minérios.

d) Verdadeiro – Os produtos oriundos da agropecuária respondem por cerca de 99% das exportações do estado. Os maiores destaques são a carne bovina, a soja, a cana-de-açúcar, o milho e o arroz.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa correta: letra “B”.

a) Falso – A maioria da população tocantinense reside em áreas urbanas, cerca de 78,8%, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

b) Verdadeiro – Um dos fatores responsáveis pelo crescimento demográfico do Tocantins é o fluxo migratório para o estado, que recebe migrantes de diferentes Regiões do país.

c) Falso – O Tocantins é o quarto estado mais populoso da Região Norte, atrás do Pará, Amazonas e Rondônia, respectivamente.

d) Falso – O Tocantins apresenta um grande déficit nos serviços de saneamento ambiental, sobretudo no acesso à rede de esgoto, que atende menos de 20% das residências.

e) Falso – Com densidade demográfica de apenas 4,9 habitantes por quilômetro quadrado, o Tocantins é um estado pouco povoado.
 

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola