Topo
pesquisar

Exercícios sobre agentes formadores do relevo

Exercícios de Geografia

Os agentes formadores do relevo são importantes para compreendermos a lógica dinâmica da superfície terrestre. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

Com base em seus conhecimentos sobre a dinâmica de transformação do relevo terrestre, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, identificando a classificação de cada um dos agentes de transformação.

(1) Agentes Endógenos

(2) Agentes Exógenos

(  ) Vulcanismo

(  ) Intemperismo

(  ) Lixiviação

(  ) Tectonismo

(  ) Processos erosivos

A alternativa que corretamente enumera a segunda coluna é:

a) 1-2-2-2-1

b) 1-1-2-2-2

c) 1-2-2-1-2

d) 2-2-1-1-1

e) 2-1-2-1-1

questão 2

(UCPEL)

Os agentes internos do relevo são responsáveis pela criação ou modificação da fisionomia da paisagem. Um desses agentes é provocado por forças no interior da Terra que atuam de forma lenta e prolongada na crosta terrestre. Entre outras consequências, é capaz de produzir deformações, formação de falhas e de dobramentos na superfície, dando origem a diversos tipos de relevo.

Assinale a opção que corresponde ao agente interno do relevo descrito anteriormente.

a) Movimento tectônico.

b) Epirogênese.

c) Vulcanismo.

d) Desmoronamento.

e) Erosão.

questão 3

Água mole em pedra dura

A maioria das cavernas é formada pela reação química entre a água e a rocha. Tudo começa com as chuvas coletando gás carbônico da atmosfera e do solo. Em contato com a água, o gás forma um ácido capaz de dissolver até pedras impermeáveis e extremamente resistentes à erosão. Esse processo, associado à ação de rios subterrâneos, vai abrindo fendas no solo e, em centenas de milhares de anos, acaba esculpindo imensas galerias. Foi essa corrosão que criou o belo relevo rochoso à direita, na Gruta do Janelão, em Januária, MG. A mesma decomposição geológica gera sais, como o carbonato de cálcio, que são transportados e depositados em outras regiões. Eles, então, dão origem a novas pedras (sic), com na Caverna do Diabo, em Eldorado Paulista, SP. Essas pedras (sic) formam estalactites, quando descem do teto, e estalagmites, quando se erguem do chão.

Superinteressante, maio de 2001. Disponível em: super.abril.com.br [com adaptações].

Sobre o processo de formação das cavernas, descrito acima, assinale o que for correto:

a) é uma consequência da ação endógena de transformação dos relevos, o que é evidenciado no trecho: “esse processo, associado à ação de rios subterrâneos, vai abrindo fendas no solo”.

b) é uma consequência da ação do tectonismo, o que se torna evidente no texto quando esse afirma que “A mesma decomposição geológica gera sais, como o carbonato de cálcio, que são transportados e depositados em outras regiões”.

c) trata-se de uma consequência da ação dos agentes exógenos de transformação do relevo, o que se percebe no seguinte trecho do texto: “em contato com a água, o gás forma um ácido capaz de dissolver até pedras impermeáveis e extremamente resistentes à erosão”.

d) trata-se de um processo que origina novos tipos de relevo, ou seja, é um processo de formação e não de transformação da superfície, o que se faz evidente em: “eles, então, dão origem a novas pedras, como as vistas acima, na Caverna do Diabo, em Eldorado Paulista, SP”.

questão 4

Observe a imagem abaixo:

Formação da camada rochosa de basalto

Na composição apresentada, temos a formação do basalto através da solidificação do magma. Sobre essa composição superficial terrestre, podemos que dizer que ela sofre, constantemente, interferências:

a) somente dos agentes endógenos

b) somente dos agentes exógenos

c) dos agentes exógenos e dos processos erosivos

d) dos agentes endógenos e das ações do vulcanismo

e) tanto dos agentes endógenos quanto dos agentes exógenos

questão 5

(UEL-PR)

Processos físicos, químicos e biológicos associados às ações antrópicas alteram significativamente o relevo.

Observe as figuras a seguir.

Processos de transformação do relevo

Com base nas figuras e nos conhecimentos sobre gênese e transformação do relevo, é correto afirmar:

a) A figura II mostra que transformação do relevo e diferenças estruturais das rochas são fenômenos sem correlação entre si.

b) Conforme indicam as figuras I a IV, ações antrópicas, tipos de rochas, clima, declividades topográficas e duração dos processos são fatores atuantes na diversificação das formas de relevo.

c) A figura IV mostra que a gênese das formas de relevo está condicionada à dinâmica de apropriação e uso do solo urbano.

d) As figuras I a IV mostram que intemperismo, erosão e cobertura vegetal são irrelevantes na transformação do relevo, cuja dinâmica revela a existência de processos autônomos.

e) Como mostra a figura I, os processos de gênese e transformação do relevo são intensos nas médias e altas vertentes e nulos nas áreas de deposição.

respostas
Questão 1

(1) Vulcanismo – apesar de a lava expelida pelos vulcões agir externamente, o vulcanismo é um agente endógeno ou interno de transformação do relevo, em virtude de suas atividades serem oriundas do interior da Terra.

(2) Intemperismo – O intemperismo é o processo de transformação das rochas e dos solos através de processos químicos, físicos e biológicos. Esses elementos, tais como a água, o clima, a umidade, os ventos e muitos outros, são todos de origem externa. Portanto, trata-se de um agente exógeno de transformação do relevo.

(2) Lixiviação – a lixiviação é a lavagem da camada superficial do solo pelo escoamento das águas superficiais. Trata-se, portanto, de um agente exógeno ou externo de modificação do relevo.

(1) Tectonismo – o tectonismo é o processo de formação e transformação do relevo causado pelo movimento das placas tectônicas, que se encontram abaixo da crosta terrestre. Trata-se, portanto, de um agente endógeno ou interno.

(2) Erosão – assim como o intemperismo, a erosão é causada por agentes externos, tais como a água e os ventos, estando relacionada, portanto, a agentes externos de transformação do relevo. 

Dessa forma, a alternativa correta é a Letra C.

Voltar a questão
Questão 2

O agente interno de transformação do relevo que é o grande responsável pela formação de falhas e dobramentos, além de produzir “deformações” sobre o relevo, tais como as cadeias de montanhas, é o tectonismo. As principais ocasiões de transformação estão relacionadas ao afastamento ou encontro entre duas placas.

Portanto, a alternativa correta é a letra A.

Voltar a questão
Questão 3

a) Incorreto – os processos narrados pelo texto são oriundos da ação de química da água sobre a rocha, sendo, portanto, consequência de um agente externo de transformação do relevo.

b) Incorreto – não há evidências, no texto, de que o movimento das placas tectônicas tenha relação com a formação de cavernas, que são oriundas do desgaste do relevo em função da ação da água.

c) Correto – o texto evidencia como as reações químicas, provocadas pelos agentes externos de transformação do relevo, desgastam as rochas e contribuem para a formação de cavernas.

d) Incorreto – não se trata da origem de novos tipos de relevo, e sim da transformação de um tipo específico de rocha em outro.

Voltar a questão
Questão 4

A formação rochosa ilustrada na figura é oriunda da atividade vulcânica, que é um processo endógeno ou interno de transformação do relevo. No entanto, assim como toda a superfície terrestre, essa formação está propensa a intervenções oriundas de elementos como a água, o vento, o clima e outros, que são agentes externos ou exógenos. Podemos dizer, então, que tanto os agentes internos como os agentes externos interferem na transformação desse relevo.

Letra E.

Voltar a questão
Questão 5

a) Incorreto – a figura II demonstra que a formação de relevo e as transformações nele existentes estão diretamente relacionadas às transformações das rochas. Tal processo é evidente na figura porque nela se registra a formação de montanhas e rios, pois os rios transformam qualquer tipo de rocha em rochas sedimentares.

b) Correto – a sequência de figuras, de I a IV, demonstra a dinâmica da transformação do relevo tanto por elementos naturais quanto por ações antrópicas.

c) Incorreto – não é a gênese (origem) da formação do relevo que está associada ao uso do solo pelo homem, mas a sua transformação.

d) Incorreto – as figuras, na verdade, mostram a interdependência entre os diferentes processos de transformação do relevo, que não podem ser entendidos como autônomos.

e) Incorreto – na figura I não há qualquer indício de que a transformação do relevo ocorra em uma determinada altitude ou declividade, uma vez que a imagem demonstra um terreno plano que se transforma em função dos mais diversos acidentes geográficos.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola