Topo
pesquisar

Exercícios sobre agricultura brasileira

Exercícios de Geografia

Estes exercícios sobre agricultura brasileira envolvem as transformações produtivas no campo e a dinâmica do espaço agrário no Brasil. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

Observe o mapa e o texto a seguir:

Mapa para exercícios sobre agricultura brasileira*
Mapa para exercícios sobre agricultura brasileira*

*Disponível em: Contenidosdigitales

De grão em grão – transgênico ou não – o cultivo da soja espalhou-se por todas as regiões do Brasil nas três últimas décadas. Ocupa hoje uma área cinco vezes e meia superior à da Holanda. O Brasil foi, em 2003 e 2004, o maior exportador mundial de soja e vem mantendo a posição de segundo maior produtor, após os Estados Unidos. A previsão é de que esta condição de maior exportador mundial volte a ocorrer em breve, consolidando-se ao longo dos próximos anos”.

(SCHLESINGER, S., NORONHA, S. O Brasil está nú! O avanço da monocultura da soja, o grão que cresceu demais. Rio de Janeiro: FASE, 2006).

O mapa acima representa o avanço da produção de soja no Brasil, cuja principal consequência socioespacial foi:

a) a democratização da estrutura fundiária pelo interior do país

b) a expansão da fronteira agrícola sobre as áreas do Cerrado

c) a ampliação de reservas florestais nas áreas do Centro-Oeste

d) a diminuição dos latifúndios improdutivos no território nacional

e) o crescimento da agricultura de subsistência

questão 2

Ao longo da história econômica do Brasil, qual desses produtos agrícolas não fez parte de uma prática monocultora ou de elevado impacto estrutural no país?

a) Soja

b) Cana-de-açúcar

c) Café

d) Tabaco

questão 3

 “ONU declara 2014 como o 'Ano Internacional da Agricultura Familiar. A ideia é promover uma ampla discussão e cooperação mundial para aumentar a conscientização e entendimento dos desafios que os pequenos agricultores enfrentam”.

(BRASIL. Ministério da Integração Nacional. Disponível em: http://www.integracao.gov.br)

A agricultura familiar no Brasil concentra-se:

a) Na região Sudeste, próxima aos grandes centros industriais do país.

b) Na região Sul, com poucas terras agricultáveis à disposição.

c) Na região Norte, junto aos domínios naturais da Amazônia.

d) Na região Centro-Oeste, contendo a frente de expansão do agronegócio.

e) Na região Nordeste, notadamente na Zona da Mata.

questão 4

(UNIOESTE - 2011)

Sobre a agricultura no Brasil, leia as assertivas abaixo:

I. A mecanização agrícola e a liberação de mão de obra na agricultura foram importantes fatores de migração da população do campo para as cidades.

II. A concentração fundiária, que se observa, entre outros estados, no Paraná e no Mato Grosso do Sul, é fator de expropriação de camponeses que passam a buscar áreas da fronteira agrícola da Amazônia ou se direcionam aos centros urbanos.

III. Os boias-frias são trabalhadores sazonais característicos da implantação de relações capitalistas modernas no campo.

IV. O avanço da pecuária extensiva na Amazônia e a ocupação das áreas de Cerrado visando à cultura de grãos resultaram na redução da taxa de urbanização dos Estados do Mato Grosso e de Rondônia.

Assinale a alternativa cujas as afirmativas estão corretas.

a) I, III e IV.

b) II, III e IV.

c) III e IV.

d) I, II e IV.

e) I, II e III.

respostas
Questão 1

O mapa e o texto demonstram o crescimento produtivo da soja no Brasil ao longo dos últimos tempos. Com respeito a esse crescimento, uma das consequências mais notórias foi a expansão da fronteira agrícola sobre o espaço do Cerrado, graças às técnicas agrícolas que permitiram o cultivo sobre solos ácidos, como os do Centro-Oeste brasileiro.

Alternativa correta: letra B.

Voltar a questão
Questão 2

O Brasil, em sua história agrícola, passou por vários ciclos, dos quais se destacaram o da cana-de-açúcar durante o período colonial, o do café e, mais recentemente, o da soja. O tabaco, apesar de também produzido no país, nunca ganhou o protagonismo econômico dos demais.

Alternativa correta: letra D

Voltar a questão
Questão 3

A agricultura familiar concentra, atualmente, mais de 80% de suas terras na região Norte do país, fruto da expansão da fronteira agrícola e da difusão de latifúndios pelas demais regiões do território nacional.

Alternativa correta: letra C.

Voltar a questão
Questão 4

a) Verdadeiro – A mecanização agrícola foi um dos fatores que contribuíram para a concentração de terras nas áreas rurais do interior do país, resultando na expansão do êxodo rural.

b) Verdadeiro – Uma grande parcela de pequenas propriedades familiares passou a incorporar grandes áreas fundiárias nos estados citados, bem como em outras partes do Brasil, direcionando a população rural para as cidades e para as frentes pioneiras agrícolas.

c) Verdadeiro – Os boias-frias são trabalhadores sazonais, ou seja, conseguem empregos durante uma época do ano, geralmente no corte da cana ou na colheita de alguns produtos primários.

d) Falso – O avanço da pecuária no Norte do país contribui para o avanço da urbanização por meio do aumento da migração campo-cidade.

Alternativa correta: letra E.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola