Topo
pesquisar

Exercícios sobre agricultura intensiva e meio ambiente

Exercícios de Geografia

Com estes exercícios sobre agricultura intensiva e meio ambiente, você poderá testar seus conhecimentos sobre os impactos ambientais da produção agrícola. Publicado por: Amarolina Ribeiro
questão 1

Queda no número de borboletas no Reino Unido choca cientistas

Um dado chamou a atenção dos cientistas britânicos esta semana: neste verão, constatou-se uma brutal queda no número de borboletas. A informação vem do Big Butterfly Count, um órgão de pesquisa britânico [...] A borboleta-pavão, por exemplo, sofreu uma redução de 42% da sua população em relação ao ano passado.

“Choque e mistério” foram as palavras utilizadas pelos cientistas da Butterfly Conservation. Entre os possíveis motivos para essa diminuição do número de borboletas estão a irregularidade das estações do último ano, além dos impactos da agricultura intensiva e uso de pesticidas.

Disponível em: http://www.oeco.org.br/blogs/salada-verde/queda-no-numero-de-borboletas-no-reino-unido-choca-cientistas/ - 21/10/2016 - adaptado

A respeito da agricultura intensiva, avalie as proposições a seguir:

I) É um agrossistema típico de países desenvolvidos e, quando presente nos países subdesenvolvidos, em geral, a produção é destinada à exportação.

II) As técnicas e insumos empregados na agricultura intensiva são inócuos para o meio ambiente, uma vez que as tecnologias utilizadas nessa modalidade têm foco na sustentabilidade.

III) Agricultura intensiva é um sistema produtivo caracterizado pela utilização intensiva das novas técnicas e tecnologias para o aumento da produtividade agrícola.

IV) A agricultura intensiva promoveu uma revolução no aumento da produtividade e na redução de tempo para a obtenção de resultados na produção agrícola.

Assinale a alternativa correta:

a) F, V, V, V

b) V, V, F, V

c) F, V, F, V

d) V, F, V, V

e) V, F, V, F

questão 2

“A poluição genética, a perda de biodiversidade, o surgimento de ervas daninhas resistentes a herbicidas, o aumento do uso de agrotóxicos e a perda da fertilidade natural do solo são os principais riscos ambientais”. Que tecnologia empregada na agricultura intensiva pode provocar os danos acima citados?

a) irrigação dos terrenos cultivados.

b) técnicas de terraceamento e drenagem.

c) utilização de insumos agrícolas como pesticidas.

d) uso indiscriminado de fertilizantes.

e) uso de Organismos Geneticamente Modificados.

questão 3

(UFPR) A erosão das partículas superficiais do solo pela água ou pelo vento é um fenômeno natural, embora seja influenciado pelas atividades humanas. Sobre o tema, considere as seguintes afirmativas:

1. Algumas atividades tradicionais no manejo da terra colocam em risco as áreas agricultáveis nos aspectos relativos à perda de nutrientes e de matéria orgânica dos solos.

2. A erosão dos solos altera a sua textura, estrutura e queda nas taxas de infiltração e retenção de água.

3. O processo erosivo diminui a produtividade da terra, o que leva a uma ampliação do uso de fertilizantes químicos.

4. A erosão natural, acelerada por processos de natureza humana, pode transformar completamente as paisagens.

Assinale a alternativa correta:

a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.

b) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.

c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.

e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

questão 4

Assinale a alternativa que não contém um impacto ambiental provocado pela agricultura intensiva.

a) Surgimento de erosões no solo desgastado e sem a cobertura vegetal original.

b) Desmatamento, causado para a liberação de áreas para o cultivo de produtos agrícolas.

c) Contaminação dos solos e água provocada pelo uso de agrotóxicos e fertilizantes.

d) Equilíbrio entre a atividade produtiva e a conservação dos recursos hídricos.

e) Esgotamento dos solos pelo uso ininterrupto e excessivo de insumos agrícolas.

respostas
Questão 1

Letra D

A alternativa II está incorreta porque a agricultura intensiva faz uso de insumos, técnicas e tecnologias que causam significativos impactos no meio ambiente. Nessa modalidade, é frequente o uso de agrotóxicos, irrigação, uso intensivo de maquinário agrícola e fertilizantes.

Voltar a questão
Questão 2

Letra D

O uso dos Organismos Geneticamente Modificados (OGM) na agricultura pode provocar uma série de impactos no meio ambiente.

Voltar a questão
Questão 3

Letra E

Todas as afirmativas estão corretas, pois:

  • O uso intensivo do solo, sem as técnicas de manejo adequadas, pode desgastá-lo, empobrecê-lo e até iniciar um processo de desertificação.

  • O processo de erosão do solo ocasiona sua alteração química e física, facilitando a sua fragmentação e diminuindo o acúmulo de água e nutrientes.

  • Com a erosão e a consequente perda de nutrientes, o solo empobrecido passa a ser mais vulnerável, bem como as espécies nele cultivadas, o que exige um maior uso de fertilizantes.

  • Um importante exemplo de como as erosões transformam as paisagens é a extinção de rios causada pela intensa erosão de suas margens.

Voltar a questão
Questão 4

Letra D

A letra D está incorreta porque a irrigação dos terrenos cultivados é responsável pela utilização de significativa parcela da água potável. Mais da metade da água consumida é destinada a irrigar campos cultivados. Esse panorama tem causado preocupação a respeito de uma possível restrição de água potável.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola