Topo
pesquisar

Exercícios sobre Agropecuária

Exercícios de Geografia

Os exercícios sobre agropecuária ajudam a entender a lógica econômica e social estruturante do meio rural. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

Observe a imagem a seguir e assinale o tipo de agricultura a ela correspondente:

Campos de rizicultura no Vietnã
Campos de rizicultura no Vietnã

a) Agricultura extensiva

b) Plantations

c) Agricultura de jardinagem

d) Agricultura itinerante

questão 2

No Brasil, a agropecuária é um dos principais setores da economia, sendo uma das mais importantes atividades a impulsionar o crescimento do PIB nacional. Nesse contexto, o tipo de prática predominante é:

a) a agricultura familiar, com elevado emprego de tecnologias.

b) o agronegócio, com predomínio de latifúndios.

c) a agricultura sustentável, com práticas extrativistas.

d) a agricultura itinerante, com técnicas avançadas de cultivo.

questão 3

(UEG-2012) A finalidade primordial da agricultura é a produção de alimentos. Todavia, apesar dos avanços e das conquistas tecnológicas, o número de famintos no mundo continua alto. Com relação a esse tema, é correto afirmar:

a) a fome no mundo deve-se mais a fatores relacionados às condições naturais adversas, como secas prolongadas, excesso de chuvas, pobreza do solo, entre outras.

b) a existência da fome no mundo é reflexo do preço elevado dos alimentos, da falta de acesso à terra, do controle das multinacionais no mercado agrícola, entre outras causas.

c) a modernização da agricultura gerou oferta recorde e excedente de alimentos para alimentar toda a humanidade, debelando, assim, a fome nos países pobres.

d) nos países subdesenvolvidos, nos quais a principal atividade econômica é a agropecuária, o problema da fome é menor devido à produção de alimentos básicos.

questão 4

(UEPB – com adaptações) O processo de concentração fundiária caminha junto à industrialização da agropecuária com predomínio de capitais. Sobre esse tema, assinale o que for incorreto:

a) O discurso de modernidade das elites tem contribuído para que a terra esteja concentrada nas mãos da grande maioria dos agricultores brasileiros.

b) Os pequenos agricultores não conseguem competir e são forçados a abandonar suas lavouras de subsistência e vender suas terras.

c) A intensa mecanização leva à redução do trabalho humano e à mudança nas relações de trabalho, com a especialização de funções e o aumento do trabalho assalariado e de diaristas.

d) As modificações na estrutura fundiária provocam desemprego no campo, intenso êxodo rural, além de aumentar o contingente de trabalhadores sem direito à terra e sua exclusão social.

respostas
Questão 1

As riziculturas, como na ilustração, são praticadas dessa forma predominantemente no sudeste asiático, com a aplicação de técnicas como o terraceamento e curvas de nível em virtude do relevo mais acidentado. Com a predominância de minifúndios e do trabalho manual, esse tipo de prática agrícola é classificado como Agricultura de Jardinagem.

Alternativa correta: letra C.

Voltar a questão
Questão 2

A principal atividade agropecuária brasileira é o agronegócio, havendo uma grande quantidade de latifúndios no país. Sozinho, ele é responsável por 22% do Produto Interno Bruto brasileiro.

Alternativa correta: letra B.

Voltar a questão
Questão 3

A problemática da forma do mundo não se solucionou com os avanços tecnológicos alcançados na agropecuária e na produção de alimentos. Isso se explica pelo valor especulativo da terra e das mercadorias, vinculadas à concentração de terras e a outros fatores econômicos relacionados com a desigualdade no acesso à riqueza.

Alternativa correta: letra B.

Voltar a questão
Questão 4

a) Incorreto – A propriedade sobre a terra no Brasil está concentrada nas mãos da minoria dos agricultores brasileiros, e não da maioria.

b) Correto – Com o processo de difusão de tecnologias no campo, aqueles que não detêm posse sobre os métodos e equipamentos mais avançados encontram dificuldades em competir com os grandes produtores.

c) Correto – Com a mecanização da agropecuária, há uma substituição da massa de trabalhadores no campo, que passa a habitar as cidades, executando funções sociais propriamente urbanas.

d) Correto – O desemprego no campo está relacionado com o processo de tecnologização produtiva e concentração fundiária, favorecendo o êxodo rural (migração massiva campo-cidade). 

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola