Topo
pesquisar

Exercícios sobre América Latina

Exercícios de Geografia

Com estes exercícios sobre América Latina, você pode verificar seus conhecimentos sobre essa importante porção do continente americano. Publicado por: Amarolina Ribeiro
questão 1

A respeito das características que diferenciam a América Latina da América Anglo-saxônica, avalie as proposições abaixo:

I) A América Anglo-saxônica, além de ter tido um passado colonial diferente dos países da América Latina, possui o Inglês como língua oficial.

II) A maior parte dos países latino-americanos teve, no período colonial, suas economias destinadas ao abastecimento da metrópole, característica comum em colônias de exploração.

III) Os países da América latina possuem um passado comum. A maior parte de seus países foi colônia de exploração de países europeus, como Espanha, Portugal e França.

IV) Ao avaliar o passado dos países da América Anglo-saxônica e da América Latina, torna-se difícil compreender como países com períodos e história de colonização tão semelhantes tenham hoje um panorama social e econômico tão distintos.

Estão corretas as alternativas:

a) I, II e III.

b) II e IV.

c) Apenas a IV.

d) Todas as alternativas.

e) Nenhuma das alternativas.

questão 2

A respeito das características da América Latina, estão corretas as afirmativas abaixo, exceto:

a) A América Latina representa a maior parte do continente americano e localiza-se entre o Rio Grande (fronteira entre os Estados Unidos e o México) e a Terra do Fogo (extremo sul do continente).

b) A América Latina é regionalizada de acordo com critérios físicos, como relevo, hidrografia e clima.

c) A América Latina é muito extensa no sentindo norte-sul. Sua área total é de 21.060.501 km2, o que resulta em uma densidade demográfica de 27,8 habitantes por km2.

d) A América Latina recebe esse nome porque é composta por países que têm como língua oficial idiomas que derivam do latim, como português, espanhol e francês.

e) O México, embora tenha proximidade com os países da América Anglo-saxônica, é um país que possui mais semelhanças históricas e culturais com os países que compõem a América Latina.

questão 3

A grande extensão no sentido norte-sul, as diferentes latitudes e a variação climática conferem à América Latina uma enorme diversidade de formações vegetais. Destacam-se as principais paisagens, exceto:

a) Desertos

b) Floresta Amazônica

c) Cerrado

d) Tundra

e) Pampa ou Estepes

questão 4

(UFSC-1999 - Adaptada)

Do ponto de vista histórico-social, o continente americano divide-se em América Anglo-saxônica e América Latina. Identifique a proposição que caracteriza INCORRETAMENTE a América Latina.

a) A colonização por exploração deixou marcas profundas nessa parte da América, entre as quais a

excessiva concentração de terras.

b) O colonizador fixou-se de imediato à terra, criando um mercado interno responsável por um precoce desenvolvimento industrial.

c) A dependência, em relação aos países centrais, é estrutural, muito embora as forças endógenas

também atuem na formação econômico-social.

d) Países como o México, o Brasil e a Argentina podem ser caracterizados como uma periferia industrializada.

e) O Espanhol e o Português são as línguas oficiais dominantes, embora existam alguns países que falam inglês e francês.

respostas
Questão 1

Letra A

A característica que mais diferencia a América Latina da América Anglo-saxônica é o passado colonial. A América Latina, diferentemente da Anglo-saxônica, foi colônia de exploração.

Voltar a questão
Questão 2

Letra B

A regionalização da América Latina, assim como a da América Anglo-saxônica, obedece a critérios históricos (tipo de colonização, passado escravocrata) e culturais (origem e costumes semelhantes).

Voltar a questão
Questão 3

Letra D

Tundra é uma vegetação rasteira e extremamente resistente ao frio. É comum nas regiões polares.

Voltar a questão
Questão 4

Letra B

A colonização na América Latina obedeceu essencialmente à lógica da exploração dos recursos. O colonizador europeu, na maior parte dos países, não se fixou nesses territórios e, durante séculos, teve como foco a utilização e exploração das riquezas desses países. O mercado interno das colônias não sofreu evolução, haja vista que o objetivo da produção era abastecer a metrópole.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola