Topo
pesquisar

Exercícios sobre as Consequências do Aquecimento Global

Exercícios de Geografia

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre as consequência do Aquecimento Global e veja a resolução comentada. Publicado por: Wagner de Cerqueria e Francisco
questão 1

Diversas pesquisas comprovam o aumento da temperatura média global, fato que caracteriza o aquecimento global. Esse fenômeno é extremamente prejudicial para todas as formas de vida na Terra, pois causa um desequilíbrio ambiental. Nesse sentido, aponte as principais consequências do aquecimento global?

Ver Resposta
questão 2

Como se caracteriza o processo de aquecimento global e quais os principais fatores responsáveis por esse fenômeno?

Ver Resposta
questão 3

O aquecimento global é, atualmente, a maior preocupação ambiental, sendo um tema responsável por reuniões promovidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), buscando acordos entre diferentes países no que se refere a reduzir as causas desse processo e estabelecer soluções para as consequências do aquecimento global. Aponte as principais causas e consequências do aquecimento global.

Ver Resposta
questão 4

Cite possíveis atitudes para minimizar o processo de aquecimento global.

Ver Resposta
questão 5

Sobre as causas e consequências do aquecimento global é incorreto afirmar que:

a) O processo de aquecimento global será o principal responsável pela extinção de várias espécies tanto da fauna quanto da flora.

b) A queima de combustíveis fósseis é responsável pela intensificação do efeito estufa, agravando as alterações climáticas.

c) São consequências do aquecimento global: derretimento das geleiras, aumento do nível dos oceanos, alterações de ecossistemas.

d) O aquecimento global é um fenômeno natural que está sendo acelerado devido às atividades humanas.

e) Os países desenvolvidos industrializados, principalmente Estados Unidos e as nações da União Europeia, são os únicos responsáveis pelo aquecimento global.

Ver Resposta
respostas
Questão 1

O aquecimento global gera uma ameaça ao equilíbrio dos ecossistemas, modificando o regime das chuvas e secas, alterando o ciclo hidrológico, promovendo a escassez de água, tempestades e furacões, afetando diretamente a vida de vários seres. Outra consequência desse fenômeno é o derretimento das geleiras, fato que aumenta o nível dos oceanos e modifica sua temperatura. Isso agride diretamente a vida aquática, além de poder inundar algumas cidades litorâneas.

Voltar a questão
Questão 2

O aquecimento global é uma das consequências das alterações climáticas ocorridas no planeta. Muitos estudos são realizados com o intuito de estabelecer os principais causadores do aquecimento global. Atualmente, duas vertentes explicam esse fenômeno. Uma parcela da comunidade científica defende a tese que o aquecimento global é um processo natural, argumentando que a Terra está numa fase de transição natural, saindo da era glacial e entrando na era interglacial.

Outra parcela da comunidade científica alega que o aquecimento global está diretamente ligado às atividades humanas, que intensificam o efeito estufa.

Portanto, o aquecimento global pode ser entendido como um processo natural, entretanto, as atividades humanas estão intensificando drasticamente esse fenômeno. Entre os principais fatores responsáveis pelas alterações climáticas estão: queimadas de florestas, desmatamentos, utilização de combustíveis fósseis, aterros sanitários, entre outros.

Voltar a questão
Questão 3

Entre as principais causas e consequência do aquecimento global estão:

Causas:

- Queimadas
- Desmatamento
- Queima de combustíveis fósseis
- Emissão de gases poluentes
- Modo de produção e consumo
- Aterros sanitários/lixões


Consequências:

- Derretimento das calotas polares
- Secas
- Tempestades, furacões, tufões e ciclones
- Redução da biodiversidade
- Crescimento e surgimento de desertos
- Alterações de ecossistemas
- Escassez de água

Voltar a questão
Questão 4

Para a minimização das alterações climáticas é de fundamental importância uma mudança comportamental no modo de produção e consumo. Entre as possíveis atitudes a serem tomadas estão:
- Redução do desmatamento.
- Intensificar o reflorestamento.
- Conter a produção industrial desenfreada.
- Optar por produtos biodegradáveis.
- Reduzir o consumo.
- Realizar a reciclagem de materiais.
- Diminuir a utilização de combustíveis fósseis.
- Utilizar fontes de energéticas limpas (eólica, solar, etc.).

Voltar a questão
Questão 5

a) Verdadeiro – O aquecimento global, já neste século e no próximo, será o principal responsável pela extinção de espécies da fauna e da flora, ultrapassando, portanto, a caça predatória e a fragmentação de habitats.

b) Verdadeiro – A queima de combustíveis fósseis libera gases como o dióxido de carbono (CO2), o metano (CO4) e óxido nitroso (N2O), que retêm o calor proveniente das radiações solares, como se funcionassem como o vidro de uma estufa de plantas, esse processo causa o aumento da temperatura terrestre.

c) Verdadeiro – As alterações climáticas promovem, entre outros fatores, o derretimento das geleiras e a consequente elevação do nível dos oceanos. O aquecimento global também desencadeia um desequilíbrio ambiental, alterando os ecossistemas.

d) Verdadeiro – Conforme pesquisas científicas, o aquecimento global é um processo natural, onde a Terra está em um processo de transição da era glacial para a era interglacial. No entanto, esse fenômeno está sendo extremamente agrado em razão das atividades humanas agressivas ao meio ambiente.  

e) Falso – Os países desenvolvidos são os principais responsáveis pelo aquecimento global, pois estabelecem modos de produção e consumo extremamente prejudiciais ao meio ambiente. Porém, as nações em desenvolvimento também têm sua parcela de participação nesse processo, pois atuam de forma agressiva ao meio ambiente.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola