Topo
pesquisar

Exercícios sobre Aspectos Humanos da China

Exercícios de Geografia

Os aspectos humanos da China envolvem questões sobre população, etnias, economia, sociedade, desenvolvimento, entre outras. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

Ao limitar a maioria dos casais da China continental a um filho, a Comissão Nacional de População e Planejamento Familiar afirma que cerca de 400 milhões de nascimentos foram prevenidos de 1979 em diante.

"Os nascimentos prevenidos na China também são significativos para a preservação dos recursos naturais e meio ambiente em todo o mundo", diz o professor Yuan Xin, do Instituto de População e Desenvolvimento, parte da Universidade Nankai. "Mas esse mérito poderia ser desperdiçado caso a população chinesa viesse a consumir de modo incansável, como fazem os ocidentais, dado o tamanho da população do país".

Os dados oficiais demonstram que o consumo per capita chinês é 20% inferior ao dos Estados Unidos. Caso fossem iguais, o uso total de energia na China seria quatro vezes maior que o norte-americano.

De acordo com Yuan, o governo chinês reconheceu o potencial de consumo excessivo e adotou políticas que encorajam uma economia e estilo de vida "verdes". Promoveu o fechamento de indústrias poluentes e que consomem energia intensamente, desencorajou a compra de automóveis por meio de diversas medidas, promoveu a separação do lixo reciclável e a conservação de água e energia, e proibiu a distribuição de sacolas plásticas.

Folha de S. Paulo, 31/10/2011. Disponível em: Folha.uol

O texto revela os resultados das práticas de controle do crescimento e do modo de vida da população chinesa promovidas pelo governo. Entretanto, como um possível problema ou efeito colateral futuro dessa política, podemos citar:

a) O aumento das disparidades econômicas entre as diferentes regiões chinesas.

b) Problemas relacionados à previdência social e à aposentadoria, em virtude da inversão da pirâmide etária da população.

c) Diminuição do nacionalismo chinês em virtude do aumento da influência da globalização, o que poderia provocar a fragmentação do território da China.

d) As estratégias de redução de consumo podem provocar aumentos excessivos de inflação na economia chinesa.

questão 2

(UFF-RJ)

A China é apontada, hoje, como uma futura superpotência mundial. Apesar de sua abertura gradual e do aumento das desigualdades sociais, o país oferece uma série de vantagens para o capitalismo internacional. Assinale a única alternativa FALSA em relação a essas vantagens:

a) O grande mercado consumidor real e potencial que o país oferece.

b) A localização privilegiada junto às economias que mais crescem no mundo contemporâneo.

c) A sólida infraestrutura em termos de transportes, energia e comunicações.

d) Mão de obra muito farta e extremamente barata em relação a outros países da região.

questão 3

Existem, na China, inúmeros grupos étnicos que se dividem em mais de 56 agrupamentos diferentes. No entanto, o maior deles é o povo _______________, com cerca de 90% da população total da China. A presença desses grupos em um mesmo território foi marcada por alguns conflitos e pela rivalidade, fatos que têm sido controlados pelo governo.

A alternativa que preenche corretamente a lacuna e que corresponde à maior etnia chinesa é?

a) Han

b) Zhuang

c) Manchu

d) Hui

e) Miao

questão 4

(Unifesp-SP)

Assinale a alternativa que relaciona corretamente a tabela com as alterações verificadas na China.

Exportações (%)       1974      1986     2000

Agricultura                42,4       16,2      7,8

Energia                     16,3        8,4        2,8

Manufatura               47,5        71,4      87,3

L´État du monde, 2001.

Nas últimas décadas, o país:

a) transformou-se em uma plataforma de exportação de produtos industrializados, com participação de capital externo.

b) passou por uma abertura comercial que resultou no incremento do mercado interno, em detrimento das exportações.

c) democratizou-se, a ponto de garantir acesso a bens manufaturados à população chinesa.

d) diminuiu a venda de produtos agrícolas, em função da maciça migração do campo para suas principais cidades.

e) baixou suas vendas de produtos energéticos para fornecer energia a Taiwan, que considera seu território.

questão 5

Pode-se afirmar que no território chinês existem duas Chinas. Sobre as disparidades regionais entre essas duas realidades, podemos afirmar que:

a) A porção Oriental é extremamente rica e a Ocidental é extremamente pobre, em virtude de fatores exclusivamente naturais.

b) A China Ocidental é mais rica e industrializada que a Oriental, em virtude da adoção de medidas nessa região que a tornaram independente do restante do país.

c) Os avanços na China Oriental devem-se à implantação, nessa região, das ZPEs (Zonas de Proteção às Exportações), ao contrário da China Oriental, que vive, por opção do governo chinês, em uma economia basicamente agrária e estagnada.

d) A China Ocidental é a grande responsável pelo crescimento chinês, porque nela foram adotados os valores culturais e econômicos do capitalismo ocidental.

respostas
Questão 1

a) Falso – não há relação entre o controle de natalidade chinês e as disparidades regionais do país;

b) Verdadeiro – como a expectativa de vida da população chinesa é elevada, a diminuição de nascimentos (e, futuramente, de pessoas jovens) em face do aumento de idosos pode provocar sérios problemas previdenciários futuros.

c) Falso – não necessariamente o nacionalismo de um país aumenta ou diminui em face à globalização.

d) Falso – em economia, apenas o aumento desordenado do consumo pode gerar aumentos sucessivos de inflação, nunca o contrário.

Voltar a questão
Questão 2

a) Verdadeiro – O grande mercado consumidor da China é alvo de inúmeros investimentos, o que contribui para o crescimento do país.

b) Falso – A China, geograficamente, não possui uma localização privilegiada, uma vez que se encontra longe da Europa e dos EUA, fato que não interfere na economia, sobretudo pelos recentes avanços nos meios de transporte e comunicação.

c) Verdadeiro – A China vem investindo pesado em infraestrutura interna para melhorar o crescimento do país. A maior prova foi a construção da hidrelétrica de Três Gargantas, a maior do mundo atualmente.

d) Verdadeiro – Em razão dos elevados índices populacionais, a China possui um vasto exército de reserva, o que diminuiu o custo da mão de obra da população, atraindo, assim, inúmeras empresas multinacionais.

Voltar a questão
Questão 3

A maior etnia chinesa – e que considera as demais como empecilho ao nacionalismo chinês – é o povo han, cujo idioma oficial é o mandarim.

Voltar a questão
Questão 4

Nas últimas décadas, conforme é possível perceber nos dados fornecidos pela questão, a China vem diminuindo as exportações de produtos agrários e energia (que agora se destinam ao mercado interno) e vem aumentado as exportações de produtos manufaturados ou industrializados, em face da industrialização do país. A alternativa que contempla essa questão é a Letra A.

Voltar a questão
Questão 5

Na China, a Região Oriental é marcada pela industrialização e pela acentuada urbanização. Com a criação das ZPEs, essa região recebeu muitos investimentos estrangeiros, enquanto o governo preferiu manter a China Ocidental estagnada na economia agrária, evitando – através da repressão – um êxodo rural da população dessa região para a porção oriental do país.

Letra C.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola