Topo
pesquisar

Exercícios sobre Biocombustíveis

Exercícios de Geografia

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Biocombustíveis e veja a resolução comentada. Publicado por: Wagner de Cerqueria e Francisco
questão 1

O biocombustível é uma fonte energética resultante do processo de:

A – Depósitos fósseis em grandes profundidades.
B – Aquecimento de placas de material semicondutor.
C – A partir da quebra de átomos de urânio.
D – Movimento dos ventos captados por pás de turbinas ligadas a geradores.
E – Processamento de derivados de produtos agrícolas como a cana de açúcar, mamona, soja, biomassa florestal, resíduos agropecuários, entre outras fontes.

questão 2

O que se caracteriza como bicombustível?

questão 3

Como pode ser obtido o biocombustível?

questão 4

Quais são as principais matérias primas para a produção do biocombustível?

questão 5

Em razão dos problemas ambientais gerados pelos combustíveis fósseis, além de serem finitos, aumenta-se a discussão pela utilização de fontes energéticas menos poluentes. O biocombustível é uma alternativa, porém, sua utilização não está isenta de problemas. Aborde os aspectos negativos do biocombustível.

questão 6

(UFRJ, 2008) A proposta brasileira de estimular a produção de etanol, com tecnologia nacional, para os mercados interno e externo tem sido tratada com destaque no cenário mundial.

A - Apresente dois fatores que despertam o interesse atual pelo desenvolvimento da produção de biocombustíveis.

B - Apresente dois riscos da expansão da produção de etanol no Brasil.

respostas
Questão 1

A – Falso – Processo que caracteriza a formação do petróleo.
B – Falso – Método utilizado para captação de energia solar.
C – Falso – Procedimento para obtenção de energia nuclear.
D – Falso – Método para a captação de energia eólica.
E – Verdadeiro – Descrição do procedimento para a produção de biocombustível.

Voltar a questão
Questão 2

O biocombustível é um tipo de combustível renovável obtido a partir de gordura vegetal ou animal. É uma fonte energética que gera menos poluente que os combustíveis fósseis, pois é livre de enxofre em sua composição, minimizando os problemas relativos à emissão de gases poluentes e consequente poluição atmosférica.

Voltar a questão
Questão 3

Para a obtenção do biocombustível é necessário o beneficiamento de determinados vegetais, o óleo resultante do processamento desses vegetais é misturado ao álcool anidro (sem água, como é usado nos carros de passeio) ou metanol. Por meio de uma reação química se obtém o biocombustível.

Voltar a questão
Questão 4

São várias as matérias primas que podem ser utilizadas na produção do biocombustível, entre elas se destacam a cana de açúcar, óleos extraídos de soja, semente de girassol, dendê, castanha, buriti, mamona e resíduos agropecuários.

Voltar a questão
Questão 5

Para a produção do biocombustível necessita-se de matéria prima como cana de açúcar, mamona, soja, entre outros, o plantio desses vegetais ocupam áreas que poderiam ser utilizadas para o plantio de alimentos, esse processo pode gerar uma redução na produção de alimentos e o consequente aumento nos preços. Outro fator negativo é a redução da fertilidade do solo e a intensificação de agrotóxicos, causando vários problemas de poluição do solo e do lençol freático.

Voltar a questão
Questão 6

A - Os fatores que despertam o interesse pelo desenvolvimento da produção de biocombustíveis são o aumento do preço do barril de petróleo no mercado internacional; a possibilidade de esgotamento das reservas de petróleo e a preocupação com o aumento das emissões de dióxido de carbono para a atmosfera, que contribuem para o aquecimento global.

B - Entre os riscos da expansão da produção de etanol no Brasil está a expansão da monocultura e suas consequências, como, por exemplo, o despovoamento do campo e o esgotamento da fertilidade do solo com dependência crescente de insumos químicos. Também despontam o desaparecimento ou a redução do cultivo de alimentos com consequente aumento do preço no mercado interno e as flutuações de preço no mercado externo, que levam os produtores a pressionar o governo para assumir os riscos daí decorrentes.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola