Topo
pesquisar

Exercícios sobre Blocos Econômicos da América Latina

Exercícios de Geografia

Existem vários blocos econômicos na América Latina, responsáveis pela integração econômica e política dos países dessa região entre si e com os demais países. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

Os países da América Latina compõem alguns blocos econômicos internacionais. Alguns deles são formados apenas por países dessa região, outros congregam países latinos com os de outras localidades. Assinale a alternativa que apresenta somente blocos econômicos que contam com, pelo menos, um país latino-americano.

a) Mercosul, Alca e ASEAN

b) ALADI, NAFTA e CEI

c) APEC, Mercosul e Alba

d) Pacto Andino, Mercosul e ASEAN

e) NAFTA, Alca e EFTA.

questão 2

Leia o texto a seguir e responda às questões abaixo.

A primeira ideia que nos vem no aniversário do Mercosul, celebrado ontem, é a imagem de dois patinhos na lagoa, número que anima as pedras cantadas nas quermesses paroquiais. Brasil e Argentina, a partir de 1985, passam a nadar na mesma lagoa, após tantos anos a olharem-se ao longe, com certo temor pelo desconhecido, até perceberem que, afinal, do outro lado da margem não havia patos selvagens e ariscos, prontos a atacar, mas apenas um pato solitário em busca de um parceiro. Os dois patinhos, pelas proezas que começaram a fazer juntos, agitaram tanto as águas da lagoa que surgiram outras aves. No dia 26 de março de 1991, com a assinatura do Tratado de Assunção, Paraguai e Uruguai são admitidos no bando.

[...] Recentemente, um pato migrou da região andina para a lagoa mercosulina, aproximando-se do bando. Os quatro patinhos ficaram apreensivos, não por ser aquele propriamente um patinho feio, mas um patinho revolucionário. Porém, com a convivência mais próxima, os patinhos até lhe acharam graça e permitiram o seu ingresso no bando, com exceção de um deles, que o rejeitava insistentemente.

Mas quis o destino que esse patinho relutante cometesse um ato que desagradou aos demais, sendo afastado do grupo temporariamente, até cumprir as regras estabelecidas pelos outros. Esse patinho, agora triste e inconformado com a punição, considerada injusta por uns e acertada por outros, avista ao longe os seus companheiros a conviver alegremente com o recém-chegado pato camarada [...].

ACCIOLY, Elizabeth. 22 anos de Mercosul. Gazeta do Povo, 27/03/2013. Disponível em: gazetadopovo.com.br

A. O “patinho relutante” e o “patinho revolucionário” destacados no texto são, respectivamente,

a) Uruguai e Colômbia

b) Brasil e Chile

c) Paraguai e Venezuela

d) Argentina e Colômbia

e) Argentina e Venezuela

B. Qual foi o ato do “patinho relutante” que fez com que ele fosse excluído do grupo temporariamente?

questão 3

Mapa da América¹
Mapa da América¹

O mapa acima destaca países que compõem um recém-formado bloco econômico nas Américas, marcado por se apresentar como um meio contestatório dos mecanismos reguladores internacionais, como o FMI, o Banco Mundial e, até mesmo, os Estados Unidos.

¹ Créditos da imagem: Keepscases

O bloco econômico ressaltado no texto e no mapa é:

a) ALCA

b) ALADI

c) Mercosul

d) ALBA

e) Fórum Pró-Socialismo nas Américas

 

questão 4

(UFRGS)

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo, na ordem em que aparecem.

A América Latina ocupa posição periférica na economia mundial. Os países da região ora adotam políticas que reforçam esta sua posição, ora defendem propostas alternativas em relação às economias centrais.

Uma das políticas das economias centrais para manter a posição periférica dos demais países é a ___________________; e um projeto internacional destinado a inibir as iniciativas de autonomia e integração dos países latino-americanos é _______________.

a) neoliberal – o Acordo de Livre Comércio das Américas (Alca)

b) liberal – a Comissão Econômica para a América Latina (Cepal)

c) populista – o Mercado Comum do Cone Sul (Mercosul)

d) socialista – a Associação Latino-Americana de Livre Comércio (Alalc)

e) nacionalista – a Organização dos Estados Americanos (OEA)

questão 5

(UFPB)

O Mercosul e outros blocos econômico-comerciais, como o Pacto Andino, o Mercado Comum Centro-Americano, o CARICOM (Comunidade do Caribe) e a ALCA (Área de Livre Comércio das Américas), constituem tentativas de integração de alguns países latino-americanos para promover os seus interesses diante do comércio internacional.

Considerando as relações entre o Mercosul e outros blocos econômicos, é correto afirmar:

a) A atual parceria entre o Mercosul e a União Europeia representa um significativo contrapeso geopolítico ao poderio hegemônico dos Estados Unidos da América.

b) A aproximação entre o Mercosul e a União Europeia não é relevante para os EUA, visto que, em 1990, houve um aumento de trocas comerciais entre esse país e o MERCOSUL.

c) Os subsídios agrícolas, fornecidos pela União Europeia aos seus agricultores, aumentam a possibilidade de competitividade dos produtores rurais do Mercosul.

d) O Produto Nacional Bruto (PNB) do Mercosul, entre 1999 e 2001, sofreu considerável redução, devido à desvalorização das moedas do Brasil e da Argentina, apesar do alto crescimento econômico desses países.

e) As economias latino-americanas são pouco diversificadas, dificultando, assim, um incremento das relações comerciais entre o Mercosul, os EUA e a União Europeia.

respostas
Questão 1

Letra C.

A APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) conta com três países latino-americanos: Chile, Peru e México. O Mercosul é formado exclusivamente por países latino-americanos, assim como a Alba.

Voltar a questão
Questão 2

A. O “patinho relutante” do grupo foi o Paraguai, que não aceitava a inclusão da Venezuela, o “patinho revolucionário”, no Mercosul.

Portanto, letra c.

B. O Paraguai, “patinho relutante” do Mercosul, foi excluído temporariamente em virtude da derrubada do presidente recém-eleito Fernando Lugo, o que foi considerado pelos países-membros do Mercosul como um golpe parlamentar.

Voltar a questão
Questão 3

Letra d. A ALBA (Alternativa Bolivariana para as Américas) foi fundada em 2004 por Cuba e Venezuela e conta, além desses dois países, com Antígua e Barbuda, Bolívia, Dominica, Equador, Nicarágua e São Vicente e Granadinas.

Voltar a questão
Questão 4

O modelo neoliberal implementado na América Latina a partir dos anos 1980 e consolidado nos anos 1990 refletiu negativamente na economia dos países da região, que ampliaram o grau de dependência de suas economias para com o mundo desenvolvido. Uma postura adotada pelos EUA para tentar manter essa relação foi a proposição da ALCA, que hoje praticamente não é mais discutida pelos países americanos, em função da inviabilidade desse projeto para a América Latina, o que ficou provado ao longo dos últimos anos.

Voltar a questão
Questão 5

A recente integração e as políticas de alianças e pactos econômicos entre Mercosul e União Europeia representaram, de um lado, uma saída econômica para as recentes crises econômicas do mundo capitalista e, de outro, uma alternativa frente ao poderio econômico internacional norte-americano, incapaz de ser rivalizado por outras nações de forma individual. Tal aproximação entre esses blocos causou certo incômodo para os EUA, que teme o aumento das tarifas alfandegárias sobre seus produtos exportados para os países-membros de ambos os blocos econômicos.

Portanto, letra A.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola