Topo
pesquisar

Exercícios sobre Blocos Econômicos e organizações mundiais

Exercícios de Geografia

Estes exercícios sobre Blocos Econômicos e Organizações internacionais possuem resolução comentada para auxiliar seus estudos sobre o tema. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

É uma instituição internacional voltada para garantir o controle da produção e das políticas petrolíferas entre os seus países-membros, sendo um dos principais atores na grande crise do Petróleo ocorrida na década de 1970.

O texto acima faz referência a uma importante organização, que é a:

a) ONU

b) OMC

c) OPEP

d) OEA

e) OIT

questão 2

Entre os nomes abaixo, assinale a alternativa que não indica um bloco econômico:

a) União Europeia

b) Organização dos Estados Americanos

c) Mercado Comum do Sul

d) Comunidade dos Estados Independentes

e) Associação de Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico

questão 3

Enumere a segunda coluna a partir da primeira.

Coluna 01

(1) Zona de livre-comércio

(2) Área de livre-comércio

(3) União Aduaneira

(4) Mercado Comum

Coluna 02

( ) Livre circulação de pessoas, bens e serviços.

( ) Eliminação parcial de barreiras comerciais.

( ) Adoção de uma Tarifa Externa Comum (TAC).

( ) Eliminação de tarifas e quotas alfandegárias entre os membros.

questão 4

(UERJ)

Rússia e China rejeitam ameaça de guerra contra Irã

A Rússia e a China manifestam sua inquietude com relação aos comentários do chanceler francês, Bernard Kouchner, sobre a possibilidade de uma guerra contra o Irã. Kouchner acusou a imprensa de “manipular” suas declarações. “Não quero que usem isso para dizer que sou um militarista”, disso o chanceler, dias antes de os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU – França, China, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos – se reunirem para discutir possíveis novas sanções contra o Irã por causa de seu programa nuclear.

(Adaptado de www.estadao.com.br, 18/09/2007).

O Conselho de Segurança da ONU pode aprovar deliberações obrigatórias para todos os países-membros, inclusive a de intervenção militar, como ilustra a reportagem. Ele é composto por quinze membros, sendo dez rotativos e cinco permanentes com poder de veto.

A principal explicação para essa desigualdade de poder entre os países que compõem o Conselho está ligada às características da:

a) geopolítica mundial na época da criação do organismo

b) parceria militar entre as nações com cadeira cativa no órgão

c) convergência diplomática dos países com capacidade atômica

d) influência política das transnacionais no período da globalização

respostas
Questão 1

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) é constituída por 13 membros e objetiva controlar as políticas e os preços do petróleo, reduzindo ou aumentando a oferta desse produto no mercado internacional.

Alternativa correta: letra C. 

Voltar a questão
Questão 2

A Organização dos Estados Americanos, que integra praticamente todos os países das Américas, não se trata de um bloco econômico, mas sim de uma organização internacional de cunho político, jurídico e social. Assim, a OEA não trata de acordos comerciais e econômicos, mas sim de questões relacionadas com os direitos humanos, segurança, desenvolvimento humano e outros temas.

Alternativa a ser assinalada: letra B. 

Voltar a questão
Questão 3

(4) – O Mercado Comum preconiza a total integração entre os membros de um mesmo bloco econômico, envolvendo a livre circulação de pessoas, bens e serviços.

(1) – A Zona de Livre Comércio envolve a eliminação gradativa de barreiras comerciais, sendo um passo inicial para a criação de uma Área de Livre Comércio.

(3) – A União Aduaneira configura-se como um bloco que não possui tarifas entre os membros e que, ao mesmo tempo, adota uma tarifa em comum para relações comerciais envolvendo países que não são membros, chamada de Tarifa Externa Comum.

(2) – A Área de Livre Comércio também não impõe tarifas alfandegárias entre os membros, porém, diferentemente da União Aduaneira, não possui uma Tarifa Externa Comum. 

Voltar a questão
Questão 4

A organização do Conselho de Segurança da ONU aconteceu logo depois do final da Segunda Guerra Mundial e prestigiou aqueles países que saíram fortalecidos ou vencedores desse conflito: EUA, França, Reino Unido e União Soviética (atualmente, a Rússia). Além deles, também integrou a China que exercia um importante e crescente papel geopolítico.

Alternativa correta: letra A. 

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola