Topo
pesquisar

Exercícios sobre Camadas da Terra

Exercícios de Geografia

Para resolver estes exercícios sobre camadas da Terra, é necessário ter em mente as características físicas, químicas e estruturais do interior do planeta. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

A Terra é como uma cebola: é dividida em várias camadas. Entre essas diferentes formas que compõem a estrutura interna do nosso planeta, qual(is) dela(s) pode(m) ser considerada(s) sólida(s).

a) somente a crosta terrestre

b) somente o manto

c) somente o núcleo

d) a crosta e o núcleo interno

e) o manto externo e a crosta

questão 2

Quando um forte terremoto abalou o norte do Chile no dia primeiro de abril, os cientistas encontraram rapidamente uma explicação: ele ocorreu ao longo de uma falha onde as tensões estavam crescendo […]. Essa explicação pode estar clara agora, mas até boa parte do século 20, os cientistas sabiam relativamente pouco sobre os mecanismos por trás desses grandes eventos sísmicos. Entretanto, tudo isso mudou quando um terremoto devastador atingiu o centro-sul do Alasca no dia 27 de março de 1964, quase 50 anos antes do terremoto chileno.

Estudos sobre o grande terremoto do Alasca – realizados em grande parte por um geólogo que sabia muito pouco sobre sismologia quando começou sua pesquisa – revelaram o mecanismo que liga as mudanças observadas na paisagem com a teoria da época, a das placas tectônicas […].

“— Placas tectônicas foram originalmente propostas como uma teoria cinemática —ela tratava de deslocamentos, movimentos e velocidades. A maior conquista foi ligar os terremotos a esses movimentos”, afirmou Arthur Lerner-Lam, vice-diretor do Observatório Terrestre Lamont-Doherty, parte da Universidade de Columbia.

(FOUNTAIN, H. ZH Planeta Ciência, 21/04/2014. Disponível em: zh.clicrbs.com.br).

Como notamos, a ocorrência de terremotos encontra-se, em vários casos, associada à dinâmica de movimento das placas tectônicas. Portanto, podemos considerar que os abalos sísmicos que aterrorizam várias sociedades ao londo do planeta devem-se a eventos geológicos que ocorrem:

a) exclusivamente na crosta terrestre.

b) a partir do meio externo do relevo.

c) em toda a estrutura interna da Terra.

d) entre a crosta e o manto, tendo consequências sobre a superfície.

e) exclusivamente no manto externo.

questão 3

Com o desenvolvimento da rede sismográfica mundial e dos métodos de observação e análise, foram encontradas novas interfaces e zonas de transição no interior terrestre, mostrando que a crosta, o manto e o núcleo são domínios heterogêneos. Partindo das velocidades sísmicas, calculam-se as densidades das camadas principais e de suas subdivisões, para em seguida buscar a identificação das rochas presentes nessas camadas”.

(PACCA, I. G. e MCREATH, I. A composição e o Calor da Terra. In: TEIXEIRA, W. et. al (orgs.). Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2000. p.85).

Sobre a estrutura interna da Terra, julgue as afirmativas a seguir:

I. A crosta terrestre pode ser classificada em continental e oceânica.

II. O núcleo externo encontra-se no estado líquido.

III. Entre o manto e o núcleo encontra-se a descontinuidade de Mohorovicic.

IV. A litosfera abrange o núcleo e a crosta da Terra.

V. O manto é a maior das camadas internas do planeta.

VI. O manto externo é menos denso e mais pastoso do que o manto interno.

Sobre a pertinência das afirmações acima, é válido dizer que:

a) Todas estão corretas.

b) Apenas I, III e VI estão corretas.

c) III e IV estão incorretas.

d) I, II, V e VI estão corretas.

e) Todas estão incorretas.

questão 4

(UFPE)

O estudo das ondas sísmicas e dos campos magnéticos permitiu o descobrimento e a caracterização de três importantes camadas internas da Terra: a Litosfera, o Manto e o Núcleo. Com relação a esse tema, estão corretas as afirmações abaixo:

I. ( ) O Manto envolve o núcleo terrestre, ocupa a maior parte do volume do planeta e se comporta como um fluido que se move lentamente.

II. ( ) A Crosta Oceânica, uma porção da Litosfera, é composta fundamentalmente por rochas graníticas e não apresenta, em suas camadas inferiores, rochas basálticas.

III. ( ) Sob a Litosfera existe uma camada de rocha menos rígida, conhecida como Astenosfera; trata-se de uma zona de baixa velocidade sobre a qual "flutuam" as placas litosféricas.

IV. ( ) O Núcleo é formado basicamente por níquel e alumínio; essa camada, que produz o campo magnético do planeta, apresenta elevadas temperaturas.

V. ( ) A Litosfera acha-se dividida em blocos mais ou menos rígidos designados como "placas"; essas placas são deslocadas por correntes de convecção que se formam no Manto.

respostas
Questão 1

A maior parte da estrutura da Terra não se encontra na forma sólida em função do elevado calor interno. As únicas camadas com essa característica são a crosta (por apresentar temperaturas baixas que permitem a solidificação das rochas) e o núcleo interno (que, em função da elevada pressão, permanece rígido).

Alternativa correta: letra D.

Voltar a questão
Questão 2

A movimentação das placas tectônicas, responsável pela ocorrência dos principais e mais temíveis terremotos que atingem o planeta, é um processo que ocorre na crosta terrestre, mas que envolve eventos geológicos que ocorrem em outras camadas.

O núcleo terrestre, por apresentar elevadíssimas temperaturas, é responsável pelo aquecimento do manto, que, por esse motivo, apresenta movimentações cíclicas em seu magma. Essas movimentações, chamadas de correntes de convecção, exercem uma pressão sobre a crosta, possibilitando a sua movimentação, o que pode gerar os abalos sísmicos.

Alternativa correta: letra C.

Voltar a questão
Questão 3

I. Verdadeiro – A crosta terrestre pode ser dividida em oceânica (com menores profundidades) e continental (mais profunda).

II. Verdadeiro – O núcleo externo, em razão das elevadas temperaturas, encontra-se totalmente no estado líquido, diferentemente do núcleo interno, que é sólido.

III. Falso – A descontinuidade de Mohorovicic encontra-se entre a crosta e o manto.

IV. Falso – A litosfera envolve, basicamente, a camada rochosa do planeta, ou seja, a crosta terrestre.

V. Verdadeiro – O manto é, de longe, a maior e a mais volumosa das camadas terrestres.

VI. Verdadeiro – Em função das variações de temperatura, o manto externo é menos denso e menos fluido do que o manto interno.

Voltar a questão
Questão 4

I. (V) O manto é a maior das camadas da Terra, posicionando-se acima do núcleo e, consequentemente, envolvendo-o. Ele realiza pequenos movimentos que formam as células de convecção.

II. (F) A crosta oceânica apresenta rochas basálticas, principalmente em áreas vulcânicas.

III. (V) A Astenosfera é composta por magma e posiciona-se logo abaixo da camada rochosa do planeta.

IV. (F) O Núcleo é basicamente formado por Níquel e Ferro (NIFE).

V. (V) As correntes de convecção do manto propiciam o movimento das placas tectônicas, que são segmentações da crosta terrestre.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola