Topo
pesquisar

Exercícios sobre Ciclo das Rochas

Exercícios de Geografia

O ciclo das rochas é o processo de transformação e renovação dos diferentes tipos de rocha e evidencia o carácter dinâmico da Terra. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

(UFV) Observe a figura abaixo:

Esquema ilustrativo do Ciclo das Rochas

No decorrer do tempo geológico, as rochas passam por diversas modificações e se transformam. Com base na figura acima e nos conhecimentos sobre dinâmica da crosta terrestre, assinale a afirmativa INCORRETA:

a) As rochas ígneas são formadas a partir do resfriamento do magma, levando à formação de rochas como o granito.

b) O intemperismo transforma as rochas ígneas em metamórficas, como ocorreu com a formação do calcário na região de Sete Lagoas (MG).

c) As rochas metamórficas são mais resistentes ao intemperismo do que as rochas sedimentares, permitindo o uso dessas na construção civil.

d) As rochas sedimentares são formadas pelo processo de compactação do material oriundo do intemperismo e do transporte das rochas ígneas ou metamórficas.

e) As rochas metamórficas resultam da transformação de rochas antigas, submetidas à pressão ou elevação de temperaturas, como é caso do gnaisse.

questão 2

“[...] Define o conjunto de processos pelos quais uma determinada rocha é transformada, através de reações que se processam no estado sólido, em outra rocha, com características distintas daquelas que ela apresentava antes de sua atuação. Estas modificações implicam mudanças na estrutura, textura, composição minearológica ou mesmo composição química da rocha, que ocorrem geralmente de maneira combinada”.

TEXEIRA, W. et. al. (orgs.) Decifrando a Terra. Oficina de Textos: São Paulo, 2000. p.382.

O texto acima conceitua o processo de:

a) hidromorfismo, que transforma rochas hidromórficas em sedimentares.

b) laterismo, que transforma qualquer tipo de rocha em latossolo.

c) vulcanismo, que transforma qualquer tipo de rocha em vulcânica.

d) intemperismo, que transforma rochas ígneas em sedimentares.

e) metamorfismo, que transforma qualquer tipo de rocha em metamórfica.

questão 3

As rochas magmáticas, como o próprio nome sugere, são aquelas que surgem a partir do resfriamento e da solidificação do magma. Esse processo pode ocorrer abaixo da superfície (processo lento) e sobre a superfície (processo rápido), tendo, assim, características diferenciadas conforme o seu tipo de formação.

Os processos lento e rápido, descritos no texto acima, originam, respectivamente, rochas magmáticas do tipo:

a) vulcânicas e plutônicas

b) intrusivas e plutônicas

c) micromórficas e orogenéticas

d) plutônicas e vulcânicas

e) extrusivas e vulcânicas

questão 4

Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:

Coluna 01

(1) Formação das Rochas Ígneas

(2) Formação das rochas sedimentares

(3) Formação das rochas metamórficas

Coluna 02

I. ( ) É intermediado pelo derretimento das rochas

II. ( ) Ocorre a partir da transformação de outras rochas sem decomposição das mesmas

III. ( ) É fruto da ação do intemperismo

IV. ( ) Ocorre em função da ação do metamorfismo

V ( )  É resultado da ação dos agentes externos ou exógenos

questão 5

Observe a imagem abaixo:

O ciclo das rochas e os processos atuantes

Ao observar o esquema acima, notamos que não há uma flecha que aponte a transformação das rochas sedimentares em rochas ígneas diretamente. Esse processo não é possível, pois:

a) as rochas sedimentares não são suscetíveis à transformação, graças ao seu alto grau de estabilidade.

b) a coesão das moléculas das rochas sedimentares inibe a ação dos agentes endógenos sobre ela.

c) durante o aquecimento das rochas sedimentares, essas se transformam em metamórficas antes de se tornarem ígneas.

d) as rochas sedimentares são pouco resistentes e se fragmentam antes de se tornarem ígneas.

respostas
Questão 1

a) Correta – Para a formação das rochas do tipo magmáticas ou ígneas, é necessária a fusão das formações rochosas que se transformam em magma e, após o seu resfriamento, solidificam-se.

b) Incorreta – Ao observamos o esquema ilustrado no enunciado da questão, torna-se perceptível o fato de que o intemperismo não é responsável pela formação de rochas metamórficas, e sim sedimentares.

c) Correta – As rochas metamórficas, por serem provenientes da transformação de outras rochas e da estabilização química de seus minerais, apresentam maior resistência à ação erosiva e ao intemperismo.

d) Correta – Em função do intemperismo, as rochas fragmentam-se em pequenos sedimentos que são depositados, geralmente, em fundos de rios e lagos em várias camadas que, com a pressão e temperaturas adequadas, solidificam-se e transformam-se em rochas sedimentares.

e) Correta – As rochas metamórficas surgem da transformação de rochas preexistentes, em virtude das diferenças das condições de pressão e temperatura entre os locais em que elas foram formadas e as regiões em que se encontram.

Voltar a questão
Questão 2

O processo de transformação das rochas que ocorre apenas no estado sólido, isto é, sem se transformar em magma, é o metamorfismo, que dá origem às rochas metamórficas.

Letra E.

Voltar a questão
Questão 3

Durante a formação das rochas magmáticas, quando o resfriamento do magma ocorre dentro da superfície, as rochas são classificadas em intrusivas ou plutônicas, como o granito. Quando esse processo ocorre sobre a superfície, as rochas originadas são chamadas de extrusivas ou vulcânicas, como o basalto.

Portanto, a alternativa correta é a letra D.

Voltar a questão
Questão 4

I. (1) A formação das rochas ígneas necessita da fusão das rochas para, posteriormente, ocorrer resfriamento e solidificação.

II. (3) As rochas sedimentares formam-se a partir da transformação de outras rochas, chamadas de "rochas mãe"

III. (2) O intemperismo proporciona a formação de sedimentos que, ao se aglomerarem, podem dar origem a rochas sedimentares.

IV. (3) O metamorfismo transforma rochas preexistentes em rochas metamórficas

V. (2) Os agentes exógenos desgastam as rochas, originando os sedimentos, que formam as rochas sedimentares.

Voltar a questão
Questão 5

Para a formação das rochas ígneas ou magmáticas, são necessários, primeiramente, o aquecimento e o derretimento das rochas preexistentes em magma que, só depois, poderão resfriar-se e solidificar-se. Durante esse processo de aquecimento, as rochas sedimentares mudam suas composições de textura, químicas e minerais, caracterizando o processo de metamorfismo e consequente formação de rochas metamórficas. É somente após a continuação desse processo que o ciclo será continuado.

Portanto, a resposta correta é a letra C.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola