Topo
pesquisar

Exercícios sobre Cidades Médias

Exercícios de Geografia

Os exercícios sobre cidades médias estimulam o pensamento sobre o processo de rápido crescimento dessas cidades no Brasil atual. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

Cidades médias lideram crescimento populacional

Na última década, número de habitantes nestes municípios aumentou, em média, 1,43% por ano, contra 0,90% dos demais.

(SANTANA, L. O Estado de S. Paulo, 28/11/2010)

Sobre as cidades médias, assinale a alternativa correta:

a) São cidades que possuem menos de um milhão de habitantes e localizam-se próximas a capitais estaduais ou centros regionais.

b) Envolvem um complexo sistema urbano, abrigando quase sempre as sedes das principais empresas transnacionais ou globais.

c) Atraem empresas e indústrias e polarizam um conjunto de cidades em nível regional.

d) Atualmente, essas cidades superam as regiões metropolitanas em população, renda e economia.

e) Registram um crescimento econômico superior ao das grandes cidades, podendo tornar-se maiores do que essas em um futuro próximo.

questão 2

O crescimento econômico e populacional das cidades médias no Brasil pode estar associado, direta e indiretamente,

a) à baixa atratividade das pequenas cidades e vilas.

b) ao rendimento econômico positivo das populações interioranas.

c) à desconcentração industrial proporcionada pelas deseconomias de aglomeração.

d) à política governamental de estimular o crescimento do interior do Brasil.

e) ao avanço nos sistemas de transporte e sua recente diversificação e modernização.

questão 3

(UNIR/2011 – com adaptações)

Os mapas apresentam o número de cidades médias (entre 100.000 e 500.000 habitantes) no território brasileiro em 1970 e em 2010.

Crescimento das cidades médias brasileiras entre 1970 e 2010
Crescimento das cidades médias brasileiras entre 1970 e 2010

Com base nos mapas e nos seus conhecimentos, assinale a afirmativa correta.

a) O número de cidades médias da região Norte do país manteve-se inalterado desde 1970, resultado das políticas de conservação ambiental e da rigorosa fiscalização das instituições responsáveis.

b) A partir de 1970 aumentou o número de cidades médias, o que indica que a riqueza, antes concentrada nos grandes centros urbanos, vem sendo distribuída também nas médias aglomerações.

c) A região Nordeste, considerada a mais pobre do país, apresenta hoje poucas cidades médias, resultado do elevado contingente migratório em direção ao Centro-Sul.

d) O aumento do número de cidades médias após a década de 70 do século XX deve-se principalmente à política de incentivos fiscais para a instalação das multinacionais nas metrópoles nacionais, aumentando a demanda por mão de obra especializada.

questão 4

As cidades médias vêm apresentando acelerados índices de crescimento e urbanização, assim como ocorreu com as metrópoles em tempos anteriores. Dessa forma, além de reproduzir o desenvolvimento econômico dos grandes centros, elas também acabam abrigando alguns dos grandes problemas que as metrópoles enfrentam há várias décadas. Entre esses problemas, podemos considerar os seguintes fatores, EXCETO:

a) Crescimento dos índices de violência.

b) Trânsito caótico.

c) Ilhas de Calor.

d) Inversão Térmica.

e) Fuga de indústrias e crescimento do desemprego.

respostas
Questão 1

a) Falso – As cidades médias possuem, em geral, uma população entre 100 mil e 500 mil habitantes. Porém, o fator demográfico não é o fundamental para definir esse conceito.

b) Falso – As cidades que costumam abrigar as sedes de grandes empresas multinacionais são as cidades globais, e não as médias.

c) Verdadeiro – As cidades médias vêm atraindo população e investimentos, polarizando as cidades regionalmente próximas.

d) Falso – As regiões metropolitanas, em média, ainda são maiores em termos demográficos e econômicos em relação às cidades médias.

e) Falso – Mesmo com um crescimento econômico elevado, as cidades médias não apresentam perspectivas de superarem os grandes centros nacionais e internacionais no Brasil.

Voltar a questão
Questão 2

As cidades médias no Brasil vêm crescendo muito em função da desconcentração industrial dos grandes centros metropolitanos, fato que está relacionado com as deseconomias de aglomeração, onde não há mais uma perspectiva de localização das fábricas nas grandes cidades.

Letra C

Voltar a questão
Questão 3

a) Falso – O número de cidades médias não se manteve inalterado, uma vez que, com a leitura do mapa, podemos perceber que o salto foi de duas cidades em 1970 para 18 em 2010.

b) Verdadeiro – Há, atualmente, com a desconcentração industrial, um crescimento econômico das cidades médias, revelando um reordenamento na divisão territorial do trabalho no Brasil.

c) Falso – A região Nordeste, segundo o mapa apresentado na questão, é a segunda região que mais apresenta cidades médias no país.

d) Falso – Os incentivos fiscais existiram, mas para a instalação de empresas nas cidades menores e médias, e não tão somente nas metrópoles.

Voltar a questão
Questão 4

As cidades médias, por não conseguirem absorver o seu rápido crescimento recente, acabam enfrentando os mesmos problemas das metrópoles de urbanização acelerada, tais como: o crescimento dos números de violência, os problemas no trânsito e a ocorrência de problemas microclimáticos antes inexistentes (ilhas de calor e inversão térmica). Das alternativas apresentadas na questão, podemos considerar que não há (ao menos por enquanto) uma fuga de indústrias das cidades médias, que seguem gerando mais empregos, com mão de obra qualificada.

Alternativa correta: letra E.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola