Topo
pesquisar

Exercícios sobre Circulação Atmosférica

Exercícios de Geografia

A circulação atmosférica é um dos principais fatores responsáveis pela configuração e variação dos climas pelo mundo. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

Domingo de sol entre nuvens antecede chegada de massa de ar frio no RS

Os gaúchos devem separar casacos e regatas para enfrentar o domingo e a semana que se inicia. A chegada de uma massa de ar frio e seco ao Estado provoca a queda da temperatura na madrugada desta segunda-feira com mínimas de 3ºC nos Campos de Cima da Serra. A partir de terça, os termômetros começam a subir e já na quarta podem registrar 31ºC na Fronteira Oeste.

Em plena primavera, a madrugada de domingo registrou mínimas com cara de inverno. Em Quaraí, na Fronteira Oeste, os termômetros marcaram 9,8ºC. Já em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, a madrugada registrou 10,8ºC. Apesar do registro da madrugada, ao longo do dia a temperatura deve ficar amena. Porto Alegre deve ter 23ºC, Santa Maria 25°C e Uruguaiana 26ºC.

Jornal Zero Hora, 27/10/2013

Com base em seus conhecimentos sobre massas de ar e circulação atmosférica, podemos concluir que a chegada da massa de ar frio e seco no Rio Grande do Sul provavelmente está relacionada a uma:

a) célula polar

b) célula equatorial

c) célula tropical

d) célula de Ferrel

e) célula de Hadley

 

questão 2

(OSEC)

O deslocamento das massas de ar, que dão origem aos ventos, se faz sempre:

a) das áreas mais elevadas para as mais baixas;

b) das áreas de temperaturas mais altas para as de temperatura mais baixa;

c) das áreas de alta pressão para as de baixa pressão;

d) das áreas mais úmidas para as mais secas;

e) de oeste para leste.

questão 3

Assinale a alternativa que não apresenta uma correlação com a formação das células de circulação atmosférica:

a) desequilíbrio da radiação solar ao longo da superfície terrestre

b) diferenças de pressão atmosférica

c) diferenças de temperatura

d) diferenças nas formas de relevo

questão 4

Instabilidade e frente fria provocam chuva no Sudeste

Áreas de instabilidade associadas ao avanço de uma frente fria provocam chuva em grande parte do Sudeste. Segundo a Climatempo, o Rio de Janeiro, a Zona Mata mineira e o leste de São Paulo ficam encobertos.

Portal Terra, 29/10/2013 [adaptado].

As manifestações de fenômenos climáticos, muitas vezes, estão relacionadas à movimentação das massas de ar. Quando duas dessas massas se encontram, ocorre a formação de frentes frias e quentes, responsáveis por diversas mudanças bruscas no tempo meteorológico. Tais manifestações consolidam-se na:

a) Termosfera

b) Troposfera

c) Mesosfera

d) Ionosfera

e) Camada de Ozônio

questão 5

(UNICAMP)

Observe o esquema abaixo, que indica a circulação atmosférica sobre a superfície terrestre, e indique a alternativa correta.

Esquema explicativo da circulação atmosférica

a) Os ventos alísios dirigem-se das áreas tropicais para as equatoriais, em sentido horário no hemisfério norte e anti-horário no hemisfério sul, graças à ação da Força de Coriolis, associada à movimentação da Terra.

b) Os ventos alísios dirigem-se das áreas de alta pressão, características dos trópicos, em direção às áreas de baixa pressão, próximas ao equador, movimentando-se em sentido anti-horário no hemisfério norte e em sentido horário no hemisfério sul.

c) Os ventos contra-alísios dirigem-se dos trópicos em direção ao equador, movimentando-se em sentido horário no hemisfério norte e anti-horário no hemisfério sul, graças à ação da Força de Coriolis.

d) Os ventos contra-alísios dirigem-se da área tropical em direção aos polos, provocando quedas bruscas de temperatura e eventualmente queda de neve, movimentando-se em sentido anti-horário no hemisfério sul e em sentido horário no hemisfério norte.

respostas
Questão 1

Movimentações de massas de ar frio em regiões próximas a um dos polos, como é o caso do Rio Grande do Sul, costumam estar associadas à célula polar.

Letra A.

Voltar a questão
Questão 2

O que proporciona a formação dos ventos e o deslocamento das massas de ar sempre é a diferença de pressão, de forma que essas movimentações sempre acontecem das zonas de maior para as de menor pressão.

Letra C.

Voltar a questão
Questão 3

A circulação atmosférica estrutura-se a partir das diferenças de radiação solar ao longo da superfície terrestre: as zonas mais próximas ao equador aquecem-se mais e apresentam uma pressão atmosférica diferenciada das zonas polares. Portanto, estão relacionadas às movimentações das células de massas atmosféricas: a pressão, a temperatura e a radiação solar. Das alternativas apresentadas, apenas as formas de relevo não exercem uma direta influência sobre esse fenômeno.

Letra D.

Voltar a questão
Questão 4

As movimentações cíclicas das massas de ar e a consequente formação das frentes frias e quentes ocorrem sempre na Troposfera, a camada da atmosfera mais próxima da superfície. Letra B.

Voltar a questão
Questão 5

Conforme podemos observar na imagem, a circulação atmosférica ocorre através da formação de zonas de alta pressão nas regiões tropicais (próximas aos Trópicos de Capricórnio e de Câncer).

Os denominados ventos alísios são aqueles que se formam nas regiões tropicais de alta pressão e deslocam-se em direção à porção equatorial do planeta. Assim, a Força de Coriolis (a mesma responsável por fazer a água girar em sentido horário no norte e em sentido anti-horário no sul) aponta a direção dos ventos para o oeste, caracterizando a lógica da circulação atmosférica.

A alternativa que concorda com esse raciocínio é a Letra A.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola