Topo
pesquisar

Exercícios sobre composição étnica do Brasil

Exercícios de Geografia

Com estes exercícios sobre composição étnica do Brasil, você pode verificar seus conhecimentos sobre a constituição do povo brasileiro. Publicado por: Amarolina Ribeiro
questão 1

A respeito dos conceitos de raça e etnia, avalie as proposições a seguir:

I) No que diz respeito aos seres humanos, o termo raça não pode ser avaliado em seu sentido biológico, tendo em vista que, nesse aspecto, só existe a raça humana.

II) Raça e etnia referem-se à constituição física de uma determinada população. Os europeus nórdicos, australianos e estadunidenses pertencem a uma mesma raça, pois possuem características físicas semelhantes, como cor da pele, cabelo e olhos.

III) Quando se utiliza o termo raça para se referir a uma ou mais populações humanas, deve-se estar atento, pois o enfoque, nesses casos, é o aspecto sociocultural para diferenciar os grupos populacionais por características físicas e históricas.

IV) O termo raça tem origem biológica, diferentemente do termo etnia, que tem origem biológica, religiosa e cultural.

V) O termo etnia corresponde aos indivíduos que se diferenciam por sua especificidade sociocultural, refletida principalmente na língua, religião e maneiras de agir.

Estão corretas as alternativas:

a) I, II e V.

b) II, IV e V.

c) I, II e IV.

d) I, III e V.

e) I, III, IV e V.

questão 2

O Brasil é conhecido por ser um país multiétnico. São colocados como os principais elementos formadores da nação brasileira:

a) Portugueses, os africanos e os imigrantes árabes, japoneses, italianos e alemães.

b) Imigrantes italianos, africanos e os imigrantes árabes.

c) Indígenas, imigrantes árabes e os imigrantes japoneses e italianos.

d) Os nativos brasileiros – os indígenas, os europeus brancos e os africanos, povo que aqui foi escravizado.

e) Os africanos negros escravizados, os europeus – essencialmente italianos, holandeses e alemães –  e os imigrantes árabes.

questão 3

Os grupos de origem europeia que constituem a atual população brasileira tiveram origens, motivações e história distintas no país. Os primeiros grupos europeus vieram para o Brasil logo no início da colonização do país e outros aportaram aqui apenas no século passado.

Os grupos humanos de origem europeia estão listados abaixo, exceto:

a) italianos

b) portugueses

c) holandeses

d) japoneses

e) alemães

questão 4

Uma população, com origem comum, sustentou a economia do país durante vários anos por meio de seu trabalho, embora tenha sido trazida à força para o Brasil . Boa parte de nossa cultura, práticas sociais, religiões, tradições e costumes está associada a valores oriundos desse povo.

O fragmento acima faz referência a que elemento étnico constituinte da população brasileira?

a) Imigrantes árabes.

b) Africanos

c) Imigrantes japoneses.

d) Indígenas.

e) Alemães e italianos.

respostas
Questão 1

Letra D

Quando se refere a grupos humanos, o termo raça” não é compreendido em seu sentido biológico, mas em seus aspectos socioculturais. Já o termo etnia” costuma definir as populações com base também em suas diferenciações culturais e linguísticas, envolvendo também tradições, religiões e outros elementos.

Voltar a questão
Questão 2

Letra D

A formação étnica da população brasileira possui como principais elementos o negro africano, o indígena nativo e o branco europeu.

Voltar a questão
Questão 3

Letra D

Italianos, portugueses, holandeses e alemães são povos europeus que vieram para o Brasil em diferentes períodos. Os japoneses também fazem parte da leva de imigrantes que o Brasil recebeu, contudo, são asiáticos.

Voltar a questão
Questão 4

Letra B

Os africanos foram durante séculos a mão de obra essencial para o desenvolvimento das atividades econômicas no Brasil.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola