Topo
pesquisar

Exercícios sobre Conceitos Demográficos

Exercícios de Geografia

Compreender os conceitos demográficos é extremamente necessário para a realização de estudos sobre as dinâmicas populacionais. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

Quando falamos que um lugar é ___________________, estamos dizendo que sua população total é grande. Ao dizer que um local está ___________________, significa que a disponibilidade de recursos, ou a sua distribuição, não é suficiente para atender o contingente populacional. E, por fim, quando um lugar é ___________________, significa que há uma grande quantidade de habitantes por m².

A alternativa que completa as lacunas do texto acima é:

a) superpovoado, precarizado, massificado.

b) populoso, superpovoado, densamente povoado.

c) densamente povoado, precarizado, densamente povoado.

d) superpovoado, precarizado, super-habitado.

e) populoso, superpovoado, super-habitado.

questão 2

[...] Tendo 1,6 milhão de árabes israelenses dentro de seu próprio território e ainda controlando desde 1967 parte considerável da Cisjordânia, Israel acabaria tendo, num dia não muito distante, uma população árabe maior do que a judaica, devido ao alto índice de natalidade entre os palestinos, comparado aos israelenses.

Pois bem, a “bomba demográfica” virou miragem, segundo dados divulgados pelo Bureau Central de Estatísticas de Israel sobre a composição da população em Israel e na Cisjordânia.

Por fatores ainda não devidamente explicados, e talvez ligados, conscientemente ou não, ao constante temor de ver o país varrido do mapa por regimes muçulmanos radicais, o índice de natalidade dos israelenses subiu gradativamente ano a ano até atingir a atual e alta média de 3 filhos por casal, praticamente idêntico ao dos palestinos da Cisjordânia – 3,1 filhos por casal [...].

SETTI, Ricardo. “Bomba demográfica” árabe deixa de existir em Israel. Disponível em: veja.abril.com.br

O governo israelense vem constantemente se preocupando em elevar o número de habitantes do país para que, com um quantitativo populacional maior, consiga maior pressão internacional para avançar sobre o território palestino. De acordo com a leitura do texto, podemos observar que a principal estratégia adotada para aumentar o número de habitantes é:

a) intensificar as taxas de migrações

b) aumentar o crescimento absoluto

c) melhorar a expectativa de vida

d) melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

e) elevar o crescimento vegetativo

questão 3

Dentre os tipos existentes de migração, conforme a classificação que tem como critério o tempo de permanência do migrante no local de destino, aquela que se caracteriza pela migração diária realizada por qualquer pessoa em seu cotidiano é:

a) Migração rotineira

b) Migração Sazonal

c) Migração cotidiana

d) Migração pluritópica

e) Migração pendular

questão 4

(UFPE)

O Brasil Escapou da Superpopulação

O país já teve taxa de fecundidade de nação africana – 5,8 filhos por mulher, em 1970. Se essa taxa se mantivesse, a população hoje seria de 300 milhões de habitantes. Como essa taxa caiu para 1,8 filho por mulher, a população atual é de 193 milhões. [...]

(REVISTA VEJA. São Paulo: Ed. Abril, a. 43, n. 27, p. 97, 7 jul. 2010.)

A taxa de fecundidade é um dos fatores da dinâmica populacional e reflete várias tendências da sociedade brasileira e mesmo mundial. Escolha a alternativa correta sobre a demografia e sua dinâmica:

a) O crescimento da população mundial sempre causou polêmicas. No século XVIII, Thomas Malthus já alertava sobre a falta de alimentos para uma população mundial que cresceria descontroladamente e divulgou a sua teoria demográfica. Essa teoria não foi mais utilizada, uma vez que a produção de alimentos atende a toda a população mundial.

b) O custo de formação do indivíduo é maior nos países desenvolvidos em razão da necessidade de dar educação mais completa, de maior quantidade de roupas, material escolar, aparelhos eletrônicos e proibição de trabalho para menores. Tudo isso pode levar a um aumento da taxa de natalidade.

c) O superpovoamento é sempre relativo e se altera com as mudanças econômicas, sociais e tecnológicas. Os países mais desenvolvidos foram os primeiros a terem suas taxas de natalidade em declínio, e um aumento da expectativa de vida, seguidos de imediato pelos países mais pobres.

d) Quando a taxa de fecundidade de um país é muito baixa (inferior a 2,1%), compromete a reposição da população que morre, ocorrendo, muitas vezes, falta de mão de obra e levando a um incentivo às migrações.

e) A dinâmica demográfica dos homens pode ser explicada somente pelos mecanismos naturais, desconsiderando os mecanismos culturais e econômicos de regulação.

questão 5

(VUNESP)

Embora o Brasil esteja colocado entre os países mais populosos do mundo, quando se relaciona sua população total com a área do país, obtém-se um número relativamente baixo. A essa relação de população x área, damos o nome de:

a) Taxa de crescimento.

b) Índice de desenvolvimento.

c) Densidade demográfica.

d) Taxa de natalidade.

e) Taxa de fertilidade.

respostas
Questão 1

Dizer que um local possui uma população total em elevado grau é o mesmo que dizer que esse local é populoso.

Locais onde os recursos existentes não são suficientes para atender a população ou estão mal distribuídos são locais superpovoados.

Quantidade de habitante por m² é o mesmo que densidade demográfica.

Portanto, a alternativa a ser assinalada é a letra b.

Voltar a questão
Questão 2

No texto da questão, percebe-se a intensão do governo de Israel em elevar as taxas de natalidade do país a fim de aumentar a população absoluta. Obviamente, para aumentar a população com base no número de nascimentos, é necessário que esses sejam maiores que o número de mortes (taxa de mortalidade), tornando flagrante a preocupação em elevar o crescimento vegetativo, que é calculado diminuindo a taxa de natalidade pela taxa de mortalidade.

Portanto, letra E.

Voltar a questão
Questão 3

Letra E – migração pendular.

A migração pendular é aquela em que as pessoas se deslocam para um determinado lugar e retorna no mesmo dia ou algumas horas depois. Um exemplo clássico é o movimento realizado pelos trabalhadores de suas casas para o trabalho, outro exemplo é o dos estudantes que vão para a escola e retornam para casa depois da aula.

Voltar a questão
Questão 4

a) Falso – apesar da teoria de Malthus ter se tornado obsoleta, ainda existem muitos teóricos e, inclusive, governantes que aplicam suas ideias. Ela é muito utilizada, apesar das frequentes contestações, para explicar as causas da fome no mundo.

b) Falso – ao contrário, os investimentos na formação e o aumento dos custos na formação de uma pessoa nos países desenvolvidos proporcionaram a redução dos índices de natalidade.

c) Falso – nessa alternativa, há um emprego errado da expressão “superpovoamento”, colocada como se fosse sinônimo de “muitos habitantes”. Na verdade, superpovoamento é uma expressão utilizada para designar condições de pobreza, fome e marginalidade da população.

d) Verdadeiro – esse problema vem sendo observado em países desenvolvidos, que necessitam de mão de obra estrangeira para preencher determinados setores do mercado de trabalho, isso se deve aos baixíssimos índices de natalidade.

e) Falso – A cultura e economia estão diretamente ligadas aos fatores demográficos, sendo impossível separar a população das dinâmicas econômicas e culturais.

Voltar a questão
Questão 5

À relação entre população e área – número de habitantes por m², por exemplo – dá-se o nome de densidade demográfica.

Letra C.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola