Topo
pesquisar

Exercícios sobre Conceitos de População

Exercícios de Geografia

Os estudos sobre a população requerem a compreensão de inúmeros conceitos importantes, tais como natalidade, mortalidade e muitos outros. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

A expressão ____________________, também chamada de “população relativa”, refere-se à proporção entre quantidade de pessoas presentes em um dado território em relação à área que ocupam. É um importante índice capaz de indicar quando há um grande número de habitantes em áreas reduzidas ou quando ocorrem casos de vazios territoriais.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna indicada no texto:

a) Demografia

b) Densidade Demográfica

c) População local

d) Relação habitante/área

e) População residente

questão 2

Primeira queda da população ativa em 10 anos preocupa demógrafos chineses

A porcentagem da população economicamente ativa da China caiu um décimo em 2011 com relação a 2010, de 74,5% para 74,4%, uma redução que, por ser a primeira em dez anos, despertou preocupação em demógrafos e economistas da segunda maior economia do mundo.

Opera Mundi. 20/01/2012. Disponível em: http://operamundi.uol.com.br/

Sobre a População Economicamente Ativa (PEA), assinale o que for correto:

a) A preocupação dos chineses com a População Economicamente Ativa está no fato de essa ser a parcela da população responsável pela manutenção das taxas de natalidade.

b) A população economicamente ativa corresponde ao número de pessoas que estão empregadas, ou seja, a parcela da população que trabalha ou que procura por emprego.

c) Os aposentados formam a parcela mais importante da PEA, pois os valores recebidos em aposentadorias são importantes para dinamizar a economia.

d) A PEA equivale ao número de pessoas que consomem ativamente e ajudam, assim, a movimentar a economia.

questão 3

Crise econômica deixa saldo migratório espanhol negativo – Portal Terra, 27/11/11. Dispónível em: http://economia.terra.com.br

O saldo migratório é um medidor importante para calcular o número de estrangeiros que ingressaram no território. Dessa forma, entendemos que a metodologia empregada nesse cálculo é:

a) diminuição do número de imigrantes pelo número de emigrantes no país em um determinado período.

b) soma do número de imigrantes com população residente.

c) diminuição da população residente pelo número de emigrantes.

d) soma do número de emigrantes com o número de imigrantes e com a população residente.

questão 4

(UFRRJ)

O envelhecimento da população está mudando radicalmente as características da população da Europa, onde o número de pessoas com mais de 60 anos deverá chegar nas próximas décadas a 30% da população total. Graças aos avanços da medicina e da ciência, a população está cada vez mais velha.

Isso ocorre em função do:

a) Declínio da taxa de natalidade e aumento da longevidade.

b) Aumento da natalidade e diminuição da longevidade.

c) Crescimento vegetativo e aumento da taxa de natalidade.

d) Aumento da longevidade e do crescimento vegetativo.

e) Declínio da taxa de mortalidade e diminuição da longevidade.

questão 5

(UFPE - adaptada) Um estudo sobre a dinâmica e a distribuição da população de uma determinada área é realizado a partir do conhecimento e da compreensão dos seus indicadores demográficos. Em relação a alguns desses indicadores, analise as proposições abaixo, assinalando V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas.

( ) A densidade demográfica é obtida a partir da divisão da superfície territorial de um lugar pela sua população absoluta.

( ) O crescimento vegetativo é calculado com base nas taxas de natalidade, mortalidade e migração.

( ) O superpovoamento de uma área não é identificado apenas pela densidade demográfica, mas também pelas condições socioeconômicas existentes.

( ) A taxa de mortalidade infantil identifica o número de óbitos de crianças menores de um ano.

( ) A taxa de fecundidade é um indicador populacional que influencia diretamente o comportamento de um outro indicador, o da natalidade.

respostas
Questão 1

A relação entre o número de habitantes e o tamanho de uma determinada área é o conceito de Densidade demográfica.

Alternativa correta: Letra B.

Voltar a questão
Questão 2

Entende-se por PEA – População Economicamente Ativa – a parcela da população que possui emprego e que busca oportunidades de ingressar no mercado de trabalho, apresentando condições para tal.

Alternativa correta: letra B

Voltar a questão
Questão 3

O saldo migratório corresponde à diferença do número de pessoas que chegam (emigrantes) pelo número de pessoas que abandonam (emigrantes) um determinado território.

Alternativa correta: letra A.

Voltar a questão
Questão 4

Com a queda das taxas de natalidade e o aumento da expectativa de vida da população em função da melhoria da qualidade de vida (taxa de longevidade), inicia-se um processo de transição demográfica que culmina no envelhecimento da população, uma vez que a quantidade de jovens diminui e o número de idosos aumenta em termos absolutos e proporcionais. É o que acontece, atualmente, na Europa, que busca alternativas para sanar esse problema.

Portanto, a alternativa correta é a letra A.

Voltar a questão
Questão 5

(F) – A densidade demográfica é calculada de forma contrária ao apresentado na afirmativa: divisão da população absoluta pela superfície territorial.

(F) – O crescimento vegetativo é calculado apenas utilizando as taxas de natalidade e mortalidade, portanto, não inclui as taxas de migração.

(V) – O superpovoamento ocorre quando o número de habitantes é muito elevado e quando não existem condições sociais e estruturais para atender às suas necessidades.

(V) – A taxa de mortalidade infantil está relacionada com o número de crianças com até 1 ano de idade que não conseguiram sobreviver.

(V) – A taxa de fecundidade – o número médio de filhos por mulher em um determinado período – influencia, obviamente, o número de nascimentos e interfere nas taxas de natalidade.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola