Topo
pesquisar

Exercícios sobre Conflitos Étnicos

Exercícios de Geografia

Os conflitos étnicos se espalham pelo mundo por conta das divisões territoriais dos Estados-nações. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

“Alguns conflitos na Europa tiveram origem vários séculos atrás e relacionam-se ao processo de incorporação de territórios e de grupos étnicos minoritários, como é o caso da dominação inglesa sobre os irlandeses e a espanhola sobre os bascos”.

(Lucci, Elian Alabi; Anselmo Lázaro Branco e Cláudio Mendonça. Território e sociedade no mundo globalizado: Geografia Geral e do Brasil. Ensino Médio. São Paulo: Saraiva, 2005 p.390.)

Sobre o tema dos conflitos étnicos nacionais, assinale a alternativa correta:

a) Os povos bascos são marcados pela luta por autonomia da região basca e pelo empreendimento separatista na Espanha, com o objetivo de se criar um País Basco, que tomaria todo o território espanhol.

b) A Irlanda do Norte é uma nação independente da Grã-Bretanha, com quem forma apenas uma integração territorial e econômica.

c) O grupo terrorista basco ETA, apesar de lutar pela criação do País Basco, não conta com o apoio da maioria basca e, desde 2006, anunciou a deposição de suas armas.

d) A luta da Irlanda do Norte por sua independência frente ao território britânico foi marcada por muitos conflitos e, ainda hoje, não existe previsão de pacificação entre as duas partes, com a realização de atentados terroristas praticamente todos os dias.

questão 2

(UENP) Analise as assertivas abaixo referentes à Caxemira.

I. A Caxemira é uma região disputada tanto pela Índia quanto pelo Paquistão, em virtude de localizarem-se, nessa área, as nascentes dos rios Indo e Ganges, além de outras razões.

II. Índia e Paquistão travaram três guerras desde a independência da Inglaterra, em 1947. Duas delas foram por disputas da Caxemira.

III. A Índia controla 40% da Caxemira; o Paquistão, um terço; a China, o resto.

IV. Os muçulmanos são maioria na região e há 12 anos eles começaram a lutar pelo separatismo, num conflito que já matou mais de 33 mil pessoas. O Paquistão propõe um plebiscito para definir o futuro da área. A Índia prefere a mediação internacional.

Estão corretas:

a) todas as assertivas

b) apenas I e II

c) apenas II e III

d) apenas III e IV

e) apenas I e IV

questão 3

Explique a origem histórica comum dos principais conflitos separatistas e guerras civis do continente africano.

questão 4

Dentre os principais conflitos e impasses étnico-territoriais na região do Oriente Médio, um deles se caracteriza pela luta para a criação de um Estado Nacional que abrigaria aquela que é a maior nação sem pátria do mundo. O texto se refere:

a) aos Curdos, que lutam pela criação do Curdistão.

b) aos Turcos, que tiveram seu território perdido desde a dissolução do Império Turco-Otomano.

c) aos povos da Mesopotâmia, que lutam em uma guerra civil sem trégua para a criação de seu território.

d) aos povos bascos, que liderados pelo grupo terrorista ETA buscam a independência de seu território.

e) aos palestinos, que até hoje não possuem seu Estado e território reconhecidos pela comunidade internacional.

questão 5

(FATEC) “Palavras de ordem, símbolos, propaganda, atos públicos, vandalismo e violência são, atualmente, manifestações de hostilidade frequentes contra estrangeiros na Europa. Os países onde mais intensamente têm ocorrido conflitos são Alemanha, França, Inglaterra, Bélgica e Suíça.”

(MOREIRA, Igor e AURICCHIO, Elizabeth. Construindo o espaço mundial. 3.ª ed. São Paulo: Ática, 2007, p. 37. Adaptado.)

 Sobre o fenômeno social enfocado pelo texto, é válido afirmar que se trata de conflitos:

a) civis e militares, relacionados às formas históricas de exploração dos países do chamado Terceiro Mundo.

b) ligados ao nacionalismo, ao racismo e à xenofobia, no contexto globalizado das grandes migrações internacionais.

c) entre imigrantes das diversas nacionalidades que invadem a Europa, atualmente, na disputa por empregos e por melhores condições de vida.

d) culturais, principalmente causados pelo conflito armado entre países católicos e protestantes, mas também, sobretudo, conflitos contra países islâmicos.

e) étnicos e sociais decorrentes das dificuldades de desenvolvimento de países europeus em continuar a sua industrialização nos setores tecnológicos de ponta.

respostas
Questão 1

a) Incorreta – O País Basco, caso conquiste sua independência, não ocupará todo o território espanhol, mas a região norte da Espanha e o sul da França.

b) Incorreta – Os norte-irlandeses não formam uma nação independente, seu território pertence atualmente ao Reino Unido.

c) Correta – Em 2006, o grupo terrorista separatista ETA anunciou oficialmente a deposição de suas armas. O grupo, por conta das suas ações terroristas, jamais contou com o apoio da maioria dos povos bascos.

d) Incorreta – Desde o final do século XX que se busca um acordo na região da Irlanda do Norte, a exemplo da autodeterminação do Ulster, em 1993.

Voltar a questão
Questão 2

I. Correto – O conflito da Caxemira é caracterizado pela luta entre Índia e Paquistão pela região, por conta dos recursos naturais e pela ampliação territorial.

II. Correto – As duas primeiras Guerras Indo-Paquistanesas ocorreram em 1947 e 1965 e aconteceram na região da Caxemira. Por isso, são chamadas de Primeira e Segunda Guerra da Caxemira.

III – Correto – A Caxemira hoje é dividida entre os três países mencionados e é uma região de grande instabilidade política.

IV – Correto – Os muçulmanos na região lutam pela independência da Caxemira e são duramente reprimidos. Não há consenso sobre a questão entre os países que dominam o território.

Portanto, a questão a ser assinalada é: letra (a) - todas as assertivas.

Voltar a questão
Questão 3

Os conflitos separatistas africanos têm sua origem na colonização e partilha do continente que foram realizadas pelas nações imperialistas europeias. Durante essa partilha, que ocorreu no final do século XIX, criaram-se fronteiras “artificiais” que não correspondiam às divisões territoriais étnicas ao longo do continente. Essas fronteiras foram mantidas mesmo após os processos de independência dos Estados africanos, que passaram a ter, em um mesmo território, diferentes nações e etnias, gerando múltiplos conflitos étnicos.

Voltar a questão
Questão 4

Letra a: os Curdos formam a maior nação sem pátria do mundo e lutam pela criação de seu país, o Curdistão, que ocuparia parte dos territórios de Turquia, Síria, Azerbaijão, Iraque, Armênia e Irã.

Voltar a questão
Questão 5

A xenofobia é a aversão ou intolerância a povos estrangeiros que migram de uma determinada região. Esse fenômeno vem sendo bastante corrente na Europa, por conta da grande quantidade de estrangeiros que migram para esse continente em busca de melhores condições de vida. Conforme ressalta o texto, em alguns países, os casos de xenofobia são mais acentuados.

A questão que contempla esse raciocínio é a letra b.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola