Topo
pesquisar

Exercícios sobre degradação dos solos

Exercícios de Geografia

Para resolver estes exercícios sobre degradação dos solos, é preciso associar as atividades humanas com os impactos gerados por elas na superfície terrestre. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

No Brasil, em termos de esgotamentos dos solos, podemos citar as regiões áridas do Nordeste que sofrem com o processo de desertificação. Já no sul, o intensivo uso do solo em terrenos arenosos leva à arenização.

Arenização e desertificação são distintos processos de degradação do solo. O principal critério natural utilizado para diferenciar esses dois tipos é:

a) a composição dos solos

b) o nível de exploração dos recursos

c) o regime pluvial

d) a suscetibilidade a erosões

e) o índice de salinidade

questão 2

Deslizamento de Terra em Angra dos Reis, em 2010
Deslizamento de Terra em Angra dos Reis, em 2010

VIANA, D. / Agência Estado. Disponível: <http://noticias.r7.com/cidades>. Acesso em: 21 ago. 2015.

A imagem acima retrata um processo erosivo que se associa às chuvas:

a) pela remoção da vegetação

b) pela fixação do terreno argiloso

c) pelo nivelamento do relevo

d) pela intemperização química

e) pela saturação do solo

questão 3

É lema entre os coveiros a máxima de que “só temos que ter medo dos vivos”. Em termos de cuidados com o meio ambiente, porém, o além-túmulo também preocupa, e muito. O levantamento de um dos maiores especialistas no assunto indica que 75% dos cemitérios públicos do Brasil têm problemas ambientais, principalmente com vazamento do necrochorume (…). No Rio de Janeiro, recentes vistorias comprovaram os problemas.

O Dia, 10 nov. 2012. Poluição Além do Túmulo. Disponível em: <http://odia.ig.com.br>. Acesso em: 21 ago. 2015.

Um dos impactos ambientais da degradação do solo acima apresentada é:

a) fertilização orgânica do subsolo

b) meteorização química

c) reposição de nitrogênio

d) contaminação freática

e) laterização da superfície

questão 4

(Enem 2014)

Os dois principais rios que alimentavam o Mar de Aral, Amurdarya e Sydarya, mantiveram o nível e o volume do mar por muitos séculos. Entretanto, o projeto de estabelecer e expandir a produção de algodão irrigado aumentou a dependência de várias repúblicas da Ásia Central da irrigação e monocultura. O aumento da demanda resultou no desvio crescente de água para a irrigação, acarretando redução drástica do volume de tributários do Mar de Aral. Foi criado na Ásia Central um novo deserto, com mais de 5 milhões de hectares, como resultado da redução em volume.

TUNDISI, J. G. Água no século XXI: enfrentando a escassez. São Carlos: Rima, 2003.

A intensa interferência humana na região descrita provocou o surgimento de uma área desértica em decorrência da

a) erosão

b) salinização

c) laterização

d) compactação

e) sedimentação

respostas
Questão 1

A arenização ocorre em solos arenosos existentes em regiões úmidas, ao passo que a desertificação manifesta-se pela desidratação dos solos em climas onde a evaporação é maior do que a precipitação. O regime pluvial, portanto, é a base para diferenciar as áreas de ocorrência desses dois tipos de degradação do solo.

Alternativa correta: letra C

Voltar a questão
Questão 2

O deslizamento, no caso, ocorreu em uma área de intensa declividade em função do período chuvoso. A água das chuvas teve sua penetração no solo facilitada pela vegetação, de forma que o solo se tornou profundamente saturado e deslizou pela ação da gravidade.

Alternativa correta: letra E

Voltar a questão
Questão 3

A penetração do chorume gerado pela decomposição em cemitérios, além de poluir e degradar o solo, pode contaminar os recursos hídricos subterrâneos quando o composto químico gerado atingir o lençol freático.

Alternativa correta: letra D

Voltar a questão
Questão 4

A questão relata o processo de diminuição do Mar Aral. As regiões que antes eram recobertas por esse grande lago de água salgada tornaram-se superfícies desérticas, tanto pela ausência de água quanto pela sua improdutividade, ocasionada pela excessiva presença de sais. Como o índice de evaporação na região é elevado, houve uma grande perda de água (intensificada pela sua retirada para a irrigação), ao passo que os sais ficaram depositados no solo, gerando o processo de salinização.

Alternativa correta: letra B

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola