Topo
pesquisar

Exercícios sobre desmatamento

Exercícios de Geografia

Os exercícios sobre desmatamento a seguir versam sobre os efeitos dessa prática, algumas de suas causas e as suas ocorrências no território brasileiro. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

Observe a tirinha a seguir de Maurício de Souza:

O desmatamento e o progresso
O desmatamento e o progresso

Na tirinha, apresenta-se uma crítica à noção de progresso vinculada:

a) à ideia de sustentabilidade e suas consequências.

b) ao conceito de expansão florestal desordenada.

c) à adoção continuada do reflorestamento progressivo.

d) à ausência de uma política de desenvolvimento sustentável.

e) ao ideário de que a vegetação resiste ao avanço das atividades humanas.

questão 2

O desmatamento é, sem dúvidas, uma das maiores preocupações atuais da humanidade, pois o seu avanço poderá intensificar o processo de remoção da cobertura vegetal do planeta. Podemos identificar como consequências do desmatamento todas as alternativas a seguir, exceto:

a) o aumento do efeito estufa

b) a diminuição da biodiversidade

c) a elevação desproporcional da umidade

d) o maior desgaste do solo

e) o assoreamento de rios e lagos

questão 3

Mapa da devastação do domínio natural do Cerrado
Mapa da devastação do domínio natural do Cerrado

Disponível em: <Ispn.org>. Acesso em: 26/09/2014.

O mapa acima demonstra o processo de degradação do Cerrado até o ano de 2002, lembrando que tal processo manteve-se em ação nos anos seguintes. O principal fator responsável pela devastação desse importante domínio natural brasileiro é:

a) a expansão da fronteira agrícola.

b) a criação de poucas reservas ambientais.

c) a construção de Brasília no Planalto Central.

d) a desertificação natural das áreas florestais.

e) a urbanização das cidades do Centro-Oeste.

questão 4

(Enem 2008)

Calcula-se que 78% do desmatamento na Amazônia tenha sido motivado pela pecuária – cerca de 35% do rebanho nacional está na região – e que pelo menos 50 milhões de hectares de pastos são pouco produtivos. Enquanto o custo médio para aumentar a produtividade de 1 hectare de pastagem é de 2 mil reais, o custo para derrubar igual área de floresta é estimado em 800 reais, o que estimula novos desmatamentos. Adicionalmente, madeireiras retiram as árvores de valor comercial que foram abatidas para a criação de pastagens. Os pecuaristas sabem que problemas ambientais como esses podem provocar restrições à pecuária nessas áreas, a exemplo do que ocorreu em 2006 com o plantio da soja, o qual, posteriormente, foi proibido em áreas de floresta.

Época, 3/3/2008 e 9/6/2008 (com adaptações).

A partir da situação-problema descrita, conclui-se que

a) o desmatamento na Amazônia decorre principalmente da exploração ilegal de árvores de valor comercial.

b) um dos problemas que os pecuaristas vêm enfrentando na Amazônia é a proibição do plantio de soja.

c) a mobilização de máquinas e de força humana torna o desmatamento mais caro que o aumento da produtividade de pastagens.

d) o superavit comercial decorrente da exportação de carne produzida na Amazônia compensa a possível degradação ambiental.

e) a recuperação de áreas desmatadas e o aumento de produtividade das pastagens podem contribuir para a redução do desmatamento na Amazônia.

respostas
Questão 1

Na tirinha apresentada no texto, o efeito humorístico apresenta-se mediante a quebra de expectativa sobre como o ser humano denomina o processo de desmatamento: “progresso”. Nesse caso, há uma crítica de como o ser humano ataca o meio ambiente sem a preocupação de preservá-lo para as gerações futuras, ideário que se associa ao conceito de desenvolvimento sustentável.

Alternativa correta: letra D

Voltar a questão
Questão 2

Dentre os efeitos do desmatamento no meio ambiente, podemos citar: efeito estufa, pois a floresta deixa de absorver os gases nocivos à atmosfera; a perda da biodiversidade, com a extinção de espécies vegetais e animais; a diminuição da umidade, que é produzida pela evapotranspiração das árvores; desgaste e erosão dos solos, que ficam mais expostos aos agentes intempéricos; o assoreamento dos rios, graças à remoção da vegetação presente nas áreas de encostas; dentre outros efeitos.

Alternativa correta: letra C (não há aumento da umidade do ar, mas a sua diminuição).

Voltar a questão
Questão 3

Um dos principais fatores responsáveis pela devastação do Cerrado foi o avanço, ao longo do século XX, das práticas agropecuárias sobre a região ocupada por esse domínio natural, o que chamamos de expansão da fronteira agrícola.

Alternativa correta: letra A

Voltar a questão
Questão 4

Segundo o texto, há uma política contraditória, pois, há uma grande quantidade de pastos improdutivos e não utilizados no Brasil, enquanto os pecuaristas buscam a expansão de novas áreas para as suas atividades em áreas naturais através do desmatamento. Nesse sentido, uma medida de recuperação da Amazônia seria a realização de uma maior produtividade nas áreas hoje subutilizadas, além do reflorestamento das áreas desflorestadas.

Alternativa correta: letra E

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola