Topo
pesquisar

Exercícios sobre desperdício de água

Exercícios de Geografia

Ao resolver estes exercícios sobre desperdício de água, é possível avaliar seus conhecimentos sobre esse tema urgente em tempos de ameaça de escassez de recursos hídricos. Publicado por: Amarolina Ribeiro
questão 1

Desperdício de água preocupa Codau, que orienta moradores de Uberaba

Consumo de água por pessoa está acima da média nacional. Mudanças de hábitos são incentivadas, com atitudes simples.

O Centro Operacional de Abastecimento e Saneamento de Uberaba (Codau) desenvolveu projetos para incentivar a mudança de hábitos da população. “Precisamos aprender a fazer uso racional, mudar de atitude, precisamos acostumar a economizar. Mesmo com as diversas campanhas que incentivam a economia de água, alguns hábitos são difíceis de serem evitados, segundo a coordenadora. A cada seis segundos de descarga, por exemplo, cerca de 14 litros de água vão embora. Por isso, a orientação do Codau é de apertar o tempo necessário.

Segundo o Codau, mudanças de hábitos podem fazer a diferença. O hábito de ensaboar a louça com a torneira fechada gera uma economia de mais de 200 litros por lavagem; tomar banhos rápidos e fechar a torneira ao se ensaboar, também ajuda e garante até 162 litros no fim do mês.”

G1. Acesso em 27 jan 2017 - adaptado

Evitar o desperdício de água no consumo doméstico é importante para a conservação desse recurso natural. No entanto, o setor que mais desperdiça água não são as residências. Assinale a seguir o setor que mais desperdiça água:

a) setor de serviços

b) indústrias

c) manutenção urbana

d) atividade agrícola

e) tecnologia

questão 2

A respeito do desperdício de água, avalie as proposições a seguir:

I) No Brasil, quase metade de toda a água tratada no país é desperdiçada por falhas na tubulação, falta de manutenção e reparos, além dos desvios ilegais.

II) O desperdício da água distribuída no estado de São Paulo ultrapassa os 30%, nível semelhante aos encontrados em países como os Estados Unidos e a Alemanha.

III) Medidas como manutenção da tubulação comprometida, além de uma maior fiscalização sobre conexões hidráulicas irregulares, podem minimizar as consequências do desperdício da água distribuída.

Avalie as afirmações acima e marque a opção que corresponda, na devida ordem, ao acerto ou erro de cada uma:

a) F, V, V

b) V, V, F

c) F, V, F

d) V, F, V

e) F, F, F

questão 3

A utilização de água potável para irrigação das lavouras é responsável, em média, por mais de 70% da demanda desse recurso natural e é nessa atividade econômica que acontece significativa parcela do desperdício de água.

Assinale a seguir a melhor alternativa para diminuir o desperdício de água na agricultura:

a) Substituir a produção de alimentos por outros insumos, como o fumo, fibras para tecido e biocombustíveis.

b) Dessalinização da água dos oceanos para o uso na irrigação das lavouras.

c) Cultivo exclusivo de alimentos e plantas que não demandem água para seu desenvolvimento.

d) Plantio em áreas de alagamento, como nas margens dos rios e córregos.

e) Utilização de técnicas de irrigação que diminuam o desperdício, como o gotejamento.

questão 4

Sobre o desperdício de água, estão corretas as proposições a seguir, exceto:

a) O manejo correto na captação de sistemas e locais de abastecimento também pode evitar desperdício nas indústrias.

b) Em alguns tipos de produção, a água que é utilizada no resfriamento de equipamentos poderia ser de reúso, uma vez que o objetivo é promover a queda da temperatura, e não a limpeza.

c) Em algumas indústrias, como as de bebidas como refrigerantes, cervejas e sucos, é impossível a redução do consumo de água.

d) O controle de vazamentos e a manutenção adequada dos equipamentos de captação e transporte de água são muito importantes, em especial nas fábricas que fazem uso de grande volume de água.

respostas
Questão 1

Letra D

O maior consumo e a maior parcela de desperdício de água estão na agricultura, mais especificamente nas lavouras irrigadas. Grande parte da água usada evapora ou escoa.

Voltar a questão
Questão 2

Letra D

A Alemanha e os Estados Unidos possuem números muito inferiores aos apresentados pelo estado de São Paulo no que se refere ao desperdício de água distribuída. Enquanto São Paulo desperdiça 32% de sua água tratada, os países citados, apenas 9%.

Voltar a questão
Questão 3

Letra E

A adoção de novas técnicas de irrigação nas atividades agrícolas tem sido apontada pela comunidade científica, ambientalistas e gestores de recursos hídricos como a alternativa mais viável e urgente para diminuir o risco de escassez de água potável.

Voltar a questão
Questão 4

Letra C

Mesmo em indústrias em que a água seja parte do produto final, como é o caso da indústria de bebidas, é possível a utilização de técnicas de gestão de economia de recursos hídricos e atitudes que evitem o desperdício em outras etapas da produção e da manutenção da empresa.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola