Topo
pesquisar

Exercícios sobre diminuição da poluição do ar

Exercícios de Geografia

Com estes exercícios sobre diminuição da poluição do ar, você pode testar seus conhecimentos sobre as maneiras de evitar e combater a destruição desse recurso natural essencial à vida. Publicado por: Amarolina Ribeiro
questão 1

O ar é um recurso natural indispensável à manutenção da vida no planeta. No entanto, a ação humana tem colocado a sua disponibilidade em risco. Assinale a atividade humana que não intensifica a poluição do ar.

a) queimadas

b) emissão de gases industriais

c) assoreamento

d) queima de combustíveis fósseis

e) retirada da cobertura vegetal

questão 2

O desenvolvimento das atividades produtivas, resultado da dinâmica do capitalismo, tem ditado a intensidade e o volume de material jogado na atmosfera. Embora seja uma realidade que as atividades econômicas, por meio de empresas e pessoas, sejam as maiores responsáveis pela poluição do ar, há ações coletivas que podem ser tomadas por qualquer cidadão no intuito de minimizar esses efeitos.

Assinale a seguir uma ação coletiva que pode ser tomada para combater a poluição do ar:

a) Estabelecer critérios rigorosos quanto às normas de emissão de gases.

b) Utilizar meios alternativos de transporte – como a bicicleta – para diminuir o número de veículos nas ruas.

c) Estabelecer uma legislação clara para a emissão de poluentes e com punição severa aos poluidores.

d) Monitorar periodicamente as fontes poluidoras.

e) Estipular limites dos níveis de poluição nos ambientes urbanos e rurais.

questão 3

Poluição do ar causa 5,5 milhões de mortes por ano

Mais de 5,5 milhões de pessoas estão morrendo de forma prematura no mundo todo ano como resultado da poluição do ar, segundo dados de uma nova pesquisa. Os pesquisadores de vários países afirmam que a maioria das mortes está ocorrendo na China e Índia, economias que estão se desenvolvendo rapidamente. E a principal causa da poluição do ar é a emissão de pequenas partículas a partir de usinas de energia, fábricas, veículos e da queima de carvão e madeira.”

Jonathan Amos – BBC. Disponível em 13 jan 2017.

Embora as fábricas, indústrias e usinas sejam consideradas as grandes responsáveis pela poluição do ar, existem medidas que podem minimizar e até mesmo eliminar os efeitos dessas atividades econômicas sobre a atmosfera. Que alternativas são essas?

a) Redução do uso de agrotóxicos, dando preferência para o controle biológico.

b) Instalação das unidades industriais em regiões afastadas dos centros urbanos, onde o grande volume de poluentes não traz impactos ao meio ambiente nem à população.

c) Implantação de coleta seletiva de resíduos sólidos nas residências dos colaboradores das usinas e indústrias.

d) Utilização de equipamentos que reduzam os níveis de gases emitidos: catalisadores, filtros despoluidores nas chaminés das indústrias, substituição de combustíveis fósseis por outras fontes de energia, além do uso de tecnologias despoluidoras.

e) Transferir os resíduos da produção para o solo e água para resolver a questão do impacto ao meio ambiente.

questão 4

O poder público tem papel importante no controle e fiscalização da qualidade do ar. São funções do poder público, exceto:

a) Criação e expansão de áreas verdes nas áreas urbanas, como praças arborizadas, parques ecológicos, jardins etc.

b) Dar preferência a produtos naturais que não passaram pelo processo de industrialização.

c) Incentivar o uso de tecnologias menos poluentes.

d) Estabelecer regras claras a respeito da emissão de gases.

e) Implantação de sistema de transporte coletivo de qualidade.

respostas
Questão 1

Letra C

O assoreamento, embora seja um processo de degradação ambiental, é resultado do acúmulo de sedimentos no leito dos rios.

Voltar a questão
Questão 2

Letra B

Uma ação que pode ser realizada por qualquer cidadão é optar por meios de transporte que não utilizem combustíveis fósseis. A bicicleta tem sido apontada em todo o mundo como uma alternativa para esse fim.

Voltar a questão
Questão 3

Letra D

A tecnologia tem sido uma aliada importante na redução da poluição atmosférica. As indústrias possuem um leque crescente de opções para diminuir os impactos causados pelo desenvolvimento de suas atividades produtivas. Filtros, catalizadores e equipamentos de despoluição fazem parte desse acervo.

Voltar a questão
Questão 4

Letra B

Optar por consumir produtos menos industrializados é uma forma individual – e não uma medida estatal – de contribuir para a diminuição dos impactos ambientais.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola