Topo
pesquisar

Exercícios sobre Dinâmica Atmosférica

Exercícios de Geografia

A Dinâmica Atmosférica refere-se a todos os processos que ocorrem nas diferentes camadas da atmosfera. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

É a camada da atmosfera mais próxima da superfície terrestre, com uma altitude que varia entre 12 e 18 km. Nela se concentra cerca de 80% dos gases atmosféricos.

Estamos falando da:

a) Troposfera

b) Ionosfera

c) Mesosfera

d) Estratosfera

e) Biosfera

questão 2

Dentre os elementos abaixo enumerados, assinale aquele que não é um fenômeno atmosférico:

a) Variação de temperatura

b) Índice de umidade

c) Formação de nuvens

d) Derretimento de geleiras

e) Formação de neblinas

questão 3

Leia o texto a seguir:

A quarta-feira terá condições de tempo semelhantes às desta terça-feira no Rio Grande do Sul, mas com um pouco menos de frio. Há possibilidade de cerração ao amanhecer, com visibilidade reduzida em trechos isolados. Ao longo do dia, deverá ocorrer predomínio de sol.

O frio seguirá atuando pela manhã, com mínimas inferiores a 10ºC em áreas da Serra, Planalto e Campanha. O risco de formação de geada é restrito a regiões de maior altitude. A tarde terá predomínio de sol e gradativa elevação da temperatura. O vento soprará fraco da direção Norte/Nordeste propiciando mais aquecimento ao longo do dia. A noite terá rápido aumento de nuvens nas regiões de fronteira com o Uruguai [...].

Correio do Povo, 04/06/2013.

Explique, com base em seus conhecimentos sobre a dinâmica atmosférica, porque o texto afirma que apenas as regiões de maior altitude apresentam o risco de formação de geada.

questão 4

(ENEM)

A adaptação dos integrantes da seleção brasileira de futebol à altitude de La Paz foi muito comentada em 1995, por ocasião de um torneio, como pode ser lido no seguinte texto:

“A seleção brasileira embarca hoje para La Paz, capital da Bolívia, situada a 3.700 metros de altitude, onde disputará o torneio Interamérica. A adaptação deverá ocorrer em um prazo de 10 dias, aproximadamente. O organismo humano, em atitudes elevadas, necessita desse tempo para se adaptar, evitando-se, assim, risco de um colapso circulatório”.

(Fonte: Placar, edição fev.1995.)

A adaptação da equipe foi necessária principalmente porque a atmosfera de La Paz, quando comparada à das cidades brasileiras, apresenta:

a) menor pressão e menor concentração de oxigênio.

b) maior pressão e maior quantidade de oxigênio.

c) maior pressão e maior concentração de gás carbônico

d) menor pressão e maior temperatura.

e) maior pressão e menor temperatura.

questão 5

(UDESC/2008 – com adaptações)

A atmosfera possui três principais camadas: a ionosfera, a estratosfera e a troposfera. Sobre a atmosfera, assinale a alternativa INCORRETA:

a) O ozônio encontra-se na estratosfera.

b) A troposfera é uma camada muito importante, pois é com ela que os habitantes da Terra estão permanentemente em contato; é nela que se formam os ventos, as nuvens e a chuva.

c) O oxigênio existe em menor quantidade nos lugares mais altos. Pode-se, então, dizer que a atmosfera não é homogênea.

d) O ar, ao contrário da terra e da água, não transforma a energia solar em calor. Por isso, os raios solares atravessam a atmosfera sem aquecê-la e incidem sobre a superfície da Terra. Aí o calor é produzido e se irradia pela atmosfera. Por isso, os lugares mais baixos são mais quentes que aqueles que ficam em altitudes mais elevadas.

e) Na troposfera, os gases que predominam são nitrogênio, gás carbônico, oxigênio e gás natural.

respostas
Questão 1

A primeira camada da atmosfera e a que se encontra mais próxima da superfície é a troposfera. Acima dela encontram-se, respectivamente, a estratosfera, a mesosfera, a ionosfera e a exosfera.

Portanto, letra A.

Voltar a questão
Questão 2

Por definição, fenômenos atmosféricos são processos oriundos das dinâmicas que ocorrem em pelo menos uma das camadas atmosféricas. Dentre os fenômenos citados na questão, apenas aquele que se refere ao derretimento de geleiras não corresponde a um fenômeno atmosférico, pois não ocorre na atmosfera, e sim na superfície terrestre.

Portanto, letra D.

Voltar a questão
Questão 3

É importante observar primeiramente que, de acordo com a leitura do texto, os locais onde há risco de formação de geada são aqueles em que as temperaturas estarão menores que a dos demais locais. Isso acontece nas zonas de maior altitude, porque quanto mais elevado for o relevo de uma região em relação ao nível do mar, menores serão as suas temperaturas, em virtude das diferenças de pressão e dos efeitos menos intensos da insolação da superfície.

Voltar a questão
Questão 4

As regiões com elevados índices de altitude, ou seja, que se encontram muito acima do nível do mar, costumam apresentar uma menor pressão atmosférica em virtude do fato de o peso exercido pelo ar, por se encontrar em menor quantidade, ser menor. A presença de oxigênio, consequentemente, também será menor nesses locais, pois a baixa densidade do ar não permite a sua concentração, tornando a respiração mais difícil.

Em outras palavras, podemos dizer que La Paz, por apresentar elevada altitude, apresenta uma menor pressão e uma menor concentração de oxigênio em relação às cidades brasileiras.

Letra A.

Voltar a questão
Questão 5

a) Correto – o ozônio é o principal elemento da estratosfera do Planeta Terra.

b) Correto – a troposfera é a camada da atmosfera que se encontra mais próxima da superfície, onde existem os principais desníveis de pressão e onde há o acúmulo de umidade, fatores que influenciam diretamente para a ocorrência de ventos e nuvens.

c) Correto – a atmosfera não é homogênea, em virtude das diferentes influências do relevo e da gravidade, que resultam na desigual distribuição do ar sobre as diferentes localidades, tornando a atmosfera mais heterogênea, sobretudo na troposfera.

d) Correto – o ar não absorve temperatura. Quando temos a impressão de sentir o ar mais quente, na verdade, o calor se encontra na umidade desse ar, e não no ar em si. As regiões mais elevadas sofrem menos irradiação atmosférica e são, portanto, mais frias.

e) Incorreto – o gás natural não compõe a troposfera.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola