Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Economia do Brasil

Exercícios de Geografia

Os exercícios sobre a economia do Brasil envolvem temas como trabalho, indústria, agricultura, comércio e muitos outros. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

A partir da década de 1990, a economia do Brasil conheceu a intensificação ou consolidação do Neoliberalismo, de forma que um de seus principais efeitos, no que diz respeito à oferta de empregos, foi:

a) o aumento da força sindical.

b) a terceirização dos serviços.

c) a diminuição do “exército de reserva”.

d) a elevação da oferta de trabalho.

e) o decréscimo do número de horas médias trabalhadas.

questão 2

Brasil tem o 5º Big Mac mais caro do mundo

Lanche só é mais barato que na Noruega, Venezuela, Suíça e Suécia. Índice Big Mac mostra que real é a 5ª moeda mais cara entre 44 países.

(G1, 23/01/2014).

Diante da notícia apresentada e com base em seus conhecimentos sobre a economia brasileira, é possível afirmar que:

a) o Índice Big Mac revela o aumento do custo de vida no Brasil em função das constantes e ininterruptas valorizações do dólar frente ao real na última década.

b) com um Big Mac mais caro, o Brasil pode ser considerado como um dos países que menos assimilaram o processo de Globalização estruturalmente.

c) o Brasil investe majoritariamente na economia nacional, desfavorecendo intencionalmente empresas multinacionais.

d) o real é a quinta moeda mais valorizada do mundo em relação ao dólar.

e) o Brasil é o quinto país que mais cobra impostos sobre alimentos no mundo.

questão 3

 “É comum dividir os produtos agrícolas brasileiros em duas categorias: as ‘culturas de pobre’, nas quais se incluem o feijão, o milho, a mandioca e boa parte da produção do arroz; e as ‘culturas de rico’, como são conhecidas as plantações de cana-de-açúcar, café, soja, algodão, trigo, etc.”

(VESENTINI, J. W. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Ática, 2012. p.595.)

Sobre as duas categorias apresentadas no texto, assinale o que for correto:

a) a “cultura do pobre” pode ser considerada como a principal atividade agrícola na economia do Brasil, em virtude de esse ser um país emergente.

b) a “cultura do rico” é um fenômeno recente na economia agrícola brasileira.

c) a relação entre as culturas do rico e do pobre no espaço agrário brasileiro sempre estiveram em equilíbrio em termos de apropriação do espaço geográfico.

d) a “cultura do rico” envolve, geralmente, gêneros para a exportação e abastecimento industrial, enquanto a “cultura do pobre” envolve, em maior parte, produtos para consumo interno.

e) a “cultura do rico” recebe esse nome por ser conduzida por grandes cooperativas, enquanto a “cultura do pobre” é conduzida, geralmente, por empresários individuais.

questão 4

(UFPA) As regiões brasileiras exercem diferentes papéis no que diz respeito à “divisão inter-regional do trabalho”, ressaltando-se que:

a) a Região Sudeste, coordenando o mercado nacional, caracteriza-se por ser exportadora unicamente de produtos provenientes do setor primário.

b) A Região Sul desempenha um papel eminentemente industrial como fornecedora de produtos do setor secundário

c) A Região Norte caracteriza-se pela exportação de matérias-primas de origem diversa, com destaque para os minérios.

d) A Região Nordeste, mesmo com seus problemas endêmicos, consegue ser fornecedora de alimentos para a força de trabalho de outras regiões.

e) A Região Centro-Oeste caracteriza-se principalmente pela exportação de produtos agrícolas com destaque para o cacau e o fumo.

respostas
Questão 1

Um dos elementos mais predominantes após a expansão do Neoliberalismo no país foi o processo de terceirização – ou terciarização – da economia, em que a maior parte dos empregos direcionou-se para o setor terciário (comércio e serviços), uma vez que a Agricultura e a Indústria, mais mecanizadas e com empregos mais flexíveis, passaram a empregar menos.

Alternativa correta: letra B.

Voltar a questão
Questão 2

O índice Big Mac utiliza-se do valor de um produto existente em mais de 120 países para comparar e medir a paridade do poder de compra dos diferentes locais do mundo. Dessa forma, as moedas mais valorizadas tendem a apresentar um preço mais elevado no preço do sanduíche, evidenciando uma parte das características econômicas do país em questão. No caso da notícia apresentada, só é possível dizer que o real é a quinta moeda mais valorizada em relação ao dólar no mundo.

Alternativa correta: letra D.

Voltar a questão
Questão 3

a) Falso – as principais atividades agrícolas no Brasil (e também nos demais países subdesenvolvidos e emergentes) estão relacionadas com a “cultura do rico”, e não à “cultura do pobre”.

b) Falso – a agricultura no Brasil, em toda a sua história econômica, sempre esteve calcada na produção de gêneros agrícolas concernentes à “cultura do rico” (soja, café, cana-de-açúcar etc.).

c) Falso – a maior parte do espaço geográfico brasileiro é dominada pela soja, café e cana-de-açúcar, elementos pertinentes à “cultura do rico”.

d) Verdadeiro – a “cultura do rico” é formada por latifúndios que direcionam seus mercados para a exportação, o que torna o Brasil um dos maiores exportadores de café, soja e cana-de-açúcar do mundo. Por outro lado, a “cultura do pobre” é geralmente voltada para a produção de alimentos, que costuma ser direcionada para o mercado interno.

e) Falso – A “cultura do rico”, geralmente composta por latifúndios, é mantida por poucos proprietários, enquanto as pequenas propriedades tendem a se associar em cooperativas.

Voltar a questão
Questão 4

a) Falso – A região do Sudeste brasileiro é a mais industrializada do país, estando, portanto, caracterizada pelo predomínio do setor secundário.

b) Falso – A região Sul apresenta um setor industrial forte, porém não para abastecer o setor secundário (que é a própria indústria), mas para produzir mercadorias nos ramos automobilístico, metalúrgico e têxtil.

c) Verdadeiro – A mineração, assim como o extrativismo vegetal, é uma das principais atividades econômicas da região Norte, calcada na produção de produtos primários.

d) Falso – A região Nordeste, em termos de produção agrícola, possui geralmente gêneros para exportação, e não para consumo de alimentos no próprio país.

e) Falso – A região Centro-Oeste caracteriza-se realmente pela exportação de gêneros agrícolas, mas os produtos principais são a soja, o milho e a cana-de-açúcar, e não o cacau e o fumo.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola