Topo
pesquisar

Exercícios sobre efeito estufa

Exercícios de Geografia

Estes exercícios sobre efeito estufa abordam as causas, as consequências e os efeitos desse fenômeno, evidenciando as relações entre o homem e o espaço geográfico. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

 “Algo de concreto na mesa de negociações sobre as mudanças climáticas: um relatório, entregue nesta terça-feira ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, mostra pela primeira vez como 15 dos países mais poluidores, entre eles a China e os Estados Unidos, podem se 'descarbonizar', ou seja, reduzir a concentração de carbono de suas atividades, até 2050 […].

O balanço: em 2050, as emissões de CO2 vinculadas ao consumo de energia (que não contam com o desmatamento e outras emissões da agricultura) poderiam ser reduzidas em 45% com relação a 2010 (de 22,3 bilhões de toneladas para 12,3 bilhões de toneladas), com uma redução de 56% por habitante”.

(Revista Exame. Um mundo com menos carbono em 2050 é possível, diz relatório. 09 de junho de 2014).

A preocupação de reduzir-se a emissão de certos gases, com destaque para o CO2, deve-se ao fato de esses, segundo a teoria do efeito estufa:

a) intensificarem a dispersão dos raios solares antes que eles alcancem a superfície.

b) contribuírem para uma maior conservação de radiação solar na atmosfera.

c) aumentarem as temperaturas em razão da diminuição da concentração média de oxigênio no ar.

d) diminuírem as condições ideais para a manutenção de toda e qualquer forma de vida sobre a Terra.

e) intervirem sobre o espaço geográfico em razão da menor disponibilidade de fontes de energia renováveis. 

questão 2


Charge ironizando o efeito estufa e o aquecimento global

(Fonte: http://humortadela.bol.uol.com.br/charges/32892)

O efeito estufa, segundo as teorias mais aceitas pela comunidade científica, vem contribuindo para a elevação média das temperaturas no planeta. Esse fenômeno é um processo:

a) natural, porém intensificado pela ação humana.

b) artificial, ou seja, resultado direto da interferência antrópica sobre o meio.

c) recente, não havendo registros de sua existência em épocas geológicas antigas.

d) natural, sem relação com as práticas sociais.

questão 3

Há uma grande discussão atualmente em voga para que as sociedades e os governos se conscientizem e diminuam a emissão dos gases do efeito estufa. Entre as práticas a seguir mencionadas, assinale aquela que pode ser considerada totalmente limpa no sentido de não emitir poluentes na atmosfera:

a) Produção de energia em hidroelétricas

b) Utilização de fertilizantes na agricultura

c) Atividade pecuária

d) Construção de aterros sanitários

e) Atuação de usinas nucleares de energia

questão 4

(ENEM) “Discutindo sobre a intensificação do efeito estufa, Francisco Mendonça afirmava:

A conservação do calor na Troposfera ocorre a partir da perda de energia da superfície terrestre. Esta, ao se resfriar, emite para a atmosfera radiações de ondas longas equivalentes à faixa do infravermelho, caracterizadas como calor sensível, que são retidas pelos gases de efeito estufa. O dióxido de carbono (CO2) é o principal gás responsável em reter o calor na baixa atmosfera, mas o vapor d’água, o metano, a amônia, o óxido nitroso, o ozônio, e o clorofluorcarbono (conhecido como CFC, que destrói a camada de ozônio na Tropopausa/Estratosfera) também são gases causadores do efeito estufa. Além desses gases, a nebulosidade e o material particulado em suspensão no ar são importantes contribuintes no processo de aquecimento da Troposfera, uma vez que também atuam como barreira à livre passagem das radiações infravermelhas emitidas pela superfície”.

(Climatologia, Ed. Oficina de Textos.)

A partir da leitura do texto, conclui-se que

a) as ondas que causam o efeito estufa se constituem principalmente de curta frequência, como os raios X.

b) apenas o gás carbônico é capaz de reter calor suficiente para gerar o efeito estufa.

c) o efeito estufa envolve apenas as camadas externas que compõem a atmosfera.

d) gases lançados na atmosfera por atividades humanas, como indústrias, podem interferir no recrudescimento do efeito estufa.

e) o vapor de água permite a livre passagem dos raios infravermelhos, o que causa sua livre reflexão para o espaço exterior.


 

respostas
Questão 1

Segundo a teoria mais aceita da existência do aquecimento global, os gases poluentes, a exemplo do CO2, contribuiriam para a intensificação do efeito estufa, uma vez que esses gases intensificam a conservação da radiação solar refletida pela superfície terrestre, o que, por sua vez, seria responsável pela elevação média das temperaturas.

Alternativa correta: letra B

Voltar a questão
Questão 2

O efeito estufa, segundo as teorias mais aceitas e divulgadas pelo meio científico, é um processo natural de conservação do calor sobre a Terra, mas que vem se intensificando em razão da maior emissão de poluentes na atmosfera pelo ser humano.

Alternativa correta: letra A

Voltar a questão
Questão 3

a) Falso – As hidroelétricas emitem certas quantidades de gases poluentes, sobretudo através da decomposição de material orgânico nas áreas invadidas pelas águas das barragens.

b) Falso – A utilização de fertilizantes na agricultura contribui para a liberação de óxido nitroso (N2O).

c) Falso – A pecuária também contribui para a emissão de gases-estufa, sobretudo o metano, através do material orgânico processado pelo sistema digestivo de alguns animais.

d) Falso – Os aterros sanitários são grandes emissores de gás metano.

e) Verdadeiro – As usinas nucleares, apesar de muito questionadas por outros tipos de problemas ambientais, não emitem gases-estufa na atmosfera. 

Voltar a questão
Questão 4

O texto apresentado no enunciado da questão apresenta uma reflexão sobre a emissão dos gases responsáveis pela intensificação do efeito estufa. Dentre as atividades humanas responsáveis, é possível citar vários exemplos, como a agropecuária, as indústrias e a queima de combustíveis, além da redução da vegetação.

Alternativa correta: letra D

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola