Topo
pesquisar

Exercícios sobre empresas transnacionais

Exercícios de Geografia

Estes exercícios abordam as empresas transnacionais, que também são chamadas de empresas globais ou multinacionais. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

Assinale a alternativa que NÃO se refere a uma característica presente nas empresas multinacionais ou transnacionais:

a) mobilidade territorial internacional.

b) busca por redução nos custos de produção.

c) emprego de mão de obra qualificada e cara.

d) instalação de sedes, geralmente, em cidades globais.

questão 2

Quando estudado o surgimento de qualquer multinacional típica, nota-se que primeiramente esta passou por um período de dominação do mercado interno. No seu caminho em direção a esta supremacia na sua área específica, uma determinada empresa - futura multinacional - se vale de todos os elementos possíveis para diminuir o número de concorrentes e, consequentemente, o número de participantes com quem terá que dividir as fatias do bolo "lucros".

(Portal Economia.net. Multinacionais. Disponível em: http://www.economiabr.net/economia/5_multinacionais.html)

Uma estratégia muito comum utilizada pelas empresas transnacionais para o controle dos mercados é:

a) a baixa dos preços das mercadorias e serviços para aquém de seus custos de produção.

b) a realização de políticas sociais que disseminam propagandas positivas para as grandes marcas.

c) a organização de cartéis internacionais não regulamentados por organizações supranacionais.

d) a fusão ou compra de empresas concorrentes ou até de setores diferentes (trustes).

e) a difusão de produtos de maior qualidade em relação aos seus adversários no mercado.

questão 3

A competição entre as principais companhias de países emergentes com atuação internacional e as multinacionais tradicionais está cada vez mais acirrada, aponta a pesquisa Global Challengers 2013, do Boston Consulting Group. […]

Com 13 companhias como Petrobras, BRF, Embraer, Weg, Natura, JBS, Marcopolo, Votorantim, Gerdau, Camargo Corrêa e Odebrecht na lista, o Brasil ficou atrás apenas de Índia (20) e China (30). […]

Batizadas de desafiantes globais, essas companhias emergentes gastaram em 2011 US$ 1,7 trilhão em bens e serviços e investiram US$ 330 bilhões em despesas de capital. O grupo também se destacou pela geração de 1,4 milhão de empregos entre 2006 e 2011.

(Adaptado de: DURÃO, M. Brasil tem 13 empresas em lista de emergentes globais. Revista Exame, 18/01/2013. Disponível em: http://exame.abril.com.br. Acesso em: 12/09/2014).

O aumento do número de empresas globais oriundas de países emergentes justifica-se:

a) pela expansão dos mercados consumidores internos desses países.

b) pelo apelo crescente do BRICS entre os principais blocos econômicos.

c) pela organização setorial dos mercados produtivos estrangeiros.

d) pela recente crise econômica, que afetou somente as nações desenvolvidas.

e) pelo crescente papel econômico desses países no mercado financeiro mundial.

questão 4

Mapa da distribuição das empresas multinacionais
Mapa da distribuição das empresas multinacionais

A partir da observação da distribuição das multinacionais no espaço terrestre, pode-se afirmar que

a) o continente americano apresenta uma distribuição equilibrada de localização das sedes das 500 maiores empresas multinacionais.

b) a estratégia utilizada para localização das sedes é a redução das desigualdades mundiais.

c) as sedes das empresas multinacionais concentram-se nos países desenvolvidos do chamado Norte.

d) as empresas multinacionais estão presentes homogeneamente em todos os hemisférios.

e) a maior presença ocorre nos países da África do Sul, Japão, Índia e Brasil, que compõem o BRICS.

respostas
Questão 1

Dentre as características das empresas multinacionais, citam-se: a facilidade de deslocamento dessas empresas e seus produtos pelo mundo, a utilização de mão de obra barata e matérias-primas acessíveis para a redução dos gastos na produção e sua presença em cidades globais (somente suas sedes).

Alternativa correta: letra C

Voltar a questão
Questão 2

A principal estratégia para controle de mercado utilizada pelas empresas multinacionais é a compra de companhias concorrentes ou até a fusão entre duas delas em um processo chamado de truste.

Alternativa correta: letra D

Voltar a questão
Questão 3

O desenvolvimento dos países emergentes a partir das últimas décadas do século XX fez com que muitas de suas empresas e fábricas também se consolidassem no mercado financeiro internacional, transformando-se em multinacionais.

Alternativa correta: letra E

Voltar a questão
Questão 4

O título do mapa da questão refere-se à “capitalização financeira” das empresas globais ou transnacionais, ou seja, os locais de direcionamento de seus lucros onde estão suas sedes. Com isso, o que se percebe é a maior concentração dessas sedes nos países do norte, quase todos pertencentes ao mundo desenvolvido.

Alternativa correta: letra C

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola