Topo
pesquisar

Exercícios sobre enchentes

Exercícios de Geografia

Com estes exercícios sobre enchentes, é possível testar seus conhecimentos sobre esse processo que ocorre frequentemente em cursos d'água nas grandes cidades. Publicado por: Amarolina Ribeiro
questão 1

As enchentes nas cidades são ocasionadas por diversos fatores, que podem ser naturais ou provocados pela ação humana. As barreiras ao escoamento das águas das chuvas são uma das importantes causas das enchentes e dos alagamentos. Sobre esse assunto, avalie as proposições a seguir.

I) A ausência de lixeiras nos espaços públicos é um dos causadores do acúmulo de lixo nos bueiros.

II) A coleta de lixo, quando realizada de maneira adequada, minimiza ou evita o entupimento das vias de escoamento pluvial.

III) O depósito de resíduos nas margens e leitos dos cursos d'água contribui para o assoreamento dos rios e intensifica a ocorrência de enchentes.

IV) Aumentar as dimensões dos bueiros e construir mais vias para escoamento das águas pluviais solucionariam o problema das enchentes nas grandes cidades.

Estão corretas as alternativas:

a) II e IV.

b) I, II e III.

c) I, II e IV

d) Todas as alternativas.

e) Apenas a alternativa II.

questão 2

A respeito das causas das enchentes, avalie as proposições a seguir:

1. A retirada da mata ciliar e a erosão do solo agravam o processo de assoreamento dos cursos d'água. Quando o leito dos rios fica cheio de detritos, a água pode transbordar e provocar enchentes.

2. Entre as mais importantes causas das enchentes, estão a construção de áreas verdes e parques com lagos artificiais. Estes, na ocorrência de chuva, transbordam e provocam alagamentos.

3. O escoamento e drenagem das águas são prejudicados pela impermeabilização do solo nas cidades. A água que não penetra no solo acaba acumulando-se e invadindo outras áreas.

Estão corretas as afirmativas:

a) 1 e 2.

b) 1 e 3

c) 1, 2 e 3

d) Todas as alternativas.

e) Apenas a alternativa 2.

questão 3

As enchentes são problemas graves nos grandes centros urbanos. Todos os anos essas ocorrências deixam muitas pessoas desabrigadas e, por vezes, até fazem vítimas fatais. As alternativas abaixo citam possíveis medidas para combater e evitar tragédias decorrentes das enchentes, exceto:

a) A construção de sistemas eficientes de drenagem.

b) A desocupação de áreas de risco.

c) A diminuição dos índices de poluição e geração de lixo.

d) O asfaltamento e calçamento das margens desmatadas.

e) A criação de reservas florestais nas margens dos rios.

questão 4

Leia o trecho abaixo e responda à questão:

Enchentes no Rio Grande do Sul fazem 490 famílias saírem de casa.

Por causa das enchentes no Rio Grande do Sul, 490 famílias tiveram que sair de casa. Já são cinco dias de chuva sem parar. Em Santa Maria, foi encontrado no fim da tarde o corpo do agricultor Valdenir dos Santos Gomes, de 37 anos, que estava desaparecido desde segunda-feira.

O rio que passa por São Sebastião do Caí, na Região Metropolitana de Porto Alegre, transbordou e alagou 65% da cidade.”

G1.Globo

As alternativas a seguir listam as possíveis causas do fenômeno descrito no texto, exceto:

a) retirada da mata ciliar dos cursos d'água.

b) erosão do solo

c) impermeabilização do solo

d) assoreamento

e) infiltração da água da chuva no solo

respostas
Questão 1

Letra B

A alternativa IV está incorreta, pois as enchentes decorrem de diversos fatores, como impermeabilização do solo, assoreamento dos rios e destinação incorreta do lixo, e não apenas da dificuldade de escoamento das águas pluviais por insuficiência no sistema de drenagem e escoamento, como sugere a afirmativa.

Voltar a questão
Questão 2

Letra A

A ocorrência de transbordamento de lagos artificiais no ambiente urbano é consequência dos fatores que causam as enchentes (impermeabilização do solo, acúmulo de lixo, assoreamento dos rios etc.), e não a causa. Na verdade, a construção de espaços verdes, como parques, possibilita a infiltração da água da chuva no solo, já que esses espaços não estão impermeabilizados.

Voltar a questão
Questão 3

Letra D

O asfaltamento e calçamento das margens dos rios diminuiria, a princípio, o processo de erosão e assoreamento dos rios. No entanto, agravaria a impermeabilização do solo e não impediria que o fluxo de água continuasse a chegar até o curso d'água. A solução para as margens desmatadas é o reflorestamento e conservação das matas ciliares.

Voltar a questão
Questão 4

Letra E

Ao contrário do que afirma a alternativa E, a infiltração da água da chuva no solo é um fator importante para evitar a ocorrência de enchentes.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola