Topo
pesquisar

Exercícios sobre Energia Hidrelétrica

Exercícios de Geografia

Os exercícios sobre energia hidrelétrica retratam as características desse tipo de energia, seus problemas ambientais e suas vantagens. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

 “Benção ou flagelo? A usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, ainda divide opiniões em Altamira, típica cidade amazônica encravada no centro do Pará.

Para 43% de seus moradores, segundo pesquisa do Datafolha, a cidade ficará melhor quando terminar a construção da usina, em 2019. Outros 44% predizem que ela estará pior – um claro empate técnico (…)”.

(LEITE, M. Usina hidrelétrica de Belo Monte divide as opiniões em Altamira. Folha de S. Paulo, 14/12/2013. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br>. Acesso em: 28/02/2014).

Sobre a polêmica que envolve a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, assinale a alternativa correta:

a) A construção de Belo Monte vem sendo contestada por grupos ruralistas, que não admitem perder suas terras pelas inundações provocadas pela barragem.

b) O principal problema da construção dessa usina não está relacionado à demanda por energia, haja vista que o Brasil já encontrou autossuficiência energética para os próximos 20 anos.

c) A construção de Belo Monte coloca em vista o impasse da disputa entre desenvolvimento e conservação do meio natural.

d) A usina de Belo Monte gera polêmicas por gerar graves impactos ambientais, sobretudo aqueles relacionados com a emissão de poluentes na atmosfera.

questão 2

A maior usina hidrelétrica totalmente brasileira e que já se encontra em funcionamento é:

a) Itaipu

b) Belo Monte

c) Tucuruí

d) Santo Antônio

questão 3

As usinas hidrelétricas, apesar de serem consideradas eficientes, relativamente limpas e baratas, correspondem a apenas 15% da produção de eletricidade no mundo. Isso acontece porque nem todos os países possuem um potencial hidráulico para a implantação desse tipo de estrutura, além de haver interesses econômicos voltados para outras fontes de energia.

Entre os requisitos básicos para a construção de barragens para usinas hidrelétricas, podemos considerar como verdadeiros, EXCETO:

a) A existência de rios não intermitentes.

b) Áreas disponíveis para a construção de barragens.

c) Cursos d’água preferencialmente em regiões planálticas.

d) Disponibilidade imediata de combustíveis para abastecimento dos geradores e turbinas.

questão 4

(ENEM/2011 – com adaptações) “Águas de março definem se falta luz este ano”. Esse foi o título de uma reportagem em jornal de circulação nacional, pouco antes do início do racionamento do consumo de energia elétrica, em 2001. No Brasil, a relação entre a produção de eletricidade e a utilização de recursos hídricos, estabelecida nessa manchete, se justifica porque:

a) a geração de eletricidade nas usinas hidrelétricas exige a manutenção de um dado fluxo de água nas barragens.

b) o sistema de tratamento da água e sua distribuição consomem grande quantidade de energia elétrica.

c) a geração de eletricidade nas usinas termelétricas utiliza grande volume de água para refrigeração.

d) o consumo de água e de energia elétrica utilizada na indústria compete com o da agricultura.

respostas
Questão 1

a) Falso – as áreas de inundações para a produção de energia em Belo Monte não ocupam áreas agricultáveis, e sim reservas florestais.

b) Falso – o Brasil não possui autossuficiência na produção de energia elétrica. A meta do Ministério de Minas e Energia é de sempre ampliar a produção em 5,2% a cada década para acompanhar o crescimento da demanda, que está em constante expansão.

c) Verdadeiro – à medida que o país se desenvolve social e economicamente, maior é a demanda por energia, o que exige novas medidas para o atendimento dessa demanda, tal qual é o caso de Belo Monte, que pretende ser uma alternativa para a construção de termoelétricas, consideradas mais poluentes.

d) Falso – Usinas hidrelétricas, assim como a maior parte dos sistemas produtores de energia, gera impactos ambientais. Porém, nelas, não há indícios de que haja uma considerável emissão de poluentes na atmosfera. 

Voltar a questão
Questão 2

A maior usina hidrelétrica totalmente brasileira em funcionamento é a de Tucuruí, com 8370 MW. A de Itaipu é maior, porém não é 100% nacional. As de Belo Monte e Santo Antônio também terão uma capacidade produtiva superior, porém elas ainda se encontram em fase de construção, não estando em funcionamento (o que deve levar ainda alguns anos para se concluir).

Alternativa correta: letra C. 

Voltar a questão
Questão 3

a) Correto – rios intermitentes (temporários, que secam periodicamente) não são adequados para usinas hidrelétricas.

b) Correto – é através da construção de barragens que a usina opera em função da pressão do volume de água sobre as turbinas.

c) Correto – Regiões planálticas apresentam, em geral, melhores condições para hidrelétricas, pelo fato de a velocidade da vazão ser maior do que em regiões de planícies.

d) Incorreto – Não há a necessidade de abastecimento de geradores e turbinas em hidroelétricas por combustíveis, uma vez que a força das águas é a responsável pelo seu funcionamento. 

Voltar a questão
Questão 4

a) Correto – O fluxo de água, garantido pela construção das barragens, é necessário para a movimentação dos geradores que transformarão a energia mecânica em eletricidade.

b) Incorreto – Sistemas de tratamento e reaproveitamento de água não utilizam grandes quantidades de energia elétrica.

c) Incorreto – As termoelétricas realmente utilizam água para a construção, porém essa utilização não depende do nível de vazão dos rios, problema descrito no enunciado da questão.

d) Incorreto – A agricultura é a atividade produtiva que mais consome água.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola