Topo
pesquisar

Exercícios sobre Energia Solar

Exercícios de Geografia

Os exercícios sobre energia solar tratam das formas de aproveitamento dos raios solares para as atividades humanas. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

A Energia solar não provoca danos ambientais, podendo ser considerada uma fonte de energia limpa.

A afirmativa acima está:

a) Incorreta, pois toda a produção de energia elétrica pelos raios de sol emite poluentes na atmosfera.

b) Correta, pois não há queima de combustíveis e nem ocupação de grandes áreas para a utilização dessa fonte de energia.

c) Incorreta, pois muitos animais morrem em função da insolação causada por essas usinas, gerando danos ambientais relacionados com a quebra da cadeia alimentar.

d) Correta, pois a energia gerada pelo sol não ocasiona transformações imediatas na atmosfera, que seriam sentidas apenas a longo prazo.

e) Incorreta, pois a proliferação de energia solar agravaria o problema do efeito estufa. 

questão 2

A energia solar, apesar de amplamente vantajosa no sentido ambiental e em seu nível de produtividade, não é amplamente utilizada no Brasil e na maior parte do mundo, em função de suas desvantagens, entre as quais, podemos assinalar:

a) o baixo índice de radiação solar em países tropicais, a exemplo do território brasileiro.

b) a baixa capacidade de aquecimento do sol mesmo nos períodos de maior insolação.

c) a elevada instabilidade dos geradores solares no atual nível de tecnologia.

d) os painéis solares são caros e o seu rendimento é baixo.

e) as usinas de energia solar necessitam de grandes áreas, destruindo florestas e áreas agricultáveis. 

questão 3

Vem se tornando crescente, em todo o mundo, o aproveitamento energético da radiação solar, cujo destino principal é para duas formas de energia, que são:

a) a elétrica e a mecânica

b) a elétrica e a automotiva

c) a elétrica e a térmica

d) a mecânica e a eólica

e) a mecânica e a automotiva

questão 4

(FGV/2006)

“As usinas de energia solar responderão por 2,5% das necessidades globais de eletricidade até 2025 e 16% em 2040, diz o relatório da associação europeia do setor e do Greenpeace. Hoje, elas representam 0,05% da matriz energética. A taxa de expansão anual do setor tem sido de 35%.”

Jornal O Estado de S. Paulo, 07/09/2006

Assinale a alternativa que melhor explique esse enunciado:

a) Essa tendência de expansão explica-se pelo fato de o Sol representar fonte inesgotável de energia, cuja transformação em eletricidade exige um processo simples e de baixo custo, se comparado com a hidreletricidade.

b) A transformação de energia solar (de radiação) em elétrica difundiu-se muito no Brasil para uso doméstico, especialmente após a crise do apagão, em 2001.

c) O desenvolvimento da geração de energia elétrica a partir da solar ainda é incipiente no Brasil, pois envolve um processo caro e complexo se comparado à hidreletricidade, relativamente barata e abundante.

d) A tropicalidade do Brasil permite vislumbrar, a médio prazo, um quadro de substituição da energia hidrelétrica por energia solar, sobretudo nas áreas metropolitanas costeiras.

e) A expansão do uso de energia solar apontado pelo enunciado favorece, especialmente, os países subdesenvolvidos que ocupam, em sua maioria, as faixas intertropicais do planeta.

respostas
Questão 1

A produção de energia solar é considerada uma fonte de energia limpa, pois, como não há queima de combustíveis, ela não emite poluentes na atmosfera. Além disso, ela não ocupa grandes áreas, como ocorre com a produção de energia hidrelétrica. Apesar de haver casos de mortes de animais pela insolação, esse fato não é impactante a ponto de alterar o equilíbrio alimentar dos ecossistemas.

Alternativa correta: letra B. 

Voltar a questão
Questão 2

a) Falso – as zonas tropicais apresentam um elevado índice de captação da radiação solar, incluindo o Brasil.

b) Falso – o Sol possui uma elevada capacidade de emissão de energia e de aquecimento, do contrário não haveria vida na Terra.

c) Falso – o nível de tecnologia dos geradores de energia fotoelétrica é avançado e praticamente não há instabilidade.

d) Verdadeira – os painéis de captação da energia solar são caros, além de todo o sistema de armazenamento também apresentar custos elevados. Além disso, o rendimento desses painéis, atualmente, não ultrapassa os 25%.

e) Falso – As usinas solares, ao contrário das hidrelétricas, não necessitam de grandes áreas para a produção. 

Voltar a questão
Questão 3

Os dois principais usos da radiação solar para a produção de energia é para a produção de eletricidade e de aquecimento (da água, da temperatura residencial e dos alimentos).

Alternativa correta: letra C.

Voltar a questão
Questão 4

a) Falso – a produção de energia elétrica a partir da radiação solar não apresenta, ao menos por enquanto, um baixo custo em sua produção.

b) Falso – mesmo com o apagão de 2001, o Brasil não apresentou significativos avanços na geração de energia solar.

c) Verdadeiro – O Brasil ainda não encontrou razões econômicas para investir em energia solar, haja vista que o país possui um elevado potencial hidrelétrico, que demanda menores gastos.

d) Falso – O Brasil, mesmo que avance na produção de energia pela radiação solar, não apresenta perspectivas de substituir a hidroletricidade. Além disso, a instalação de usinas solares dar-se-ia de forma mais expressiva no interior do Nordeste, e não nas zonas costeiras do país.

e) Falso – Apesar de boa parte de os países subdesenvolvidos apresentarem condições climáticas para o aproveitamento da energia solar, esta deverá ser implementada primeiramente pelos países desenvolvidos, uma vez que eles possuem melhores condições econômicas para tal. 

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola