Topo
pesquisar

Exercícios sobre Eras Geológicas

Exercícios de Geografia

A divisão do mundo em Eras Geológicas é um meio de se estudar o tempo de formação da Terra e dos seres vivos. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

Assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que NÃO é uma das Eras Geológicas:

a) Cenozoica

b) Arqueozoica

c) Litozoica

d) Proterozoica

e) Paleozoica

questão 2

Foi na mesma era, a ________________, que ocorreu o surgimento dos atuais continentes e da espécie humana, porém em períodos diferentes. A fragmentação das terras emersas, tais quais nós as conhecemos agora, formaram-se no período _______________, há 71 milhões de anos, enquanto os primeiros humanos surgiram somente no ______________, há cerca de 1 milhão de anos.

A alternativa que apresenta os termos que completam corretamente as lacunas do texto é:

a) Cenozoica, Terciário e Quaternário

b) Paleozoica, Primitivo e Cambriano

c) Primitiva, Arqueozoico e Secundário

d) Paleozoica, Terciário e Quaternário

e) Cenozoica, Permiano, Carbonífero.

questão 3

Observe e responda:

 

Por que a imagem acima é incoerente?

a) Em tempos pré-históricos, os homens não caçavam répteis.

b) Os dinossauros não eram presas fáceis para os humanos e dificilmente eram capturados.

c) Os seres humanos surgiram no período quaternário da era Cenozoica, quando os dinossauros já haviam sido extintos.

d) Quando os dinossauros surgiram, no terciário, os seres humanos não viviam mais da caça, e sim da agricultura.

e) Os dinossauros viveram na era Paleozoica e os seres humanos na era primária em diante, que são períodos geológicos distintos.

questão 4

Leia o texto abaixo e assinale o que for correto.

Já em 1620, o inglês Sir Francis Bacon registrava a similaridade entre o contorno litorâneo da África ocidental e o do leste da América do Sul. Mas apenas em 1912, o geólogo alemão Alfred Wegener formulou a hipótese da deriva continental, baseando-se em algumas evidências fósseis e semelhanças entre as estruturas de relevo.

(MAGNOLI, D. Geografia para o Ensino Médio. São Paulo: Atual, 2008.p.30.)

O texto refere-se à hipótese, mais tarde comprovada, da deriva continental, que consiste:

a) na transformação dos continentes a partir da ação erosiva das águas dos mares e dos oceanos.

b) na teoria de que um dia os continentes formaram um único conjunto de terras emersas, denominado “Pangeia”.

c) na teoria de que a Terra é um sistema estático e que a posição atual dos continentes evidencia esse fato.

d) no postulado de que as placas tectônicas encontram-se em constante movimento, que será responsável por unir todos os continentes daqui a alguns milhões de anos.

e) na junção de ilhas oceânicas que, após milhões de anos, deu origem aos continentes.

questão 5

(UEM)  Sobre o planeta Terra, sua idade e evolução, assinale o que for correto.

1. (  ) A Terra se originou há, aproximadamente, 9,6 bilhões de anos, juntamente ao início da formação do universo. As primeiras formas de vida na Terra surgiram na Era Mesozoica. Atualmente, encontramo-nos na Era Paleozoica, no período Cretáceo.  

2. (  ) O método de datação realizado a partir do carbono quatorze (C14), que é um elemento radioativo absorvido pelos seres vivos, é muito utilizado para a investigação da idade de achados arqueológicos mais recentes, de origem orgânica, pois sua meia-vida é de 5.700 anos.  

3. ( ) O tempo geológico é dividido em Éons, Eras, Períodos e Épocas. A sua sistematização cronológica é conhecida como escala de tempo geológico. A partir dessa sistematização, foi possível estabelecer uma sucessão de eventos desde o presente até a formação da Terra.  

4. (  ) A deriva dos continentes iniciou-se na Era Cenozoica, por volta de 100 mil anos atrás, quando só existia um único continente chamado de Gondwana. Posteriormente, no Holoceno, esse continente se dividiu em cinco outros continentes, chegando à configuração atual.

respostas
Questão 1

As cinco eras geológicas são, respectivamente: Arqueozoica, Proterozoica, Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica. Portanto, não existe a era “Litozoica”.

Letra C.

Voltar a questão
Questão 2

Tanto os continentes quanto os homens surgiram na era Cenozoica, porém os continentes formaram-se no período terciário, e os homens surgiram no quaternário.

Letra A.

Voltar a questão
Questão 3

A imagem é incoerente porque os seres humanos surgiram no período quaternário da era Cenozoica, enquanto os dinossauros foram extintos uma era antes, na Mesozoica, durante o período Cretáceo.

Voltar a questão
Questão 4

A teoria da deriva continental preconiza que, durante as eras Mesozoica e Cenozoica, as terras emersas, que até então se encontravam unidas em um só continente – Pangeia, dividiram-se em outros continentes. Primeiramente, foram formadas a Laurásia e a Gondwana, que também se fragmentaram.

Portanto, letra B.

Voltar a questão
Questão 5

1. Falso – As primeiras formas de vida da Terra, na verdade, surgiram na era Proterozoica. Atualmente nos encontramos no período Quaternário da era Cenozoica.

2. Verdadeiro – A datação pelo carbono quatorze é uma das principais técnicas de mensuração da idade da Terra e dos fenômenos que nela ocorreram.

3. Verdadeiro – Os dois éons (Pré-Cambriano e Fanerozoico dividem-se em seis eras, que se dividem em 11 períodos. Os dois últimos períodos (quaternário e terciário) dividem-se em 7 épocas.

4. Falso – A deriva dos continentes iniciou-se na Era Mesozoica, há cerca de 130 milhões de anos, quando existia apenas um continente, que se chamava Pangeia. A formação dos atuais cinco continentes ocorreu no período terciário da Era Cenozoica.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola