Topo
pesquisar

Exercícios sobre espaço e meio ambiente

Exercícios de Geografia

Estes exercícios sobre espaço e meio ambiente abordam os impactos gerados pelas atividades humanos no espaço natural. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

 “Solos saudáveis são fundamentais para os suprimentos de alimentos, combustíveis, fibras e até medicamentos, disse a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) […]. De acordo com a FAO, a América Latina e o Caribe têm as maiores reservas de terras cultiváveis do mundo; portanto, o cuidado e a preservação dos seus solos é fundamental para que a região alcance a meta de erradicação da fome”.

(Nações Unidas no Brasil. Disponível em <http://nacoesunidas.org/na-primeira-comemoracao-do-dia-mundial-dos-solos-onu-lembra-sua-importancia-para-todos>. Acesso em: 23 jan. 2015).

Existem várias técnicas nos sistemas de cultivo que permitem o uso do solo sem afetar a sua conservação, EXCETO:

a) terraceamento

b) rotação de culturas

c) adubação orgânica

d) fertilização química

e) plantio em curvas de nível

questão 2

Um dos eventos climáticos naturais que vêm sendo intensificados pelas práticas antrópicas, causando, assim, a problemática relacionada ao aquecimento global, é:

a) a formação das ilhas de calor urbanas.

b) a inversão térmica e concentração de poluentes.

c) a manifestação do efeito estufa.

d) o buraco na camada de ozônio.

e) o recongelamento das calotas polares.

questão 3

Desertificação ameaça 2 bilhões, diz ONU

Relatório divulgado por órgão das Nações Unidas revela riscos de seca no mundo todo. Problema afeta tanto a África quanto regiões europeias, como a Espanha.

G1, Ciência e Saúde. Disponível em: <G1.Notícias>. Acesso em: 23 jan. 2015.

No Brasil, as regiões brasileiras que mais sofrem com a desertificação são:

a) Centro-Oeste e Norte

b) Sudeste e Sul

c) Nordeste e Sul

d) Nordeste e Sudeste

e) Norte e Sudeste

questão 4

(UEPA)

O crescimento precipitado das cidades em decorrência do acelerado desenvolvimento tecnológico da segunda metade do século XX produziu um espaço urbano cada vez mais fragmentado, caracterizado pelas desigualdades e segregação espacial, subemprego e submoradia, violência urbana e graves problemas ambientais.

Sobre os problemas socioambientais nos espaços urbano-industriais, é correto afirmar que:

a) os resíduos domésticos e industriais aliados aos numerosos espaços marginalizados, problemas de transportes, poluição da água e do solo, bem como os conflitos sociais, são grandes desafios das cidades na atualidade.

b) as ações antrópicas, em particular, as atividades ligadas ao desenvolvimento industrial e urbano, têm comprometido a qualidade das águas superficiais, sem, contudo, alcançar os depósitos subterrâneos.

c) os conflitos sociais existentes no espaço urbano mundial estão associados à ampliação de políticas públicas para melhoria de infraestrutura que provocou o deslocamento de milhões de pessoas do campo para a cidade.

d) a violência urbana, problema agravado nos últimos anos, está associada à má distribuição de renda, à livre comercialização de armas de fogo e à cultura armamentista existente na maioria dos países europeus.

e) a chuva ácida ocorrida nos países ricos industrializados apresenta como consequências a destruição da cobertura vegetal e a alteração das águas, embora favoreça a fertilização dos solos agricultáveis.

respostas
Questão 1

A fertilização química das plantações nem sempre é adequada para o solo, principalmente quando há um uso indiscriminado de componentes químicos sem a realização de um estudo prévio de impacto.

Alternativa correta: letra D

Voltar a questão
Questão 2

O efeito estufa é um acontecimento natural que garante a manutenção do calor no planeta, sem o qual não haveria vida. No entanto, a sua intensificação em razão dos poluentes emitidos pelas atividades humanas vem sendo um dos elementos causadores do aquecimento global.

Alternativa correta: letra C

Voltar a questão
Questão 3

As regiões do Brasil que mais sofrem com a desertificação são as áreas de clima semiárido do país, com solos propícios para tal, como algumas áreas do Nordeste e também da região Sudeste, como o norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. Na região sul, ao contrário do que se pensa correntemente, não há desertificação, e sim arenização.

Alternativa correta: letra D

Voltar a questão
Questão 4

O crescimento desordenado das cidades e a formação de inúmeras áreas periféricas e irregulares ocasiona, também, danos ambientais. O não tratamento da água, o direcionamento incorreto de esgotos domésticos e outros fatores geram a poluição dos solos e dos recursos hídricos.

Alternativa correta: letra A

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola