Topo
pesquisar

Exercícios sobre estruturas geológicas

Exercícios de Geografia

Estes exercícios sobre estruturas geológicas abordam a constituição das grandes formações litosféricas do planeta Terra e suas distribuições pelo globo. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

A Cordilheira dos Andes, que vai do sul do Chile até a Venezuela, nasceu de forma abrupta entre dez e seis milhões de anos atrás, revela um estudo divulgado hoje pela revista Science".

[…] Na teoria mais antiga, os cientistas acreditavam que a cordilheira dos Andes havia nascido há 40 milhões de anos. No entanto, segundo Carmala Garzione, professora auxiliar de geologia em Rochester, agora será necessário modificar a teoria e incluir nela um processo que diz que em vez de sofrer erosão lentamente, a raiz de uma montanha se desprende e cai no candente manto do interior do planeta.

Segundo a teoria, livre desse peso, a montanha se ergue, e no caso dos Andes, esse levantamento foi de cerca de quatro mil metros em menos de quatro milhões de anos.

(Portal Terra, 05/06/2008. Cordilheira dos Andes teria nascido de forma abrupta. Disponível em: <http://noticias.terra.com.br/ciencia>. Acesso em: 05/09/2014).

Sobre a Cordilheira dos Andes e sua estruturação geológica, podemos afirmar que:

a) é resultante das ações de um processo epirogenético, responsável pela formação das principais bacias sedimentares, tais como os Alpes, o Himalaia e o próprio Andes.

b) é um tipo de dobramento moderno, que é resultante das ações do tectonismo que provocam transformações e inclinamento no relevo.

c) é um exemplo de dobramento antigo, embora a sua idade geológica seja recente, pois mesmo com pouco tempo de formação, sua estrutura já foi bastante modificada pelos agentes intempéricos.

d) é composto pelos escudos cristalinos sul-americanos, o que se releva pela farta existência de minerais e pelas condições propícias para a prática da agricultura.

questão 2

Os diferentes tipos de províncias geológicas revelam as diferentes feições do relevo enquanto expressões das diferentes temporalidades que marcam o passado geológico do planeta Terra. Por seus processos formativos, as estruturas geológicas com condições mais favoráveis à formação de combustíveis fósseis são:

a) as bacias sedimentares

b) os maciços antigos

c) as plataformas cristalinas

d) os dobramentos antigos

e) os dobramentos modernos

questão 3

Os crátons, subdivididos em escudos cristalinos e ________________, são caracterizados por serem formações geologicamente __________________. Eles apresentam uma estrutura rígida e resistente composta quase sempre por rochas ígneas e ___________________, posicionando-se em áreas de elevada ________________ geológica.

Assinale a alternativa que corretamente preenche as lacunas do texto:

a) maciços antigos, recentes, metamórficas, instabilidade.

b) dobramentos modernos, recentes, vulcânicas, estabilidade.

c) bacias sedimentares, antigas, sedimentares, instabilidade.

d) plataformas continentais, antigas, metamórficas, estabilidade.

questão 4

(UEL) A estrutura geológica do Brasil é composta por:

I. Escudos cristalinos, muito antigos, de rochas rígidas e resistentes que originaram planaltos e algumas depressões, compondo 1/3 do território nacional.

II. Bacias sedimentares compostas de rochas sedimentares que originaram as planícies, planaltos sedimentares ou depressões, ocupando cerca de 64% do total do país.

III. Dobramentos modernos que originaram planaltos e relevos montanhosos, formados no Terciário, ocupando cerca de 30% do território nacional.

IV. Escudos cristalinos recentes, pouco desgastados por processos erosivos, que deram origem às formas de relevo no qual predominam os planaltos montanhosos distribuídos por quase todo o território nacional.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

respostas
Questão 1

A Cordilheira dos Andes, tal como se percebe no texto, é uma forma recente de relevo formada em um tempo geologicamente curto. Trata-se, portanto, de um dobramento moderno formado através das atividades orogenéticas provocadas pelo tectonismo nas zonas de encontro entre placas tectônicas.

Alternativa correta: letra B.

Voltar a questão
Questão 2

Durante o processo de diagênese, constitutivo de rochas e bacias sedimentares, a matéria orgânica que se acumula pode sofrer com as condições atípicas de pressão exercida pelas inúmeras camadas de sedimentos, atuando no processo de formação dos combustíveis de origem fóssil. Por isso, é comum encontrar petróleo e fósseis em áreas de bacias sedimentares.

Alternativa correta: letra A.

Voltar a questão
Questão 3

Os crátons são as mais antigas entre as províncias geológicas da Terra. São subdivididos em escudos cristalinos (também chamados de maciços antigos) e plataformas continentais, além de serem compostos por rochas cristalinas, ou seja, ígneas, e metamórficas. Sua localização costuma ocorrer em áreas afastadas das bordas das placas tectônicas, onde há uma maior estabilidade geológica.

Alternativa correta: letra D.

Voltar a questão
Questão 4

I. Verdadeiro – Os escudos cristalinos, ou maciços antigos, compõem um terço do território nacional, com áreas planálticas formadas pelo desgaste do relevo ao longo do tempo, haja vista que a área superficial do país é antiga.

II. Verdadeiro – As bacias sedimentares ocupam a maior parte do Brasil e distribuem-se por boa parte do território, com áreas de deposição (planície) e de erosão (planaltos).

III. Falso – Não há áreas de dobramentos modernos no Brasil.

IV. Falso – Não há planaltos montanhosos distribuídos por todo o país, muito menos escudos cristalinos recentes, haja vista que esse tipo de estrutura geológica é antigo.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola